Não dá para deixar de lado todos os desafios que um profissional de assistência social enfrenta por aqui, justamente porque o Brasil ainda é assolado por uma enorme desigualdade.
Não precisamos ir longe para ver milhares de pessoas em situação de rua, vivendo em moradias precárias, passando por episódios de violência e até passando fome.
Por isso, se faz fundamental o apoio a esse grupo para que seja orientado e consiga ter melhores condições de vida. Isso só é possível com um trabalho conjunto, feito por uma equipe integrada que inclui, além do assistente social, profissionais da área de direito, educação, saúde, entre outras. Somente assim é possível mudar realidades e dar fim a muitas adversidades.
No país, ainda se vê muita gente marginalizada, seja morando na rua, dependentes de drogas, crianças abandonadas ou que sofrem violência em casa de várias formas, pessoas com deficiência que não possuem nenhum auxílio, mulheres agredidas por seus parceiros, minorias que sofrem discriminação e vivem à mercê da própria sorte, famílias sem o mínimo de orientação em termos de saúde e educação, entre outras situações.
O acolhimento se dá de várias formas e com base em diferentes contextos. Cabe ao assistente social ter alguns valores essenciais para conseguir lidar com tanta pluralidade e questões bastante tensas, pois o que não faltam são desafios. O choque ao perceber a realidade é natural, por isso é necessário uma boa preparação sempre. Assim, tudo se tornará satisfatório e gratificante.
A leitura, os melhores métodos de abordagem, o estudo de um caso e todo o processo que envolve o serviço social deve ser plenamente dominado por aqueles que atuam e pretendem entrar nessa área. O aperfeiçoamento deve ser frequente, tendo como aliados ótimos materiais para isso: cursos online com certificado, livros, palestras, guias oficiais, entre outros.
No caso dos cursos online em assistência social, torna-se primordial contar com uma opção moderna e flexível para se manter sempre atualizado.
Assim, dá para fazer a diferença em vários contextos, promovendo tudo que é preciso para mudar muitas realidades por meio de um trabalho tão nobre.
Embora pareça que os obstáculos são grandes demais, pode ter certeza que dá para fazer muita coisa sendo um assistente social no Brasil.
A carreira é inspiradora e muda a visão de mundo, indo além do profissional e incrementando valores pessoais de solidariedade e desejo de fazer sempre o bem para as pessoas.
Campo de atuação de um assistente social
Se a área de serviço social tem destaque no país, o campo de atuação torna-se vasto, com muitos locais e funções diversas.
Desde que se tenha um curso de assistente social e esteja pronto para se qualificar sempre, estudando com muitos cursos EAD da área, com certeza o profissional encontrará um cargo interessante e um espaço em que possa progredir.
O principal ambiente, presente em grande parte das cidades brasileiras, é o Centro de Referência de Assistência Social, conhecido como CRAS. Lá estão centralizados todos os processos referentes ao serviço social local. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esse centro está presente em muitas regiões, lidando com determinada quantidade de bairros e pessoas.
Segundo o portal oficial, “o CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais, locais da política de assistência social.
Dada a sua capilaridade nos territórios se caracteriza como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.
No CRAS, vários profissionais trabalham juntos visando a promoção da cidadania e da dignidade para vários grupos.
Geralmente, o acesso para esse órgão se dá via concurso público, com diversas vagas para profissionais ligados a área de serviço social.
Mas, além dessa possibilidade, há ainda muitos locais em que um profissional da área pode atuar, grande parte ligados à administração pública, como: abrigos de menores ou com pessoas em situação de rua, presídios, hospitais, centros de apoio em geral, na ressocialização de diversas pessoas (como dependentes químicos), entre outros.
Há também muitas organizações que tem como trabalho a reabilitação e o acolhimento de vários grupos vulneráveis, além de empresas que realizam atividades para fortalecer sua responsabilidade social.
Por fim, você também pode fazer um curso em assistência social para ser um voluntario. Esse ramo é cada vez mais crescente tanto no Brasil quanto no mundo todo, sobretudo em regiões caóticas e de guerra.
Perceba que se especializar em serviço social garante muitas oportunidades em variados campos. Com empenho e vontade de aprender sempre, você se torna um ótimo profissional e pessoa, sabendo como lidar com os problemas do próximo e garantindo o básico para que ele tenha uma vida melhor. Vale muito a pena.
Como aprender mais sobre a área?
Fazer cursos online em assistência social ajuda tanto a se capacitar nessa área quanto aperfeiçoar em um ramo específico ou se manter atualizado nos mais diversos temas. Há sempre muito que aprender e diversos decretos e ações mudam rapidamente.
Cursos online em assistência social
Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco
O Curso Online Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco aborda todas os passos necessários para o apoio aos menores que sofreram algum tipo de violência e/ou se encontram em situação de rua, para que possam ser reintegrados à sociedade, possam frequentar a escola, ter uma família e um ótimo futuro pela frente.
Desde que se haja rapidamente para suprir as necessidades básicas desse grupo, pode-se chegar a bons resultados, evitando que cresçam marginalizados e se enveredem a caminhos perigosos. Como um problema comum por aqui, é necessário que vários profissionais se voltem a essa pauta, por isso esse curso de assistente social é muito importante.
Direitos Humanos
Pensar em direitos humanos é essencial para qualquer assistente social, em meio a diversas discussões sobre o papel dessa área e como são suas ações de defesa às pessoas. Pode parecer complicado compreender, mas com o Curso Online Direitos Humanos, tudo fica mais claro. Esse é um dos cursos online com certificado mais necessários para os especialistas do ramo e todos aqueles que pretendem se capacitar no serviço social em si.
Violência Doméstica contra Mulher
A violência contra a mulher ainda é latente no país. Uma em cada três ainda sofre com abusos e uma série de adversidades, sobretudo dentro de casa. Esses dados lastimáveis precisam chegar ao fim urgentemente, por meio de campanhas e uma série de processos que vão desde a educação até o cumprimento das leis que punem os agressores.
Nesse caso, o assistente social tem papel primordial, tanto na parte burocrática quanto no acolhimento e direcionamento à vítima e sua família. No Curso Online Violência Doméstica contra Mulher, dá para entender passo a passo esse tema sério e saber como agir em vários casos.