Existem diversos métodos de ensino, entre eles as aulas explanatórias e as aulas interativas. Atualmente, existem diversas instituições, do nível básico ao superior, que adotam pedagogias de educação ativa, contudo, ainda há muitas escolas que continuam com o ensino explanatório tradicional, e aquelas que acreditam que os dois métodos se complementam, mas tudo depende do contexto de aplicação.
Como são as aulas interativas?
As aulas interativas fazem parte de um processo de educação ativa, na qual são realizadas atividades que envolvem os estudantes, tornando o ambiente de aprendizagem centrado no estudante. Neste caso, o professor não assume um papel de mestre, mas de auxiliar, ajudante, enquanto o estudante recebe o papel de questionar, criticar e discriminar, recebendo bastante autonomia para ir atrás do conhecimento. Assim, o professor está sempre presente para dúvidas, observando o desenvolvimento de cada aluno, sem necessariamente interferir no processo deles no qual criam soluções para problemas, aprendem a ouvir uns aos outros.
A educação ativa facilita o feedback frequente entre estudantes e professores, que promove a participação e atenção dos alunos, estimulando discussões e desenvolvendo o pensamento crítico dos estudantes. Entretanto, por parte dos professores, fica difícil planejar aulas já que promover a educação ativa requer flexibilidade e espontaneidade, e a quantidade de conhecimento que pode parecer limitada ao longo do tempo. Ademais, claro, ainda existe o potencial de distração entre os estudantes quando não são monitorados adequadamente.
Por fim, aulas interativas envolvem os estudantes por meio de atividades e discussões relevantes. O método estimula e reforça o entendimento conceitual para enganá-los no processo de aprendizado, ao invés de o conteúdo ser somente explicado por aulas orais.
Alguns exemplos de atividades das aulas interativas são laboratórios de ensino, atividades em grupo, jogos, desafios e trabalhos em grupo.
Benefícios da Educação Interativa
A educação ativa mantém o pensamento diversificado, auxiliando os estudantes a pensarem de maneira ampla. Este modo de pensar desenvolve a habilidade de os estudantes desenharem conexões para o mundo, especialmente para suas próprias vidas – habilidades chaves que desenvolvem por meio do processo de aprendizagem ativa, avaliação, fala pública, colaboração. Dentre os principais benefícios da educação interativa, os principais são o aumento do pensamento crítico, o estímulo a discussões produtivas, a promoção do feedback crescente na compreensão do estudante, o senso de responsabilidade que o ensino proporciona ao estudante no ambiente de aprendizagem e o aprimoramento da atenção dos estudantes.
Como são as aulas explanatórias?
Aulas explanatórias fazem parte do método tradicional de aprendizado, no qual há pouquíssimo envolvimento dos alunos. O ambiente geralmente tem a figura central do professor, que dá aulas explanatórias para os alunos ouvirem e internalizarem. Basicamente, a educação passiva assume que o professor é o mestre da matéria e o seu papel é partilhar o conhecimento. Enquanto o papel dos estudantes é recebê-lo, confiando e não questionando. A assumpção de que só existe uma solução é o que principia o aprendizado passivo. Aprender é apenas uma transferência de ideia de professor para estudante. O método mais comum na educação passiva é palestra.
Benefícios da Educação Explanatória
A principal vantagem da aprendizagem passiva é que esta permite a apresentação de uma variedade de informações.Também dá ao professor controle sobre o ambiente de aprendizado, e possibilita a elaboração de um material de apresentação organizado e entendível. A aprendizagem passiva permite que as notas das palestras sejam planejadas. Por outro lado, as aulas podem ser tediosas e os estudantes tendem a ficar desengajados e desmotivados. Dessa maneira, aulas explanatórias geralmente são boas para um aprendizado superficial do conteúdo.
Aulas explanatórias promovem descrição e habilidades de escrita. Esse processo inicia o pensamento convergente, no qual uma questão tem geralmente apenas uma resposta. Normalmente, os instrutores testam o entendimento dos estudantes por meio de quiz e atividade para entregar.
Dentre os principais benefícios da educação explanatória estão a apresentação de uma grande variedade de informações rapidamente, a opção das aulas serem planejadas e reutilizadas, o maior controle do professor sobre a entrega do curso e a promoção de uma apresentação concreta e organizada do conteúdo.
Diferenças entre aulas explanatórias e interativas
Envolvimento entre os estudantes
Na aprendizagem ativa, os estudantes não apenas sentam e escutam, mas ficam altamente envolvidos no processo. Em contradição, na aprendizagem passiva, os estudantes apenas recebem as informações, escutando-as e internalizando-as.
Foco no ambiente de aprendizado
Na aprendizagem ativa, o ambiente é centrado no estudante, enquanto na passiva, é centrado no professor.
Papel dos professores
Na ativa, os professores são facilitadores, como colegas que tanto aprendem como ensinam. Na passiva, eles são mestres do conteúdo, de qualquer forma.
Papel dos estudantes
O papel dos estudantes é uma questão, discriminar e ser crítico da informação recebida, enquanto em educação passiva o estudante está apenas para receber a informação enquanto acredita e não questiona.
Tipo de pensamento envolvido
Educação ativa facilita a divergência de pensamentos enquanto a passiva facilita a convergência de pensamentos.
Absorção do aprendizado
Na ativa, por meio da síntese das informações recebidas. Na passiva, por meio da internalização da informação;
Conclusão
A educação ativa promove feedback frequente, estimula a atenção, participação e discussão, e desenvolve pensamento crítico. Aprendizagem passiva promove que mais informações sejam apresentadas, dá mais controle ao professor e permite uma apresentação organizada do tópico. Contudo a educação ativa não promove uma aula bem planejada. Os estudantes talvez fiquem distraídos e a quantidade de informação compartilhada é mínima. A educação passiva pode se tornar entediante, os estudantes ficam desengajados, o conhecimento superficial e tem um feedback mínimo.