Ao ter em mãos o diploma de conclusão do ensino médio, o sonho de muitos jovens é ingressar na faculdade. Entretanto, mesmo parecendo fácil, ingressar na faculdade é um problema para muitos estudantes, dependendo da faculdade e do curso desejados.
Para que esse ingresso seja possível, é necessário que o estudante esteja inscrito para realizar o vestibular. O vestibular, no caso, nada mais é do que uma prova, que envolve todas as matérias, incluindo língua estrangeira e, que tem por objetivo, avaliar o conhecimento dos estudantes acerca de várias modalidades.
Quanto à língua estrangeira, fica a critério do aluno escolher qual ele tem mais facilidade: inglês ou espanhol.
Além disso, na maioria das vezes, a prova das matérias de humanas é realizada em dia diferente da prova das matérias de exatas e biológicas.
Cada universidade conta com seu vestibular próprio, desde universidades públicas, até as particulares. Entretanto, fatores como quantidade de questões, valor das questões, estrutura de redação e critério de correção sofrem variação de uma faculdade para outra, visto que, cada universidade possui um critério que considera mais conveniente.
No entanto, mesmo seguindo critérios diferentes, com pontuações diferentes para as questões, para a maioria dos vestibulares vale a mesma coisa: a nota da redação pode ser decisiva. O tema é sempre liberado somente no dia e no horário marcado para a realização da prova.
Ademais, o ingresso na faculdade também pode ser possível através da realização do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM segue o critério dos outros vestibulares: avalia o conhecimento dos estudantes acerca de diversos temas e modalidades.
Funcionamento do vestibular
Como citamos acima, o vestibular é a forma de ingressar na faculdade.
Para a realização do vestibular, é necessário que o estudante tenha realizado a inscrição. Essa inscrição pode ser feita através do link que a universidade irá disponibilizar. Ao realizar essa inscrição, será cobrada uma taxa, a qual o valor varia de acordo com a universidade.
Após a realização do pagamento da taxa, o aluno receberá um e-mail confirmando sua inscrição no vestibular.
Depois, é só esperar até alguns dias antes da realização da prova, que a universidade irá disponibilizar o local que você irá realizar a prova de acordo com a cidade que você escolheu.
Os vestibulares e a pandemia
Com o quadro de pandemia no ano de 2020, a realização de muitos vestibulares precisou ser adiada ou realizada de maneira remota.
No caso da realização através do computador, o método de inscrição funcionava da mesma maneira, pagando a taxa e aguardando o dia do vestibular. Porém, ao invés de se dirigir até um local, o estudante acabava por realizar a prova em casa.
No dia da realização da prova, era necessário que o estudante ficasse com a câmera do computador ligada durante a prova inteira e, caso quisesse ir ao banheiro ou comer alguma coisa, deveria solicitar a permissão.
Algumas universidades, no entanto, optaram por adiar a data de realização da prova para quando o quadro pandêmico estivesse menos comprometido.
O estudo a distância
Ainda tendo em vista o cenário pandêmico causado pelo coronavírus, muitas universidades disponibilizam para seus alunos o modelo de ensino a distância, também conhecido como EAD.
Na verdade, esse método de ensino já era conhecido bem antes da pandemia, no entanto, não era tão recorrente como vem sendo nos dias atuais.
Esse modelo de ensino consiste em ter aulas, realizar atividade e provas através da tela do computador ou do celular.
Ter aulas a distância, ao mesmo tempo que parece algo simples e prático, requer muito esforço e, principalmente, dedicação, visto que, os fatores de distração são muito maiores quando você está dentro de casa assistindo aula através do computador.
Apesar disso, a procura por cursos de graduação a distância aumentou de maneira significativa nos últimos dois anos. Tanto para estudantes que acabaram de concluir o ensino médio, quanto para adultos que, ou já possuem alguma formação, ou estão em busca dela.
Os cursos a distância mais procurados
Apesar do índice de procura por cursos a distância ter aumentando, alguns cursos se destacam mais que outros. Abaixo, separamos uma lista com alguns dos cursos a distância mais procurados, confira:
- Administração;
- Biblioteconomia;
- Ciências contábeis;
- Ciências políticas;
- Economia;
- Empreendedorismo;
- Logística;
- Marketing;
- Serviço social;
- Gestão ambiental;
Além desses, existem mais alguns cursos de graduação a distância que são muito procurados, além disso, vai do estudante escolher em qual área ele deseja atuar.
Vantagens e desvantagens do ensino a distância
Aqui, vale ressaltar que, as vantagens da graduação a distância, vão de encontro com os motivos pelo qual o estudante optou por escolher esse modelo de estudo. Conciliar as atividades do dia a dia, com os estudos e ter uma maior flexibilidade de horários são algumas dessas vantagens.
Além disso, em muitas universidades particulares, a modalidade de ensino a distância acaba saindo mais em conta.
Por outro lado, pensando nas desvantagens associadas a esse modelo, a falta de interação entre os alunos e professores pode ser destacada. No entanto, para lidar com esse fator, é sugerido ligações de vídeo e áudio, visando a interação.
Assim, tendo em vista as vantagens e os benefícios da graduação a distância, o estudante que ingressar na faculdade no modelo EAD poderá ter menos gastos e terá uma formação assim como quem opta pelo modelo presencial.