Na terça-feira (11), em publicação no Diário Oficial da União (DOU), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou as metas institucionais globais para o ano de 2021.
Entretanto, nas metas não consta a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ainda neste ano, somente o planejamento e preparação técnica do exame. Veja o trecho do planejamento sobre os exames e Avaliações da Educação Básica da Portaria nº 196, de 10 de maio de 2021:
Na prática, o documento indica que o Inep não projeta a aplicação das provas do Enem no ciclo 2021, que termina em 31 de dezembro deste ano, e que considera a finalização do planejamento e da preparação técnica do exame como a meta a ser batida no período.
Sendo assim, a nova edição do Enem teria novamente um calendário diferente do tradicional, com toda a fase de inscrições e preparação logística da prova em 2021, mas a aplicação do exame apenas em 2022.
Em resposta à Revista Quero, a assessoria de imprensa do Inep afirmou: “O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trabalharão para realizar o Enem em 2021. O edital referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi inclusive publicado”.
Como foi divulgado em 2020?
Em 2020, o planejamento inicial do Inep, publicado em março pela portaria de nº 260, contava com a aplicação normal da edição 2020 do Enem, conforme o documento abaixo:
Mas, depois da retificação das metas em outubro de 2020, realizada pela portaria de nº 581, o instituto retirou a meta de realização do Enem 2020, que foi aplicado em janeiro deste ano em razão da pandemia de Covid-19, e de realização do Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), adiado para agosto de 2021.
Ex-presidente do Inep comentou sobre organização do Enem 2021
Em entrevista ao jornal O GLOBO, o ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes, demitido do instituto em fevereiro, já havia comentado sobre o risco do Enem 2021 ser adiado para 2022.
“O planejamento do Enem deste ano está bastante atrasado, tanto da execução quanto da elaboração da prova. Acho que há um risco de jogarem o Enem para o ano que vem utilizando como desculpa a pandemia. Mas se você perguntar hoje se tem prova pronta, contrato, eles não vão ter para informar.”, afirmou Alexandre em entrevista ao GLOBO.
Encceja 2021
Em relação Encceja, o planejamento do Inep inclui a realização de apenas um exame em 2021. O que pode indicar que não haverá um novo processo seletivo do Encceja neste ano, apenas a aplicação do Encceja 2020, marcado para o dia 29 de agosto.
Via Quero Bolsa