A profissão odontológica tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. Prova disso é que os dentistas não tratam atualmente apenas de problemas dentários e saúde bucal, na verdade a atuação de um dentista nos dias de hoje, vai muito além disso sendo que existem dezenas de possibilidades para o profissional que busca a sua realização profissional e financeira nessa área.
O segmento expandiu muito a ponto de atualmente termos profissionais atuando em áreas como cirurgia dentária, estética dentária, além de auxiliar em problemas como ATM, bruxismo e outros.
Se tem o desejo de ingressar nessa área, seguir com a profissão odontologia e inclusive se tornar o melhor dentista, confira no artigo de hoje quais são os passos necessários, como está o segmento atualmente e como conseguir se diferenciar para atuar nessa que é a segunda profissão mais rentável do Brasil, segundo dados informados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
A graduação é o primeiro passo
Atualmente o primeiro passo para qualquer profissão é a graduação. São raras as exceções em que o profissional consegue realizar as suas atividades, sem o diploma em mãos.
Esta graduação pode durar de 4 a 6 anos, podendo esse período ter variação de uma instituição para outra.
Após a graduação o profissional poderá selecionar dentre as mais de 20 especialidades para se profissionalizar e iniciar a sua atuação na profissão odontológica.
De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) o Brasil é o país que mais possui dentistas no mundo. Sendo assim é possível imagina que a concorrência é grande apesar de ser estimado que existe 1 dentista para casa 726 pessoas na sociedade em média, existe ainda o desafio de fazer com que essas pessoas venham para o consultório, uma vez que cerca de 55,6% dos brasileiros não realizam a consulta periódica ao menos, uma vez ao ano.
Profissão em crescimento conquista outras áreas do mercado
A odontologia moderna através de novos conhecimentos e o desenvolvimento e aprimoração de novas tecnologias atualmente, é capaz de auxiliar os pacientes em diversos outros problemas que para muitos casos, não se trata apenas de resolver uma cárie ou realizar uma limpeza periódica.
Os conhecimentos avançados nessa área, atualmente consegue lidar com outros problemas como distúrbios que podem ser relacionados com estruturas da face além de pescoço e boca.
A profissão odontologia irá se dedicar para a realização de cirurgias, tratamentos dentários, limpeza e cuidados com os dentes, além da parte estética dessa área de atuação.
Dentro dessa área a estética dental e ainda que trabalha os músculos e ossos da face, está crescendo a cada dia e é dever do profissional, buscar sempre novos cursos, certificações e especializações para conseguir desenvolver os melhores serviços para essa área e ainda, se tornar o melhor dentista, sendo verdadeira referência tanto para os pacientes como também, para os colegas de profissão.
A profissão quando bem remunerada pode chegar em média ao salário de R$5.367,00 mensais.
Mas claro que os salários podem receber uma variação especialmente dependendo de Estado para Estado do país. Além disso, a maioria dos dentistas tem o desejo de trabalhar em um consultório próprio de modo que o salário não é fixo, o que pode auxiliar na variação de uma média salarial.
Diferentes formas de atuação para o profissional de
odontologia
O profissional quando formado não precisa mais ficar preso apenas ao consultório de uma grande rede, para poder atuar.
Atualmente é possível atuar como profissional autônomo, realizar parcerias em empresas e espaços alternativos, trabalhar em empresas de equipamentos ou desenvolvimento de materiais de consultório.
Existem ainda outras possibilidades como, por exemplo, estudar para concursos públicos e seguir até mesmo a carreira acadêmica.
As principais áreas que conseguem acolher os profissionais odontológicos e assim, proporcionar formas de trabalho são o empreendedorismo, ortodontia, clínica-geral, implantodontia, dentística restauradora, endodontia, estomatologia, implantodontia e odontologia estética, odontopediatria.
O profissional pode encontrar dentro de cada ramificação a sua atuação seja por experiência, inclinação para as atividades realizadas ou mesmo interesse em realizar especializações e estudos na área.
Assim como qualquer outra profissão, existe a necessidade de muito esforço e dedicação para conseguir alcançar o principal objetivo, seja ele qual for independente do segmento dentro dessa área de atuação.
Dedicação principalmente pelo fato de que são mais de 270 mil profissionais na profissão odontológica, buscando conquistar o seu lugar ao sol.
Para isso, é preciso estudo e determinação afinal, são mais de 20 áreas de especialização reconhecidas, em que um profissional da área de odontologia consegue atuar.
Os esforços para aqueles que desejam se formar e profissionalizar nessa área não vem apenas, para quem deseja conquistar sempre mais conhecimento. Mesmo para atuar o primeiro dia como dentista, é necessário o diploma em curso superior de odontologia, em que o mesmo precisa ser reconhecido pelo MEC e ainda, o registro profissional pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).