O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) possui 3.351 mil vagas em cursos técnicos e de graduação. As inscrições são gratuitas, permanecendo abertas até o dia 3 de dezembro. No Campus Cacoal, o Processo Seletivo Unificado (PSU 2022/1) oferta vagas para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agroecologia, em Agropecuária e em Informática. E entre as opções de Graduação há vagas para Agronegócio, Geografia, Matemática e Zootecnia.
A seleção de alunos para acesso no primeiro semestre de 2022 pode ser acompanhada em https://selecao.ifro.edu.br/unificado. No caso do Técnico em Agroecologia, é uma formação pensada para oportunizar às comunidades rurais e locais a apropriação de meios para uma atuação mais participativa na sociedade, bem como estabelecer condições de permanência na terra, por meio de uma formação integral que considere aspectos sociais, culturais, políticos, ambientais e econômicos. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade rural.
“Cada vez mais está na pauta de discussão a proteção à biodiversidade, a sustentabilidade e a alimentação orgânica/saudável. O Curso Técnico de Agroecologia Integrado ao Ensino Médio prepara profissionais para esse novo mundo, com uma forma de conhecimento que possa superar os danos causados ao meio ambiente e à sociedade como um todo, com a prática na agricultura orgânica e o emprego de tecnologias limpas gerando menos impacto ao meio ambiente, otimizando o agrossistema total: sociocultural, econômico, técnico e ecológico. Se você pensa no futuro, comece fazendo a diferença hoje, venha cursar Agroecologia”, convida o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros.
O Coordenador do Curso de Agroecologia, José de Anchieta Almeida da Silva, ressalta que “diante de um aumento na demanda mundial para o consumo de produtos que tenham sua produção baseada em técnicas ecologicamente corretas. A pressão pela implementação do desenvolvimento sustentável se tornou assunto de urgência máxima que envolve a necessidade de formação de profissionais que privilegiam a natureza nos processos de produção agroecológicos”.
Com isso, reforça o professor, “o profissional técnico em agroecologia ganha destaque por ter sua formação balizada nos princípios da sustentabilidade que servirão para auxiliar e orientar grandes e pequenos produtores na implantação de técnicas de produção sustentáveis e desenvolver um amplo leque de atividades”.
Ele lista as atividades nas quais o egresso poderá atuar: prestação de assistência técnica, coordenação e orientação na formação de associações de produtores agroecológicos; planejamento e execução de projetos e atividades de preservação dos recursos hídricos, do solo, da fauna e da flora silvestre; orientação sobre o controle natural e biológico dos insetos, doenças e plantas daninhas; realização de atividades de educação ambiental por meio da extensão rural; colocar em prática técnicas e tecnologias de conservação e armazenamento da matéria-prima e do processamento dos produtos agroecológicos.
“Além disso, o profissional técnico em agroecologia poderá elaborar relatórios, laudos, pareceres e perícias, fazer avaliações ambientais e supervisionar áreas de preservação ambiental”, conclui José de Anchieta.
O curso
Ofertado no IFRO somente pelo Campus Cacoal, o Técnico em Agroecologia possui 40 vagas, em turno integral, concluindo a formação técnica e o ensino médio em 3 anos. O processo de seleção consiste na classificação do candidato conforme o desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. O edital completo e mais informações estão em: https://bit.ly/IFRO-int-2022.
PSU IFRO 2022/1
Os candidatos também podem conferir os editais completos e as informações dos cursos nos diversos níveis de ensino oferecidos pelo IFRO para o início do próximo ano nos dez campi da instituição: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.
- Cursos de graduação: https://bit.ly/IFRO-grad-2022
- Cursos subsequentes ao ensino médio: https://bit.ly/IFRO-sub-2022
- Cursos técnicos integrados ao ensino médio: https://bit.ly/IFRO-int-2022
- Cursos concomitantes ao ensino médio: https://bit.ly/IFRO-conc-2022
Via Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO