De acordo com a pesquisa do Instituto Península, conduzida entre setembro e outubro de 2021, 52% dos professores de escolas públicas e privadas se sentem “orgulhosos de ser tutor no Brasil”. O estudo também aponta que dois em cada três dos entrevistados escolheram dar aulas novamente, caso tivessem a oportunidade de voltar no tempo.
O amor pela profissão é apenas um dos motivos pelos quais os tutores escolhem essa carreira profissional. Existem ainda outras vantagens que listamos a seguir. Acompanhe!
1- Amplo campo de atuação
Uma das principais vantagens da pedagogia é que o profissional pode atuar em vários campos.
- Dar aulas no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental I;
- Trabalhar em empresas dedicadas à produção de materiais didáticos e instituições de Ensino a Distância (EAD).
- Atuar em companhias direcionadas para o ensino de jovens e adultos;
O pedagogo também pode ocupar cargos de gestão nas escolas, como diretoria e coordenação. Existem instituições em que o profissional pode participar da organização administrativa. Dessa forma, ele tem mais liberdade para propor ideias para os alunos e indicar quais são as práticas pedagógicas mais adequadas.
Além disso, você pode atuar em locais que não estão relacionados diretamente com o ensino, entre os quais: hospitais, ONGs e museus.
2- Impacto na vida das pessoas
Não é difícil encontrar profissionais que olhem para trás e se lembram com facilidade de um professor que foi importante na trajetória dele. O impacto dos tutores percorre toda a vida adulta dos alunos.
Isso ocorre porque as crianças e adolescentes vivem bastante tempo com um determinado professor e eles acabam servindo de inspiração para muitos deles.
A possibilidade de impactar a vida das pessoas é um dos motivos pelos quais os alunos buscam por pedagogia.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” – Paulo Freire
3- Especializações
Após finalizar o curso de Pedagogia, você pode investir em diversas especializações na área com o objetivo de aprimorar a carreira acadêmica ou garantir um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
4- Formação rápida e de qualidade
Geralmente, a formação para pedagogia é mais rápida se for comparada com outros cursos disponíveis no mercado. O aluno pode concluir a graduação em quatro anos.
O lado positivo é que o mercado contém modalidades de ensino presencial, semipresencial ou 100% online, garantindo mais flexibilidade para a sua rotina.
Você também pode optar por um curso educação infantil gratuito. Escolas online, como EW Cursos, oferecem um material completo com certificados válidos, possibilidade de estudar onde quiser, preço acessível e conteúdos atualizados.
O curso contém uma carga horária de 50 horas e aborda os seguintes assuntos.
- A Educação Infantil no Brasil;
- Conceitos Básicos do Desenvolvimento Infantil
- Docência na Educação Infantil: Formação e Prática;
- Participação da Família na Educação da Criança;
- Currículo da Educação Infantil;
- Procedimentos Metodológicas da Educação Infantil;
- Legislação sobre Educação na Infância;
- Atividades para crianças da educação infantil.
5- Férias e feriados conforme o ano letivo
Outro motivo interessante para trabalhar nessa área é a possibilidade de poder tirar férias de acordo com o ano letivo. Dessa forma, é possível planejar longos períodos de descanso com a família.
Ruth Manus, em um artigo para o Estadão, destaca os prazeres de ser professora. “ Dar aula é muito bom. É querer compartilhar conhecimento, propagar a informação.
Dar aula exige esforço, dedicação, preparo. Mas existe uma imensa distância entre “dar aula” e ser professor. Porque dar aula é uma atividade, mas ser professor é muito mais do que isso.
Ser professor é, muito antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor.”, conta.
Após descobrir motivos para trabalhar com pedagogia, siga-nos nas redes socais e conheça outras dicas que podem impactar no sucesso da sua carreira.