A Olimpíada de Língua Portuguesa completou a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. O estado de Rondônia será representado por duas alunas de Espigão do Oeste e seu professor na final que será realizada no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais. (veja abaixo os nomes das finalistas).
A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 1.564 inscrições do estado de Rondônia. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de educação de todos os 52 municípios, totalizando 372 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.
Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até o dia 19 de novembro (data da última semifinal), foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema “O lugar onde vivo”, que propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.
A Olimpíada é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
Alunas e professores finalistas de Rondônia:
- “Categoria Crônica”
- Título: Fu
- Aluna: Letícia Prasser Cortês
- Professor: Alan Francisco Gonçalves Souza
- Espigão do Oeste/RO
- Escola: EEEF Jerris Adriani Turatti
- “Categoria Memórias Literárias”
- Título: Paralelo 11: do cocar vermelho ao pé de jatobá
- Aluna: Karoline Vitória de Souza
- Professor: Alan Francisco Gonçalves Souza
- Espigão do Oeste/RO
- Escola: EEEF Jerris Adriani Turatti
– Números desta edição:
- 4.876 municípios participantes;
- 42.086 escolas inscritas;
- 85.908 professores inscritos;
- 171.035 inscrições nas categorias;
- Mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.
Por Elaine Cristina Alves