A internet tem várias oportunidades de trabalho para quem pretende iniciar a carreira como freelancer.
Uma das profissões mais conhecidas e requisitadas pelas empresas é do redator freelancer.
Esse profissional tem recebido ofertas para escrever qualquer tipo de conteúdo para ser publicado na internet.
Quer saber mais informações sobre o redator freelancer?
Neste artigo, vamos abordar os detalhes sobre esse profissional.
- Afinal, o que é um redator freelancer?
- Quais são as vantagens de ser um redator freelancer?
- Como trabalhar como redator freelancer?
Continue a leitura do texto e tire todas as suas dúvidas!
Afinal, o que é um redator freelancer?
Trata-se de um profissional que é responsável por escrever textos para os clientes. O desenvolvimento do conteúdo é feito de acordo com as orientações definidas pela empresa.
Ela é responsável por criar a pauta, pesquisas a palavras – chave, construir a persona e buscar as melhores referências para o conteúdo.
O redator freelancer pode escrever diversos tipos de conteúdo. Dentre os mais comuns, encontra-se: e-books, infográficos, artigos, entre outros.
As empresas contratam o serviço de um redator freelancer por diversos motivos: aumentar o tráfego, potencializar o número de leads, educar o mercado e fidelizar os consumidores.
Portanto, o profissional deve conhecer quais são esses objetivos para escrever um conteúdo que esteja alinhado com as metas do cliente.
O profissional recebe o pagamento por cada tarefa que é finalizada. No entanto, ela não é assinada com o seu nome, pois o conteúdo pertence a empresa que contratou o serviço.
Uma dica interessante é negociar o trabalho com o apoio de um contrato. Esse documento resguarda os seus direitos e do cliente.
Não é necessário construir um documento sofisticado. Basta ter as informações mais importantes para o desenvolvimento do trabalho.
O redator freelancer tem ganhado mais destaque na internet, especialmente porque as empresas estão preocupadas com a reputação online.
Elas já perceberam que um conteúdo bem escrito pode aumentar as vendas, trazer um diferencial competitivo no mercado e melhorar as posições no Google.
Esse é o melhor momento para trabalhar pela internet como redator freelancer. Afinal, nenhuma empresa quer desaparecer no mundo digital.
Quais são as vantagens de ser um redator freelancer?
O trabalho como redator freelancer traz diversos benefícios.
Conheça abaixo os mais importantes.
Flexibilidade
A flexibilidade é um dos benefícios na carreira do redator freelancer. O profissional tem o privilégio de escolher quem serão os seus clientes e quais são as áreas de atuação que deseja trabalhar.
Nas empresas tradicionais, esse tipo de comportamento não é possível, pois o trabalhador precisa responder ordens dos seus superiores.
A flexibilidade ajuda a ter um trabalho mais leve, menos cansativo e sem muita pressão. Esse benefício impacta diretamente na qualidade de vida.
Novos conhecimentos
O redator freelancer tem a oportunidade de expandir os seus conhecimentos. Isso porque ele pode trabalhar em vários segmentos e com diversos tipos de profissionais.
Nesse estilo de trabalho é mais fácil sair da zona de conforto. Por isso, não tenha medo de se arriscar. Busque novos projetos para ter novos conhecimentos. Os maiores desafios sempre trazem benefícios para a carreira.
Rotina adaptada
Outra vantagem do redator freelancer é que ele pode definir a sua própria rotina. Ele não precisa seguir o expediente como ocorre nas empresas tradicionais.
O freelancer pode definir o início e o término do seu trabalho, além dos períodos de descanso e horário de almoço.
Nunca é demais lembrar sobre a importância de cumprir o cronograma. Evite fazer hora extra. O excesso de trabalho pode trazer diversas consequências negativas como: prejudicar as relações afetivas e sociais, fadiga e queda na produtividade.
O profissional não pode deixar a autonomia do trabalho prejudicar a sua organização. Portanto, tenha atenção aos prazos para não atrasar as demandas. Caso contrário, terá a reputação prejudicada no mercado de trabalho.
