Algumas áreas de trabalho estão em constante desenvolvimento. Uma dessas áreas é o telemarketing. Sempre há vagas nesse setor, no entanto, pode faltar funcionários com o perfil adequado para esse tipo de vaga. Se você está pensando em se candidatar a uma vaga para trabalhar com telemarketing, seria bom se perguntar, qual é o perfil ideal para trabalhar com telemarketing ativo?
Muitas pessoas buscam a capacitação com o objetivo de desenvolver algumas habilidades para trabalhar em algumas áreas de prestação de serviços.
A capacitação é realmente muito importante para qualquer área, inclusive para o telemarketing, ativo ou passivo.
No entanto, algumas características podem ser difíceis de desenvolver por meio de um curso. Muitas vezes é necessário ter um perfil ideal para exercer determinadas funções.
Hoje vamos abordar qual é o perfil ideal para trabalhar com telemarketing ativo e passivo. Fique atento a essas informações e observe se você possui o perfil adequado para trabalhar com o telemarketing.
O que é telemarketing ativo?
Segundo o site InfoJobs, o telemarketing ativo é um serviço que tem o objetivo de entrar em contato com pessoas físicas ou jurídicas, para oferecer produtos, realizar marketing ou cobranças.
O profissional de telemarketing ativo toma a iniciativa em realizar ligações para pessoas, e falam com base em scripts, com o objetivo de persuadir o ouvinte a comprar o produto, realizar um serviço ou saldar uma dívida.
O que é telemarketing passivo?
O telemarketing passivo é o oposto do telemarketing ativo. Nesse tipo de telemarketing o operador recebe as ligações dos clientes efetivos ou clientes em potencial, para tirar dúvidas, realizar suporte técnico ou fechar vendas.
Tanto o operador de telemarketing ativo, como o passivo, prestam serviços para call centers como o Vicoa Brasil e precisam prestar um serviço de excelência e desenvolver qualidades importantes para realizar esse tipo de atendimento.
Qual é o perfil ideal para trabalhar com telemarketing ativo?
Embora ambos os tipos de telemarketing sejam parecidos, as características que os profissionais de cada área precisam desenvolver são diferentes e determinantes para um atendimento ao cliente de qualidade.
Veja a seguir qual é o perfil ideal para trabalhar com telemarketing ativo e as qualidades que os profissionais da área precisam desenvolver e colocar em prática diariamente.
Autoconfiança
A autoconfiança é uma característica essencial para quem deseja trabalhar com telemarketing ativo. Isso porque o profissional precisa reconhecer as suas habilidades e conhecimento em relação ao produto ou serviço que está oferecendo, com o objetivo de fechar a proposta com o cliente.
Persuasão
A persuasão é outra característica muito importante para o perfil do telemarketing ativo, pois o profissional precisa convencer o consumidor a comprar um produto ou contratar o serviço que ele está oferecendo.
Ética
Todo profissional de telemarketing, seja ativo ou passivo precisa conhecer o código de ética do telemarketing. Esse código fala a respeito dos limites que devem ser cumpridos ao entrar em contato com o consumidor. Todos esses pontos são observados de acordo com o código de defesa do consumidor.
Em vista disso, o código de ética do telemarketing ajuda a proteger os direitos do consumidor, do operador e da empresa.
Perseverança
Para conseguir atingir os seus objetivos de vendas, o operador de telemarketing ativo precisa ter perseverança, para insistir com os clientes em potencial.
Essa perseverança é necessária, até porque, na maioria das vezes, a remuneração do operador de telemarketing ativo é baseada em metas de vendas e negociação.
Qual é o perfil ideal para trabalhar com telemarketing passivo?
Agora que você já sabe qual é o perfil ideal para trabalhar com telemarketing ativo, vamos ver um pouco mais sobre o perfil do telemarketing passivo, que é o profissional que recebe as ligações dos consumidores.
Atenção
O operador de telemarketing passivo precisa estar totalmente atento ao consumidor, com o objetivo de esclarecer as suas dúvidas e atender às suas necessidades.
Para mostrar que está atento, é importante fazer perguntas além de ouvir com atenção, os anseios do consumidor, mesmo que seja uma reclamação.
Comunicação
O profissional do telemarketing passivo também precisa saber se comunicar, escolhendo bem as palavras que vai usar para se referir ao consumidor, sempre tendo perspicácia antes de abordar algumas questões mais delicadas com o cliente.
Controle emocional
Uma das qualidades mais importantes para o operador de telemarketing passivo é o controle emocional. A maioria das ligações que esses profissionais recebem, estão relacionadas a problemas e reclamações.
Muitas vezes o cliente pode abordar o assunto de forma ríspida, por conta da impaciência em relação ao problema. No entanto, o operador de telemarketing passivo deve mostrar controle emocional para lidar com o problema de forma pacífica.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender qual é o perfil ideal para trabalhar com telemarketing ativo e passivo e que você consiga desenvolver as qualidades necessárias para essa profissão.