Fazer um pedido pela internet era algo frequente na vida de muita gente, porém, graças ao isolamento social, essa modalidade de compra chegou em pessoas que ainda não conheciam a praticidade dos pedidos virtuais. Com a evolução constante da tecnologia, o segmento já dá sinais de outros avanços. São as tendências em compras online para 2021.
O crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo não é uma surpresa. Ainda em 2017, uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com o Forrester Research projetava que as vendas pela internet iriam dobrar até 2021.
Na época da pesquisa do Google, onde uma pandemia de proporções globais não era sequer cogitada, a previsão era que o e-commerce faturaria R$365 bilhões em 2021 em todo o mundo. Esse número está próximo de ser atingido já que, somente no Brasil, houve a movimentação de R$6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020.
É claro que esse número foi impulsionado pela impossibilidade de circulação das pessoas ao redor do mundo, fazendo com que o houvesse um aumento nos consumidores virtuais. E é justamente a partir dessa mudança de comportamento que podemos prever quais são as tendências em compras online para 2021.
5 Tendências em compras online de 2021
Conhecer quais são as tendências de um setor do comércio é interessante tanto para o lojista, que consegue se preparar para as atualizações em seu negócio, quanto para o consumidor, que pode descobrir quais vantagens poderão ser obtidas em uma compra virtual.
Nessa lista de tendências em compras online podemos apontar pelo menos cinco projeções, que foram criadas a partir de necessidades da quarentena e da evolução tecnológica. A seguir, confira as tendências que você precisa conhecer!
Conceito Shoppable
Já imaginou estar assistindo um programa de televisão, um filme ou um seriado e comprar algum produto que está passando na tela? Esse é o conceito Shoppable.
Essa tendência apresenta ao consumidor a possibilidade de apontar a câmera do smartphone para a televisão e, por meio de um QR Code ou de outro método de reconhecimento visual, ser direcionado para a página da loja.
Uma das empresas que declararam ter interesse nesse tipo de tecnologia é a Netflix, que planeja lançar uma plataforma onde as pessoas possam comprar produtos que são exibidos em uma produção audiovisual.
Possibilidades de desconto
Um dos pontos mais citados pelos consumidores que optam pelas compras online é a possibilidade de ganhar descontos que, normalmente, em lojas físicas não estariam disponíveis.
Como exemplo, podemos citar o cupom de desconto. Apesar de não ser uma novidade no mercado, o voucher promocional vem ganhando mais e mais espaço nos últimos anos, sendo apontado como um item essencial para que centenas de pessoas concluíssem suas compras.
Uma das tendências em compras online para 2021 a popularização do cupom de desconto como método de economia. Sites de cupons especializados tem projeções positivas no número de acesso e na disponibilização de vouchers por parte das lojas online.
Pagamento com PIX
Uma das novidades do ano passado, que deve continuar em alta em 2021, é o PIX. Trata-se de um método de pagamento instantâneo, que não conta com taxas de transferências, mesmo entre bancos diferentes.
O PIX surge como uma opção extremamente segura para as compras online, o que faz com que pessoas que têm receio de fazer esse tipo de pedido, por medo de fraudes e golpes, tenham mais tranquilidade na hora de realizar um pagamento.
Outra vantagem do PIX que impacta diretamente os e-commerces é a possibilidade de fazer um pedido sem cartão de crédito, algo que impedia algumas pessoas de comprar online até então.
Voice Commerce
É provável que você já tenha ouvido falar nas assistentes virtuais. São equipamentos, como a Alexa ou o Google Assistente, capazes de deixar sua casa mais inteligente e facilitar a rotina.
O produto caiu mesmo no gosto dos usuários: somente durante a pandemia do coronavírus, a utilização de assistentes virtuais cresceu 47%. A popularização acabou por impactar no comércio, que já possibilita fazer pedidos por voz.
Nos Estados Unidos, onde as assistentes virtuais são populares, mais de 20% dos consumidores compraram algo utilizando esses pequenos equipamentos. E por mais que no Brasil o recurso não esteja disponível, não deve demorar muito para que o Voice Commerce comece por aqui.
Mobile Commerce
A compra pela tela do smartphone não é uma novidade. Porém, as projeções para esse tipo de pedido são bastante otimistas para os próximos anos. Estimativas de especialistas indicam que 73% das compras online serão feitas por dispositivos móveis até 2023.
Um dos indicativos dessa tendência em compra online é a plataforma Shoploop, da gigante Google. Ela propõe mais interatividade para os consumidores, o que é um grande incentivo para os pedidos via smartphone.
Com as tendências em compras online para 2021 elencadas anteriormente, a projeção do comércio virtual é mais positiva do que nunca.
Se o consumidor está sempre em busca de praticidade na hora de fazer o pedido, a Internet é o melhor lugar para oferecer recursos e fechar um negócio. Definitivamente, o futuro já começou – pelo menos no setor de e-commerce.