Os alunos de Fisioterapia da UNINASSAU Cacoal visitaram o laboratório de prótese e órtese do Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho. O local é referência em todo estado no atendimento aos pacientes com amputações de membros.
Os acadêmicos foram recebidos por Rosângela, fisioterapeuta e responsável pelo setor da reabilitação. Ela, juntamente com outras profissionais, explicaram como funciona o processo de reabilitação dos pacientes amputados, incluindo a chegada deles, o período de reabilitação na clínica, a produção da prótese e seus ajustes, a protetização, o treino com a prótese e a alta. Os pacientes também participaram do momento compartilhando relatos, contando como perderam o membro, o processo de aceitação e a decisão de procurar o Hospital Santa Marcelina para a protetização.
Na sequência, os acadêmicos da UNINASSAU Cacoal foram levados para conhecer as instalações da clínica de reabilitação e os laboratórios de próteses e órteses. Em cada local visitado, eram feitas explicações de como o ambiente funciona e demonstrações dos equipamentos, materiais e produtos utilizados na produção. Nesse processo, os acadêmicos fizeram questionamentos, sanando suas dúvidas.
De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Cacoal, Neide Garcia Ribeiro, a visita técnica é uma importante ferramenta complementar para formação acadêmica. “Isso permite que os acadêmicos vivenciem na prática o conteúdo ensinado em sala de aula e, sobretudo, proporciona uma experiência inesquecível e motivadora para que se engajem nos estudos e, no futuro, façam a diferença na vida das pessoas. Somos muito gratos às fisioterapeutas que nos receberam e acompanharam durante a visita com muito carinho e dedicação”, destacou.
Texto: Aline Boone*