A volta às aulas é um dos momentos mais queridos pelas crianças, pois o momento de rever os amigos e as professoras queridas é algo que as deixa muito contentes. E apesar dos pais também amarem o momento de levar e buscar seus filhos da escola, bem como saber tudo que eles aprenderam de novo, comprar os materiais escolares pode ser bem assustador para os pais.
Isso porque as listas de materiais escolares para o ano letivo que as escolas entregam aos pais estão ficando cada vez maiores, e os preços de cada um dos materiais necessários também estão subindo de forma demasiadamente rápida.
Para se ter uma ideia, antes do início de 2022 a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) realizou um levantamento e publicou uma matéria que dizia que os materiais escolares estariam 30% mais caros no início do ano letivo. E o motivo deste aumento, é a inflação e a alta do dólar.
Essa com certeza é uma informação que não agrada nem um pouco aos pais, não é verdade? Principalmente para aqueles que possuem mais de um filho na escola ou aqueles que não possuem uma renda mensal muito alta, o que dificulta muito a compra de novos materiais escolares no início de todos os anos letivos.
Mas apesar do alto preço dos materiais escolares, os pais não precisam se preocupar tanto assim em comprar todos os materiais novos para o início do ano. Isso porque existem algumas dicas muito práticas que podem ajudar a reciclar e reaproveitar os materiais escolares do ano passado, garantindo muita economia.
E se você quer aprender quais são essas dicas, você está no lugar certo. Aqui iremos te ensinar 6 dicas práticas de como reaproveitar alguns materiais escolares como lápis, borrachas, estojo e até mesmo os cadernos do ano anterior.
Então continue lendo este artigo, e aprenda como economizar na compra de materiais escolares no início do ano letivo.
Reaproveite materiais escolares com 6 dicas práticas
Antes de darmos as dicas, é preciso ressaltar a importância de sempre cuidar e fazer a manutenção dos materiais escolares, pois quanto menor for o aspecto de “material usado”, mais fácil será reciclá-lo e reaproveitá-lo no próximo ano letivo.
Para isso, basta limpá-los com frequência e garantir que eles estejam sempre organizados em seus devidos lugares. Assim, além de mantê-los limpos, você evita perder os materiais que são menores como borrachas e lápis, por exemplo.
E agora que você já sabe como manter os materiais escolares sempre em bom estado, veja a seguir algumas dicas de ouro que vão te ajudar a reutilizá-los e economizar muito nas compras para o próximo ano.
Personalize os cadernos
Nós sabemos que crianças gostam muito de escolher cadernos de personagens, e reutilizar um caderno não significa que elas não possam fazer isso. Para reaproveitá-los, basta retirar todas as folhas usadas e personalizar a capa com uma cor ou com algum tipo de foto ou papel contact do personagem preferido dos pequenos.
Limpe a borracha
Todo mundo pensa que uma borracha suja é uma borracha perdida, mas essa é uma grande inverdade e ela também pode ser facilmente reutilizada. Quer saber como? Para isso, basta que você limpe a borracha com álcool. Isso mesmo, basta passar um pano com álcool na borracha suja e ela estará prontinha para uso novamente.
Reutilize os lápis
Reutilizar os lápis é tão simples quanto reutilizar os cadernos. Para isso, basta realizar a raspagem do lápis (se ele estiver descascado) e encapá-lo com algum tipo de adesivo escolhido pela criança ou pintar todos os lápis com alguma tinta guache que também tenha sobrado. Assim, você reutiliza 2 materiais de uma só vez.
A régua também pode ser reaproveitada
As réguas também podem ser reutilizadas, e se estiverem com aspecto de novas, fica ainda mais simples fazer isso. Mas caso a régua esteja desgastada, para utilizá-la novamente basta encapá-la com adesivos ou fazer uma pintura bem legal ao longo dela.
Estojo com aspecto de velho? Personalize-o
No caso dos estojos, muitas vezes basta lavá-lo muito bem para dar a ele um aspecto totalmente novo. Mas caso prefira, basta pintá-lo com tinta para tecido ou costurar pequenos retalhos ao redor dele. Esse tipo de customização garante um aspecto único e muita personalidade para o objeto.
A mochila também pode ganhar uma cara nova
Por último, a mochila costuma ser um dos materiais escolares mais caros de todos, e caso não esteja rasgada, também pode ser facilmente reutilizada e, assim como no caso do estojo, para deixá-la totalmente nova basta fazer algumas costuras de tecidos, figuras ou emblemas que a criança goste, ou pintá-la com tinta para tecido.
Se você seguir todas as nossas dicas, conseguirá economizar muito no início de todos os anos letivos.