Saiba o que verificar e quais modalidades de compra são mais utilizadas.
A moto é prática para o dia a dia, principalmente se só você dirige e vai se deslocar pela cidade. Ao decidir comprar uma nova, é preciso pesquisar com calma, inclusive os acessórios para moto, para evitar cair em ciladas e levar algo que não era bem o esperado.
Seja a primeira motocicleta ou apenas uma atualização, veja o que você precisa saber antes de levar o veículo para casa.
O que analisar antes de comprar uma moto nova?
Antes de comprar a moto é válido considerar alguns fatores. Confira abaixo os mais importantes.
Qual será o uso
Como você pretende usar a moto? Apenas na cidade, para algumas situações ou todo dia para ir ao trabalho? Vai pegar estrada? O uso dado ao veículo vai influenciar na escolha das cilindradas e até no conforto da moto durante a direção. Assim, vale a pena pensar com calma sobre isso.
Se você tem seguro
O seguro de veículos também é importante para as motos. Caso ainda não possua, considere fazer um. No entanto, é válido saber o modelo, pois os valores variam conforme o estilo da moto. Modelos mais antigos podem ter seguros mais caros, especialmente se forem esportivos ou de colecionador.
Motorização
Envolve as cilindradas do motor, e, para escolher a ideal, é preciso pensar se vai usar a motocicleta mais na cidade ou na estrada. Dentro dos cilindros acontece a mistura de ar com combustível, para a moto funcionar.
A ideia é uso urbano? Versões com até 150 cilindradas cumprem bem a função; agora, para viagens, é melhor apostar em mais cilindradas.
Altura do assento
A altura do assento é um dos primeiros fatores a serem analisados, ainda mais se será sua primeira moto. Quando estiver sobre o veículo, sentado corretamente, você deve conseguir apoiar os pés no chão. Até porque, quando estiver parado, vai precisar desse apoio no piso.
Componentes
Os componentes incluem o que já vai com a moto, de forma a observar o conforto e a praticidade do condutor. Além disso, também existem os acessórios extras. Na hora da compra você seleciona os tipos de freio, de roda e de pneu e pode pedir algo a mais, como alarme e antena para cortar linha de pipa.
Peso da moto
Como você é o condutor, vale analisar também o peso da moto. Afinal, é você quem vai mantê-la equilibrada enquanto dirige. Vale testar com o veículo de um conhecido e ver se acha mais fácil as versões mais leves ou pesadas. Só não esqueça que a tração do vento pode aumentar seu esforço durante a condução.
Opiniões sobre a marca
Você sabe o que dizem sobre a marca da moto escolhida? Talvez você já tenha algumas opções em mente, mas, antes de ir até a concessionária, vale pedir opinião de quem já conhece. Pesquise na internet, em sites de reclamações e, se tiver conhecidos que já dirigiram aquela marca, tire suas dúvidas com eles também.
Como fazer a compra de moto nova?
Existem três formas de fazer a compra de uma moto nova; a mais comum é o financiamento. Confira abaixo detalhes sobre cada opção.
Financiamento
Ao procurar uma instituição financeira e solicitar o financiamento, será feita uma análise para aprovação ou não do empréstimo. O processo exige muita documentação, então é indicado estar com tudo em dia. Além disso, não é permitido estar com o nome sujo.
Você recebe o valor e passa a ter uma dívida com o banco, não com a concessionária, e deve quitar todas as parcelas do financiamento.
Consórcio
Modalidade na qual um grupo de pessoas com interesse em comum (compra de uma moto) é reunida. Você deve pagar mensalmente uma parcela e recebe uma carta de crédito para compra do veículo. Pode ser contemplado antes, nos sorteios, mas deve continuar pagando o consórcio.
Pagamento à vista
Quem tem um dinheiro guardado pode aproveitar e fazer o pagamento à vista. Aqui, sem grandes segredos, consistem em fazer uma transferência ou pagamento com cartão diretamente para a concessionária.