Desde que o isolamento social foi estabelecido no Brasil, como medida de contenção do avanço do novo Corona Vírus, a população viu sua rotina ser completamente transformada. Sem a possibilidade de visitar uma loja física para fazer suas compras, os brasileiros aderiram de vez ao comércio online, o que reflete nos números de vendas no e-commerce, que dispararam durante a quarentena.
Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indicam que 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras online. Esse número só é possível graças a confiabilidade que a compra pela internet conquistou ao longo da década, em uma crescente constante ano após ano. A maioria das lojas já contavam com algum tipo de operação online, sendo necessário direcionar os esforços para esse tipo de comércio assim que a pandemia deu sinais no país.
Para muitos negócios, foi justamente essa mudança de estilo de consumo que permitiu um “respiro” nas contas, evitando complicações financeiras. Para várias lojas de produtos ou serviços não essenciais que passaram a ter na plataforma online de vendas seu canal oficial, conseguiram manter o ritmo de trabalho praticamente inalterado, com seu quadro de profissionais empregados.
Os itens mais vendidos
Assim como aconteceu em outros países, no Brasil os supermercados continuaram operando normalmente, o que fez com que as compras online de alimentos, por exemplo, não sofressem grande alteração. Os maiores responsáveis pelo crescimento das vendas no e-commerce foram os itens eletrônicos.
Em pesquisa realizada pela Criteo e divulgada pela Revista Exame, constatou-se que, do começo do mês de abril para cá, os jogos eletrônicos, como videogames, tiveram alta nas vendas de 315%. Com mais pessoas passando boa parte do dia em casa, além da presença de crianças em muitas famílias, os jogos entraram como recurso para passar o tempo e relaxar.
Outro destaque está na venda de laptops, que aumentou 169% nesse período. Para que as pessoas pudessem trabalhar em casa, muitas empresas fizeram um bom investimento em computadores, além dos profissionais que precisaram fazer essa aquisição pois não tinham o equipamento antes da pandemia.
Além disso, o tempo em casa fez com que as pessoas sentissem a necessidade de praticar alguma atividade física. Assim, pulseiras inteligentes que medem batimentos e calorias aumentaram em 513% nas vendas no e-commerce, assim como itens de yoga e pilates, que cresceram 387%.
O serviço de delivery de refeições também teve um bom crescimento, uma vez que o isolamento social fez com que os restaurantes fechassem para atendimento em suas dependências. Apesar das medidas terem afrouxado um pouco nos últimos dias, muitas pessoas optam por fazer uma refeição diferente sem sair de casa, e os motoboys são fundamentais para unir consumidores à estabelecimentos.
Lojas online oferecem vantagens para que o consumidor feche negócio
De olho nesse crescimento do número de vendas online, os donos de e-commerces passaram a oferecer vantagens extras para quem quer adquirir um produto pelo site da marca. Promoções foram criadas e há um bom número de cupons de desconto sendo gerados diariamente, um recurso que quanto aplicado, dá ao consumidor uma porcentagem à menos no valor final da compra.
Thiago Klaumann, CEO do site especializado em descontos Agora Cupom, indica que até mesmo a oferta de cupons cresceu durante a quarentena. “Enquanto as marcas tem interesse em incentivar as vendas, os consumidores querem economizar. O cupom de desconto é a ferramenta perfeita para unir quem vende e quem compra.” Segundo Thiago, existem mais de 2 mil lojas cadastradas em sua plataforma e o índice de atualização dos vouchers aumentou nas últimas semanas, ou seja, as lojas estão disponibilizando muitas promoções para categorias específicas.
Um exemplo de loja online que utiliza cupom de desconto como uma de suas estratégias de vendas é a Riachuelo, que teve aumento de 124% nas vendas online durante a quarentena, de acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Alves, em entrevista para o site Mercado & Consumo. A presença online e a estruturação logística prévia fez toda a diferença para que a marca tivesse sucesso em um momento como esse.
As previsões para o futuro do e-commerce
Embora muitos pensem que após a quarentena o e-commerce deve sofrer uma queda, as pesquisas indicam justamente o contrário. Essa mudança na rotina e na forma de consumo fez com que muita gente percebesse benefícios ao comprar online, seja pelo uso de recursos como o cupom de desconto ou pela praticidade de receber as compras em casa.
Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% das pessoas que estão comprando online atualmente pretendem continuar nesse estilo após a quarentena. Para Thiago Klaumann, do Agora Cupom, esse é um sinal de que o e-commerce tem uma longa vida útil pela frente, “estamos diante de uma verdadeira mudança de comportamento, em que milhares de consumidores descobriram as vantagens de comprar online na prática.” Isso significa que com ou sem quarentena, o público está cada vez mais adepto dos carrinhos virtuais.