Fazer trabalhos acadêmicos é uma das maneiras mais eficazes de dominar um assunto. Isso é comprovado pela Ciência, aliás. Quando precisamos explicar uma matéria, nosso cérebro domina muito mais o assunto, uma vez que ele o absorve melhor. A lógica é simples: em vez de só ouvir o assunto, na hora de explicar o cérebro precisa absorvê-lo e então devolvê-lo ao mundo. Há muito mais absorção nesse momento. No entanto, para poder fazer um bom conteúdo no Brasil, é preciso saber como formatar trabalhos acadêmicos na ABNT.
A ABNT é quem dita as regras de formatação de trabalhos acadêmicos no Brasil, além de vários outros requerimentos e regras. Isso é necessário pois é importante ter um padrão para que seja mais fácil e prático garantir a confiabilidade dos dados, bem como a mais fácil transmissão de informações. Por exemplo, se você quiser fazer uma pesquisa envolvendo a análise de dados de vários estudos, o fato de ter um padrão de formatação facilita a sua vida nisso.
Quer ver algumas dicas que vão ajudar você na hora de formatar trabalhos acadêmicos na ABNT? Então siga a leitura do artigo abaixo!
5 dicas para formatar trabalhos acadêmicos na ABNT
1. Saiba fazer citações
Um dos erros mais comuns cometidos na hora de formatar um trabalho acadêmico de acordo com as regras da ABNT é ao fazer citações, especialmente uma citação indireta.
É importante saber como as citações funcionam e quais são as diretrizes permitidas nessa hora. No caso da citação indireta, não é necessário o uso de aspas e as palavras não precisam ser exatamente aquelas que a pessoa disse em seu trabalho, mas é essencial que a ideia do conteúdo seja a mesma e que os créditos sejam dados da forma correta. Essa citação é usada quando você quer evocar um fato ou descoberta, sem precisar necessariamente de dizer as exatas palavras da outra pessoa.
Por exemplo:
“O uso de citações indiretas em trabalhos acadêmicos é a maior fonte de reprovações em TCC ou teses de mestrado: cerca de 20% de todas as reprovações acontecem por causa de erros nessa área. (SOBRENOME, ano)”
Na formatação da citação indireta, é necessário informar o sobrenome do autor e o ano de publicação do trabalho ou livro, seguindo o modelo acima (caixa alta no sobrenome, separação dos dados por vírgula).
Já na citação direta, é essencial o uso de aspas e o crédito ao autor é diferente. Veja:
“Conforme o trabalho de SOBRENOME (ano, página) demonstra, “20% de todas as reprovações de TCCs acontecem por uso errado de citação””.
Novamente, essa é uma citação inventada. Esse dano não existe. Criamos apenas para esse exemplo, ok?
2. Prepare a fonte, espaçamento e parágrafo com antecedência
Quando for formatar um conteúdo, prepare informações que são constantes com antecedência. Isso ajuda a aplicar essa correção em todo o documento de uma vez. Se você for escrever o próprio trabalho que vai formatar, já escreva com a formatação correta.
No caso das normas ABNT, o certo é usar fonte tamanho 12 em todo o trabalho, espaçamento de 1,5 entre as linhas. A única exceção para esse espaçamento é quando for fazer citações de mais de 3 linhas (as citações diretas longas), além de rodapés, paginação e legendas. As fontes mais usadas são Arial e Times New Roman.
3. Use os estilos personalizados
Se você formatar um trabalho de acordo com as regras da ABNT, logo notará que seria mais fácil se você pudesse fazer tudo desde o início com a formatação correta. E dá!
Se você usa o Word, pode criar “estilos personalizados”. Esses estilos fazem com que a fonte, o espaçamento e os diferentes intertítulos do seu trabalho (H1, H2, H3 e etc.), sigam a formatação desejada. Assim, você já escreve tudo automaticamente do jeito certo, poupando trabalho depois.
4. Saiba utilizar as quebras de página
A ferramenta de quebras de página, existentes em todo processador de texto, torna o seu trabalho de formatação muito mais fácil. Isso porque elas protegem conteúdos de serem afetados por mudanças posteriores na formatação (especialmente a capa do trabalho). Por isso, use-as com sabedoria.
5. Não use a ferramenta de sumário do Word
Por fim, lembre-se de que as normas ABNT exigem que todo trabalho acadêmico tenha um sumário. O Word tem uma ferramenta própria para criar um sumário, mas ela não é muito boa em seguir as recomendações da ABNT. Por isso, evite usá-la. Prefira criar o seu sumário “na mão”, usando a ferramenta de tabelas. Fica muito mais fácil!
Agora que você já viu essas dicas, conseguirá formatar trabalhos acadêmicos na ABNT de maneira muito mais fácil. Basta fazer alguns preparos no seu programa de texto e garantir que você está seguindo todas as dicas necessárias para o trabalho. Se tiver dúvidas, não esqueça de fazer uma pesquisa básica para conferir quais são as regras exigidas na formatação.
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