Veremos a seguir neste artigo qual melhor opção: trabalhar em coworking ou home office? O profissional autônomo ou freelancer que procura um melhor lugar para trabalhar tem essa dúvida, afinal as duas alternativas oferecem vantagens.
Já que é inviável trabalhar coworking ou home office, por isso, é necessário decidir qual se adequa melhor a sua profissão. Qual a melhor vaga para trabalhar home office ou coworking? Fugindo do padrão de uma empresa tradicional, esses dois modelos têm suas diferenças e vantagens, pensando nisso, a seguir faremos um comparativo entre eles. Veja adiante!
Coworking vs Home office
Um coworking é um espaço compartilhado por vários profissionais ou empresas, fazendo parcerias através de networking de diversos segmentos, tendo uma redução nos custos com espaços , produtos e utilitários. Podendo trabalhar sem uma sede própria, tomando decisões, sem a necessidade de terceiros. A demanda por coworking teve um aumento nos últimos anos, e atualmente devido a pandemia se tornou uma alternativa viável.
Por outro lado, o home office vem se tornado popular com o passar do tempo, isso se deve a sua liberdade de trabalhar onde e quando quiser, basta ter acesso a internet e um lugar confortável para executar suas tarefas. Afinal é muito mais prático trabalhar no conforto do seu lar, de pijama no sofá. Prezando assim pelo isolamento social. E o mercado está com uma vasta vaga para trabalhar home office, em diferentes segmentos.
Quais as vantagens de trabalhar em Coworking?
- Produtividade: Executar as atividades sem distrações do lar ajuda a ter mais produtividade entre os colaboradores, já que em casa muitas das vezes ficamos tentados a fazer várias pausas, vendo um filme, indo ao mercado, jogando online, dentre outros.
- Sem vínculo: Com o coworking um dos benefício é que não há necessidade de permanência no local, usando somente quando precisar, tendo um espaço profissional sob demanda. Tendo a oportunidade de realizar reuniões com possíveis clientes, mesmo quando estão viajando, por exemplo.
- Networking: Todos os dias milhares de clientes como advogados, gestores e consultores surgem e com isso a grande oportunidade para estender sua rede de contatos. Estabelecendo um vínculo para futuros projetos.
- Captação de clientes: Causar uma boa impressão é fundamental aumentando a cartela de clientes.
Quais as vantagens de trabalhar em Home office?
- Tempo para você: Trabalhando home office sua qualidade de vida tende a aumentar, isso devido a horários mais flexíveis, passar mais tempo com livre com seus amigos e familiares, ter seu escritório em casa, não precisando sair a toda hora de casa. Tudo isso garante uma vida mais feliz e de qualidade.
- Conforto: O trabalho em casa é, sem dúvidas, mais confortável. Em primeiro lugar, não é necessário seguir nenhum modelo de vestimenta, basta ficar como quiser, alguns dos profissionais mais respeitados do mercado trabalham de pijama o dia todo. Além disso, você pode trabalhar no sofá, na mesa da sala ou até mesmo na cama se estiver se sentindo um pouco mais desconfortável nesse dia.
- Flexibilidade: Outro benefício de trabalhar em casa é que você tem mais flexibilidade para cuidar de determinados afazeres. Precisa ir buscar o filho na escola? Tudo bem, dá para pausar um pouco o serviço e ir lá. Precisa preparar o almoço? Sem problemas.
- Economia: No home office as vantagens são muitas, como economia de gastos com aluguel, taxa de estacionamento, material de escritório, manutenções de equipamentos, dentre outros, afinal, em casa tudo que precisará é de um computador com acesso a internet, e um lugar confortável para começar, não sendo necessário grandes investimentos.
Trabalhar em coworking ou home office não é modelo tradicional de uma empresa, sendo eles completamente distintos um do outro, quando comparados.
Agora basta saber qual oferece a melhor vaga para trabalhar home office ou coworking. Podendo não ter uma alternativa mais óbvia. A decisão irá pesar na hora de analisar o seu perfil e realidade profissional, da sua área de atuação e dos seus objetivos centrais para o seu negócio.
A sua área de atuação exige que você tenha uma rede grande de contatos com outros profissionais, para ter destaque no mercado de trabalho? Home office ou coworking, qual dos modelos você vê um maior crescimento para seu negócio?
Depois de analisar sobre essas questões e escolher qual a melhor opção comece a pôr em prática, para sair na frente dos outros concorrentes. Lembrando que há a possibilidade de planejar uma rotina que concilie o trabalho em um escritório tradicional de uma empresa, como no home office ou em um coworking.
Gostou do artigo, esclareceu algumas dúvidas sobre trabalhar em coworking ou home office? Não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos e familiares!