Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas passaram a adotar o modelo de trabalho em Home Office. Isso gerou uma mudança muito específica na vida dos trabalhadores, que precisaram montar um espaço adequado para trabalhar em casa. Se você está nessa situação, existem muitos itens que não podem faltar no seu Home Office para garantir a sua produtividade e conforto ao trabalhar.
Adotar o ritmo de trabalho em casa pode parecer muito confortável para a maior parte das pessoas, mas muitos percebem que a situação não é tão boa assim logo na primeira semana depois de trabalhar sentado no sofá da sala. É claro que é preferível trabalhar em casa, com a proximidade com a família, mas é necessário ter a estrutura certa para ficar realmente confortável e sem dores nas costas ou em outras partes do corpo, além de ficar sem os itens necessários para o trabalho.
Quer saber quais itens que não podem faltar no seu Home Office? Então siga a leitura do artigo abaixo!
7 itens que não podem faltar no seu Home Office
1. Cadeira ergonômica
Trabalhar na empresa significava ter à sua disposição um espaço construído, segundo normas de saúde, de forma a não prejudicar sua saúde física. Já o Home Office, inicialmente contava apenas com os móveis do lar, o que rapidamente causou problemas como dores nas costas e pontos de tensão no corpo.
Ter uma cadeira ergonômica é muito importante para o bem-estar do trabalhador e sua produtividade, reduzindo danos musculares e até o cansaço.
2. Suporte para Laptop
Pelo mesmo motivo que é necessário uma cadeira ergonômica, não pode faltar um suporte para o Laptop no espaço de seu Home Office. A posição correta para evitar dores na base do pescoço, coluna e cabeça, é manter o monitor igual ou um pouco mais elevado que o nível dos olhos.
Diferente dos computadores de mesa, o laptop possui a tela mais baixa, o que faz com que, que o utiliza, tenha sempre que ficar em uma postura desconfortável, resultando em danos musculares e na vista.
3. Suporte para os pés
Para finalizar a sessão de ergonomia em seu Home Office, instale um suporte para apoiar os pés de tempos em tempos durante o dia de trabalho. Este equipamento garante alívio para a base da coluna e ajuda na circulação do sangue nos membros inferiores.
O suporte ideal é aquele que deixa os joelhos em um ângulo de 90 graus, ou no mesmo nível que o quadril. Mais alto que isso, pode acarretar dores nas juntas.
4. Cadernos e planners
Ter cadernos à disposição ajuda no planejamento do dia e das tarefas da empresa. Use cadernos diferentes para cada função, por exemplo, um planner para metas e objetivos, uma agenda para reuniões e blocos de anotações para ideias e pensamentos que possam contribuir com questões do trabalho.
Tenha também um caderno para assuntos fora da empresa, assim sua vida profissional e pessoal ficam divididas e não o sobrecarregam.
5. Canecas divertidas
Trabalhar em casa é ter um tempo para fazer um café e um lanchinho no meio do dia. É normal estar na frente do computador programando ou trabalhando de outra forma com uma caneca de café ou chá do lado.
Para deixar tudo mais interessante, vale a pena ter algumas canecas divertidas com você, até mesmo caso você esteja em uma reunião com o pessoal do trabalho. Essas canecas ajudam a quebrar o gelo e tornam o seu dia mais colorido.
6. Cronômetro
Uma das principais técnicas de produtividade é a Técnica de Pomodoro. Basicamente, ela consiste em trabalhar em ciclos de 25 minutos com 5 minutos de pausa entre eles. Depois de 4 ciclos feitos, você pode tirar uma folga de 15 minutos.
O grande benefício dessa técnica é dividir o seu dia de trabalho em pequenos trechos de foco total. Isso aumenta sua produtividade e torna o seu trabalho mais simples e gostoso de ser feito.
7. Colchonete para alongamento
Um dos problemas de trabalhar em casa é não sair da frente da mesa do computador o dia todo. Isso traz consequências negativas para o seu corpo, inclusive seu sistema cardiovascular.
Por isso, é importante parar de vez em quando para um alongamento básico, que alivia o estresse e permite melhor circulação do sangue no corpo. Para isso, você precisa de um colchonete simples para fazer o alongamento sem precisar deitar no chão.
Agora que você já viu quais itens que não podem faltar no seu Home Office, é hora de começar a montar seu escritório pessoal para manter o ritmo de trabalho com bastante produtividade e com maior conforto, sem danos ao seu corpo. Assim, será mais fácil bater suas metas e você poderá aproveitar todos os benefícios de trabalhar de casa sem os prejuízos desse modelo.
Gostou do conteúdo? Na sua opinião, quais são os principais itens que devem estar no seu Home Office? Comente abaixo!