A Educação tem o papel de garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho.Transmitir conhecimentos é considerado por algumas pessoas muito mais que uma profissão: trata-se de uma verdadeira missão. Dessa forma é fácil entender por que os profissionais da educação são considerados os pilares da sociedade — afinal, mesmo com os desafios vividos atualmente, é indiscutível a importância do professor para a formação de uma sociedade mais igualitária, justa e cidadã. É ele quem transmite o conhecimento e colabora diretamente com o desenvolvimento pessoal, ético e crítico dos alunos.
Por isso, o profissional da educação exerce papel de fundamental importância. Se você tem interesse em iniciar uma carreira na área, mas não sabe como começar, saiba que você não é o único. A definição da carreira é uma escolha muito importante e costuma deixar muitas dúvidas, afinal, quase sempre temos afinidade com mais de uma tema. Por isso é fundamental estudar a área a fundo para compreender todas as possibilidades e elaborar um plano de carreira de sucesso. Para te ajudar nesse processo, preparamos 5 dicas importantes para que você desenvolva uma carreira pedagógica de sucesso:
Mentalidade de aprendiz
Um bom profissional deve se manter aberto para o desenvolvimento contínuo. Ao pensar dessa forma, é possível desenvolver talentos e habilidades de forma constante, através de boas estratégias, como cursos de especialização, networking, livros e dicas de outros profissionais da área.
Por meio da mentalidade de aprendiz, você sempre estará pronto para a ação, o que favorece a sua capacidade de aprender e de buscar soluções. Com o passar do tempo, você se dedicará cada vez mais ao aperfeiçoamento, além de se sentir mais completo e apto para os desafios do mercado. Nesse sentido, a Pós-Graduação Anhanguera tem se destacado no mercado por oferecer diversos cursos voltados à área da educação, se tornando referência para os profissionais da área.
Empatia e boa comunicação
A formação pedagógica é o segundo curso mais procurado dentro da área da educação.
Com tantos profissionais interessados em trilhar uma carreira pedagógica, é importante desenvolver e aprimorar certas características e habilidades, a começar pelo interesse e vocação para ensinar e colaborar com a formação dos indivíduos. Gostar de lidar com crianças e jovens de todas as idades é fundamental, assim como ser compreensivo e buscar novas formas de se conectar com esse público.
Criatividade e inovação
A criatividade é um excelente combustível no processo da educação. É por meio dela que o pedagogo busca descobrir novas maneiras de apresentar o conteúdo previsto no cronograma de aulas.
Dessa maneira, os profissionais que contam com essa característica são capazes de desenvolver atividades, metodologias e técnicas que possam contribuir no processo de aprendizagem de seus alunos. Isso porque ele tem em mente que todas as ações desenvolvidas dentro de sala de aula, grandes ou pequenas, têm grande potencial para impactar os alunos de forma positiva.
Autoconfiança
O contato com os pais dos alunos para tirar dúvidas ou esclarecer as metodologias aplicadas dentro da sala de aula é algo que definitivamente fará parte da sua rotina. Para conseguir defender suas ideias com segurança, você deve aprofundar o conhecimento na área, assim você terá o embasamento técnico necessário para defender o seu ponto de vista. Ao se sentir preparado, você demonstrará autoconfiança ao lidar com pais, responsáveis, alunos ou qualquer outra pessoa que questione o seu trabalho e as ações realizadas.
Humildade pedagógica
Citado pela primeira vez em 2003, pelo filósofo, mestre e doutor em Educação Mario Sergio Cortella, a humildade pedagógica é considerada uma virtude fundamental para pedagogos e professores.
Para Cortella, essa característica relembra o profissional de que o processo de aprendizado na área da educação é contínuo: “… a humildade é a capacidade de percepção de que nós estamos em formação contínua e permanente dentro da atividade do magistério. Diriam que isso sempre aconteceu, o que é verdade. O que mudou hoje é que houve um incremento da velocidade das alterações, o que exige de nós, cada um e cada uma, na área de educação escolar, uma atenção maior à nossa formação continuada. E só se forma aquele que sabe que ainda não está pronto. Isto é, o que é humildade? É saber que você não é perfeita ou perfeito. Eu gosto dessa palavra porque perfeito em latim significa “feito por completo”, “feito por inteiro”, isto é, “concluído”. E um educador sabe que não está perfeito, não está concluído, não está terminado. Esse é um sinal de humildade que ajuda a crescer.”
Nesse sentido, a humildade pedagógica se refere à capacidade de integrar as inovações nos processo educativos. Os avanços, sejam tecnológicos ou conceituais, podem e devem fazer parte do trabalho pedagógico, desde que sejam utilizados como ferramentas a serviço dos objetivos educacionais. Para atingir isso, o profissional deve estar sempre antenado às inovações e tendências, para extrair o máximo em benefício do processo de aprendizagem.