Aprender a estudar bem sozinho é algo fundamental para passar em provas, concursos ou mesmo para aprender bem novos assuntos interessantes. Existem diversas formas de aprender algo novo. Há alunos que preferem estudar em grupo, em que os colegas se ajudam, ensinam uns aos outros o que sabem e tiram dúvidas específicas, contudo, há muitas pessoas que preferem estudar sozinhas. Deseja saber como pode aprender melhor sozinho? Confira as dicas na leitura a seguir.
Estudar sozinho contribui para um maior foco nos estudos
Pesquisa realizada pela GoConqr aponta que 79% dos usuários que estudam online preferem fazê-lo sozinho, sem a colaboração de outras pessoas. Geralmente estudar sozinho diminui a probabilidade de distrações, aumenta o foco e permite o desenvolvimento de um ritmo pessoal de estudos, com menor potencial de interrupções. Ademais, em qualquer momento que o estudante se sente cansado, ele pode parar para descansar, relaxar e, claro, administrar o período de descanso.
Gestão do tempo e a relação com a vida pessoal
A gestão do seu tempo e do estudo é muito benéfica, pois cada um sabe qual o momento que aproveitará melhor se pausar ou se continuar em atividade. Pesquisadores da Universidade de Illinois apontam que estabelecer um tempo limitado de dedicação é benéfico para a produtividade, se os estudantes tiverem um senso de controle sobre as interferências do estudo e trabalho na vida pessoal, eles poderão lidar melhor com o estresse. E isso compensa em produtividade quando se envolvem novamente com o estudo. Vale ressaltar que o aprimoramento do foco que é desenvolvido ao estudar sozinho é fundamental, além de é claro, oportunizar que o aluno se conheça melhor e compreenda suas necessidades pessoais.
Vantagens do estudo em grupo
O estudo em grupo, mesmo que na versão à distância nas circunstâncias atuais de pandemia, também possui suas vantagens, pois, muitas vezes, é importante e diferencial ter colegas que motivam o estudante. Além disso, muito se aprende a partir das explicações e dos conhecimentos que os colegas passam, pois explicam de um jeito que, por vezes, por terem uma linguagem mais próxima, é melhor para compreender a matéria sendo estudada e, inclusive, facilita a estabelecer relações com o cotidiano. Dessa maneira, estudar em grupo também pode maximizar o aprendizado e absorção do conhecimento. Contudo, nem sempre é possível ou vantajoso para o estudante, portanto, existem diversas técnicas para melhorar o estudo individual, leia mais abaixo.
Organizar o ambiente de estudos
Para o estudante se sentir bem para estudar sozinho, algo fundamental é encontrar e estabelecer um local de estudos organizado e limpo, no qual é possível sentar com conforto e estudar com concentração, eliminando potenciais distrações no local de estudos. Algo que muitos alunos fazem é, se em casa não é possível preparar um local ideal de estudos, optam, por exemplo, por locais públicos tranqüilos em que possam se concentrar como parques ou bibliotecas.
Planejar o tempo de estudo
É extremamente importante que os estudantes estabeleçam um horário para estudar, já que isso motiva a seguir uma rotina, vendo o resultado de cada dia. Também é fundamental que se destine tempo o suficiente para cada matéria e que se faça pausas entre cada uma para não misturar e não se cansar. Assim, se o aluno deseja focar em uma matéria, uma dica boa é estudar com antecedência para assegurar que todos os tópicos desta matéria serão revisados, e que será possível solucionar problemas e tirar dúvidas.
Elaborar resumos do conteúdo
Uma vez que o estudante tenha se organizado de acordo com as dicas acima, é hora de começar a tomar notas por meio de leituras, de revisões, e de outros materiais. Marcar e guardar tudo que é relevante para uso pessoal e para avaliações e, tentar resumir nas suas próprias palavras para que, no momento de recapitular, seja mais fácil de lembrar o conteúdo. Outra sugestão é fazer notas sistemáticas com conceitos para encontrar as referências quando necessário
Aumentar a motivação para estudar
A busca para aumentar e manter a motivação nos estudos é um grande diferencial para o estudante que deseja ter disciplina para estudo sozinho. É fundamental o aluno ter seu objetivo final em mente que poderá ser realizado por meio dos estudos. A motivação é natural e fica mais claro para o estudante a necessidade de passar por certas etapas que podem ser desafiantes se este tem teu objetivo claro. Além disso, outro fator crítico é enfrentar a procrastinação. De acordo com a pesquisadora e professora Barbara Oakley, a dor da procrastinação passa minutos depois que o estudante começa de fato a estudar, então, é só enfrentar com força de vontade estes primeiros minutos, que depois fica mais fácil.
Selecionar boas referências
É importante escolher sabiamente as referências de estudos, entre os livros, materiais de referências, textos complementares, exercícios e videoaulas disponíveis, pois estes influenciam na maneira de assimilar as informações. Além disso, vale sempre a pena perguntar a opinião dos professores e colegas para descobrir novas referências ou formas mais fáceis de aprender relacionados ao tema de estudo.
Praticar solucionando exercícios
Por fim, é muito importante que se tente resolver questões para continuar praticando a fim de realmente sentir que os principais conceitos foram de fato compreendidos, além de tirar as dúvidas antes do dia da prova em si. A realização de exercícios deve se tornar um hábito para cada matéria, especialmente nas de exatas, em que o aluno só consegue compreender de verdade a matéria de forma prática, com os desafios que os exercícios propõem.
Aprender a estudar bem sozinho é algo fundamental para passar em provas, concursos ou mesmo para aprender bem novos assuntos interessantes. Seguindo as dicas mencionadas com constância e rotina, é viável se concentrar e render melhor. Além disso, estudar sozinho é uma trajetória de autoconhecimento, em que a compreensão dos fatores externos que atrapalham o estudante e o entendimento das melhores práticas para cada perfil de estudante ajuda muito na produtividade e eficácia do estudo. Sendo assim, com resiliência, concentração e otimismo, o aluno com vontade de aprender consegue maximizar o seu tempo de estudo sozinho.