Conseguir um emprego rápido é possível com o auxílio da internet. Porém, sua experiência profissional e networking são imprescindíveis para a qualidade do emprego e a velocidade de contratação.
O Brasil é um país cheio de possibilidades. A maioria das pessoas acredita que falta trabalho por aqui, quando na verdade boa parte das vagas não são preenchidas. O problema está na maneira como as pessoas procuram por emprego.
Usar o jornal para conseguir oportunidades é válido, mas nem de longe chega perto da abrangência da internet. De fato, bilhões de pessoas estão conectados, o que inclui empregadores e diversas profissionais de RH. Dessa forma, basta saber como chamar atenção na Web.
Está precisando arrumar um emprego rápido? Leia atentamente cada tópico!
Foque em networking
O networking é a chave para o sucesso em várias ocasiões. Ser indicado por alguém que trabalha na empresa que você quer é um baita empurrão. No entanto, nem sempre contamos com um agente interno a nosso favor.
Criar uma rede de contatos não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, se você entrar em contato com as pessoas visando benefício próprio, certamente elas vão perceber e te ignorar. A relação precisa ser natural para dar certo.
Uma ótima forma de conseguir alguns contatos é participando de eventos da sua área. Dessa forma, você terá muito conteúdo para conversar e mostrar seu potencial. Quem sabe um dos participantes não precisa de uma pessoa como você na empresa dele?
O networking é ótimo para conseguir um emprego rápido, mas começar do zero a acumular contatos pode ser muito difícil. Se já possui uma rede com pelo menos 100 contatos, avise-os de que está precisando de emprego. Algum deles vai retornar.
Seja ativo no Linkedin
O Linkedin é um verdadeiro poço de empregos. Lá você encontra vagas das mais variadas. Além disso, quase todas as empresas do Brasil e do mundo estão lá. É um ótimo lugar para ser ativo.
Uma ideia legal para chamar atenção de empregadores é mostrar sua capacidade e conhecimento redigindo artigos. Sempre que estiver estudando algo da sua área, não perca a oportunidade de deixar isso claro nessa rede social. Além disso, elabore um artigo com todos os conhecimentos que adquiriu ao estudar.
Sempre que concluir um curso que ofereça certificado, coloque rapidamente o certificado visível em seu perfil. Todo mundo que visitar sua página verá suas qualificações. Uma alta quantidade de certificados mostra que você é proativo.
Porém, jamais use o Linkedin como o Facebook ou Instagram. Nada de postagens descontraídas. Lá a galera só usa terno e gravata.
Tenha presença em sites de emprego
Uma ótima forma de ser encontrado — e também de encontrar vagas — é participando de sites de emprego. Existem milhares deles por aí, e é fundamental participar de todos.
Você pode escolher os sites mais tradicionais, como o Catho e Vagas.com. No entanto, somente estar presente nesses sites não basta. Existem toneladas de outros locais na internet que aceitam currículos. Como já ficou claro nos tópicos anteriores: sua presença online é fundamental para chamar atenção das empresas.
Um ótimo site a ser explorado é o Portal Empregos. Várias empresas confiam no trabalho do pessoal de lá. Dessa forma, sua chance de conseguir um trabalho aumenta bastante.
Crie um blog profissional
Seguindo a linha do Linkedin, criar um blog profissional vai fazer com que milhares de pessoas te encontrem na internet. Além disso, você pode elaborar estratégias para atrair empregadores.
Para fazer isso, pense nos problemas que seus empregadores têm. Em seguida, redija artigos e posts onde explica diversas maneiras de solucionar o problema. Com certeza ele não conseguirá solucionar por conta própria, e certamente vai entrar em contato com você.
No entanto, para que isso dê certo, você precisa aprender um pouco sobre SEO e ranqueamento de conteúdo na internet. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas é preciso estudar um pouco.
Atraia a atenção de headhunters
Existem milhares de headhunters por aí. A tarefa primária deles é simples: achar alguém que se enquadre em algumas vagas. Você pode ser esse alguém, desde que aprenda a atrair os headhunters para sua pessoa.
Em geral, esses agentes do emprego atuam nas redes sociais e em sites de empregos. Eles reviram todos os currículos que existem. É uma busca frenética — e que para nossa sorte possui um padrão.
A grande sacada para atrair headhunters é usar palavras-chave específicas em seu currículo e nos perfis de rede social. Se você é um vendedor desempregado, por exemplo, use termos como “habilidade em vendas”, “experiência em vendas”, “especialista em vendas” e assim por diante.
Aliás, faça o seguinte: vá até as vagas de emprego de seu ramo e preste bastante atenção às palavras-chave que estão lá. É muito provável que o headhunter apenas copie e cole as atribuições necessárias para a vaga nos buscadores.
Essas foram algumas maneiras para encontrar um emprego rápido. Se seguir tudo à risca, com certeza será bem-sucedido em sua empreitada.
Boa sorte!