Em quarentena, aqueles que podem ficar em casa estão se adaptando à uma nova rotina que envolve trabalhar, estudar e conviver mais com a própria família.
Enquanto isso, as empresas buscam se adaptar para sobreviverem em meio a uma crise que chegou repentinamente.
Um dos setores mais atingidos é a educação e para lidar com o cenário atual muitas escolas, universidades e cursinhos buscam usar as ferramentas do ensino à distância. Tudo é válido para não perder o ritmo nesse momento pelo qual o mundo inteiro está passando.
Com todo mundo em casa, pode ser que seja difícil manter o foco e a concentração, afinal temos uma série de distrações que comprometem a produtividade.
Você sente que ficou mais difícil estudar em casa? Está pensando em fazer um curso online, mas tem medo de perder o foco?
Pensando nisso, reunimos algumas dicas que contribuem para não perder o ritmo dos estudos durante e após a pandemia. Confira!
Defina um ambiente para estudar
A primeira regra para estudar em casa é definir um ambiente que favoreça a concentração e o foco, ou seja, um local tranquilo. Se possível, escolha um ambiente fechado que apenas você terá acesso durante os estudos.
Tenha uma cadeira confortável que permita a postura correta da coluna, para evitar problemas nas costas.
Crie um cronograma
Estudar em casa exige muita disciplina, por isso é importante definir uma rotina e segui-la adequadamente. Estabeleça um horário de início e fim e se prepare normalmente como se fosse para um local externo.
O tempo que você usaria para o deslocamento até a universidade ou cursinho, por exemplo, pode ser aproveitado para descansar um pouco mais ou incluir uma nova atividade na sua rotina.
Para as aulas online ao vivo é importante se desligar das redes sociais e outras distrações que podem surgir no meio do caminho, como interrupções de crianças ou animais. O que nos leva ao próximo tópico.
Fuja das distrações
Em casa, as distrações nos perseguem a todo instante. Com todos os membros da família reunidos no mesmo espaço é possível que fique difícil se concentrar em alguns momentos.
Crianças pequenas e animais são os mais difíceis de controlar, mas existem também as distrações online como Whatsapp e redes sociais.
Para lidar com crianças pequenas e animais de estimação, caso não tenha um ambiente em que você possa fechar a porta e ficar a sós, é importante que as outras pessoas que moram com você participe também.
Converse com sua família, explique a situação, mostre que é importante você ter um momento sem interrupções. Nada como o diálogo para viver em harmonia.
As distrações com redes sociais e aplicativos de mensagens geralmente estão atrelados aos dispositivos móveis. Na hora de estudar, a dica é deixar o smartphone longe, de preferência em outro ambiente.
Ao usar o notebook, evite abrir telas que não estejam relacionadas ao conteúdo de estudos.
Use ferramentas que auxiliam na concentração
Às vezes o barulho externo pode prejudicar um pouco a concentração e muitas pessoas encontram uma saída ouvindo música. Mas, atenção! Nada de colocar aquela música que te estimula a dançar e cantar.
Opte por sons da natureza, música clássica, playlists de concentração e ferramentas que ajudam a manter o foco.
Existem vários métodos que ajudam a melhorar a concentração e o foco. Uma das técnicas mais conhecidas é a Pomodoro, que consiste em dividir o tempo em períodos de 25 minutos separados por pequenos intervalos. É ótimo para precisa produzir alguma coisa.
Sendo assim, a tecnologia tem contribuído cada vez mais para tornar o ensino mais acessível.
Não é à toa que a procura pelos cursos a distância cresceu muito nos últimos anos e grandes instituições como, por exemplo a Anhanguera, oferece diversos cursos EAD. A tendência, com a quarentena, é que a procura aumente, afinal a vida continua e precisamos nos adaptar. A boa notícia é que o ser humano é extremamente adaptável.