O sensemaking está cada vez mais presente na rotina das empresas. Entenda o conceito, conheça suas vantagens e saiba como ele funciona.
O conceito de sensemaking surge em meio ao contexto de novas exigências do mundo dos negócios. Nesse sentido, as empresas precisam estar cada vez mais preocupadas com produtividade e agilidade. Para isso, elas precisam revisar os caminhos traçados e estipular novas metas a serem atingidas, visando acelerar os processos, com mais conforto e qualidade.
Assim, o sensemaking começa a fazer parte da rotina das organizações que buscam tornar os seus processos menos burocráticos. Continue a leitura e entenda o que é sensemaking, quais as suas vantagens e como ele funciona na prática!
O que é sensemaking?
A ideia central do sensemaking é dar sentido para tudo o que faz parte do contexto em que está inserido, buscando promover um entendimento sobre como resolver os problemas que surgem. A expressão foi citada por Karl Weick, em 1969, para falar sobre a organização do desconhecido, visando agir de maneira eficiente.
O sensemaking é importante nas organizações empresariais porque permite aos funcionários dar sentido para situações muito complexas, nas quais pode não haver regras ou políticas conhecidas ou estabelecidas pela organização.
Além disso, a criação de sentido permite que a organização lide com o futuro, que ainda é incerto, mas que pode ser planejado com antecedência e de maneira estratégica. O conceito pode ser usado para fazer tudo, desde definir o comportamento do consumidor até responder a uma crise imprevista.
Por exemplo, você pode ter a tarefa de descobrir em que direção deve-se expandir uma linha de produtos da empresa. Assim, precisará entender os fatores desconhecidos que estão envolvidos, quais produtos deve lançar, quem serão os clientes, como os clientes reagirão, quais serão os resultados, e assim por diante.
O sensemaking começa a fazer sentido quando há a percepção de que é preciso traçar estratégias para compreender situações de difícil apreensão. Isso é muito comum, uma vez que, no mundo dos negócios, a toda hora surgem conceitos novos que podem acabar confundindo até mesmo os profissionais mais qualificados e experientes.
Por isso, é importante se manter sempre atento às atualizações de mercado, buscando inovar. A inovação é um ponto chave para garantir que uma empresa se mantenha competitiva.
Como aplicar o sensemaking?
Para colocar o sensemaking em prática é preciso tomar conhecimento sobre o desempenho do trabalho de outras pessoas. Mas, como fazer isso? Trabalhando com elas.
Observe o que acontece no seu âmbito de trabalho, explore diversas fontes de dados e mantenha a mente aberta para novos métodos. Evite preconceitos e busque aprender com a equipe, com os clientes e com as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento do trabalho.
A partir disso, montar um mapa para representar a atual situação da empresa com base nas experiências vividas com as novas equipes e métodos é fundamental. Além disso, compartilhe o aprendizado com todos aqueles que trabalham para melhorar o desempenho da empresa.
Mas, antes de provocar grandes mudanças, saiba onde está pisando. Faça pequenos experimentos e mudanças, observe os resultados e só depois parta para as grandes transformações, que trarão resultados maiores. E, na hora de testar, opte por experimentos de baixo risco, que não tragam grandes prejuízos financeiros para a organização caso não deem certo.
Sensemaking e liderança
Quando falamos de liderança, o sensemaking ajuda os gestores a entenderem melhor os cenários competitivos do mercado. Assim, há uma melhor compreensão sobre modelos de negócios e possíveis mudanças para agilizar o processo de tomada de decisões que afetarão a empresa.
Dentro do contexto empresarial, o sensemaking é a ampliação do pensamento a respeito dos novos métodos de trabalho, visando a resolução de problemas de maneira estratégica. Assim, todo bom gestor precisa ter características como curiosidade, vontade de aprender e, principalmente, a humildade de aceitar que ele não sabe de tudo e pode aprender com os seus funcionários.