Trabalhar em qualquer lugar do mundo
A possibilidade de trabalhar na praia, na fazenda ou em qualquer lugar do mundo é um dos principais benefícios do redator freelancer.
A rotina desse profissional depende de um computador com acesso a internet. Sendo assim não é necessário estar presente na sede da empresa para resolver as demandas diárias.
Você pode construir os seus textos no Brasil ou no Japão. O importante é manter a qualidade do conteúdo.
Responsável pelas próprias metas
O pagamento do freelancer depende da quantidade de textos que ele produz durante a rotina. Então, você pode definir uma meta e trabalhar até conquistá-la.
O profissional deve ter cuidado na hora estabelecer as metas. Busque escolher os objetivos que podem ser alcançados. Caso contrário, terá dificuldades para cumpri-los.
Uma dica interessante é seguir os critérios utilizados pela técnica SMART.
Nesse método, os profissionais seguem os seguintes pilares para definir uma meta:
S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
O trabalho de um redator freelancer traz vários benefícios. No entanto é necessário seguir algumas orientações para ter sucesso na carreira.
Como trabalhar como redator freelancer?
Agora que você já sabe o que é um redator freelancer e quais são os benefícios de trabalhar nessa área, que tal aprender como se tornar um profissional do segmento?
A partir de agora, vamos abordar diversas orientações que ajudam nesse processo.
Faça um portfólio
O portfólio é um recurso que não pode faltar na carreira de um redator freelancer.
Ele é uma ferramenta que mostra aos futuros clientes a qualidade do seu trabalho.
Por meio desse material, ele analisa todos os pontos que são considerados importantes para um texto.
Na internet, você encontra diversas ferramentas que facilitam na produção do portfólio: Behance, Carbonmade, Cargo Collective, Coroflot, WordPress, Clippings.me e Journo Portfolio.
Geralmente, os textos que os freelancers criam são de autoria do cliente. Sendo assim, recomendamos produzir conteúdos inéditos.
Alguns exemplos de pautas podem ajudá-lo na construção do seu portfólio.
- Como abrir uma empresa?;
- (x) dicas para aumentar a organização no trabalho;
- O que fazer para organizar a casa?
- Como cuidar das crianças no verão?
- Saiba como administrar as suas finanças?
A partir daí, basta iniciar a produção dos conteúdos.
Antes de publicar o material, lembre-se de fazer a revisão ou pedir para alguém ler o texto. Assim, evita erros que podem prejudicar a sua imagem.
Aumente a sua rede de contatos
O networking também ajuda na busca por novos clientes. Portanto, aumente a sua rede de contatos para descobrir novas empresas que estejam precisando desse tipo de profissional.
Você pode conhecer novas pessoas por meio do linkedin, feiras, eventos e cursos.
Busque empresas de confiança
O redator freelancer deve buscar empresas de confiança para executar as suas atividades diárias. Isso ajuda a evitar problemas com pagamento e alinhamento nos textos.
Antes de fechar um contrato, procure conversar com profissionais da área para descobrir se eles já tiveram alguma parceria com essa pessoa.
As informações traz mais confiança no relacionamento com o cliente e mais motivação na execução do trabalho.
Estude, estude e estude!
A maioria das tarefas do profissional freelancer está relacionada com a produção de conteúdo para a internet.
O texto digital é diferente do texto escrito. Portanto, deve-se estudar a linguagem para atender as expectativas do cliente.
No início, a tarefa pode ser complicada. Aos poucos, perceberá que o desafio não é tão grande quanto parece.
Na internet, você tem vários cursos gratuitos e com preços acessíveis para otimizar os seus estudos.
Faça cadastro nas melhores plataformas
A internet tem várias plataformas com oportunidades para o redator freelancer.
Os sites mais conhecidos são: Workana, 99Freelas, UpWork, Freelancer.com, Contentools, GetNinjas, VinteConto, Trampos.co, Meu Redator e Rock Content.
O cadastro nas ferramentas é gratuito.
O trabalho como redator freelancer traz vários benefícios para o profissional. Ele deve ser organizado, buscar atualização e ampliar a sua rede de contatos para conseguir mais clientes.