Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro do próximo ano.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, confirmou a data em entrevista coletiva.
Segundo Danilo Dupas, presidente do Inep, os alunos que não fizeram o exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como o covid-19, podem solicitar a reaplicação do Enem 2021.
Em entrevista coletiva, o delegado da Polícia Federal, Cléo Mazzotti, informou que 31 mandados de prisão foram expedidos nos locais de prova. Bem como, os alvos foram pessoas acusadas de crimes como tráfico de drogas, prisão e estupro vulnerável.
Os malotes com as provas foram enviados para todo o país pelos correios, em duas horas e 41 minutos.
Na avaliação do ministro da Educação Milton Ribeiro, a sociedade e a educação brasileiras foram beneficiadas com a realização do Enem.
“Saiu ganhando porque, como era o previsto, e nós havíamos dito, a questão do Enem haveria de ter toda seriedade, toda transparência e toda a competência, que é própria dos servidores do MEC, dos Correios e da Polícia Federal”, afirmou.
O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados depois de amanhã (1º) pelo Inep e o resultado do Enem em 11 de fevereiro de 2022.
Como foi o Enem 2021
Ontem, o Enem realizou as provas do segundo dia, com matemática e ciências da natureza. No dia 21, o exame já havia tido ciências humanas, linguagem e redação.
Professores avaliaram que a escassez do BNI (Banco Nacional de Itens), com perguntas para formar o Enem, tornou a prova mais conteudista.
Além disso, os enunciados das questões foram elaborados através de textos e reportagens publicadas a mais de 3 anos. Ou seja, foi diferente do que aconteceu em anos anteriores e em outros vestibulares, como o da prova da Fuvest para ingressar na USP (Universidade de São Paulo).
A esse respeito, Dupas disse que “o banco de itens já está em recomposição, dentro do cronograma, tudo certinho”
Ao todo, 3,1 milhões de pessoas se inscreveram para os dois formatos, que são feitos simultaneamente pela primeira vez.
Por Leonardo Santos