A transparência é um artifício chave na moda para trazer sensualidade e elegância ao look. Entretanto, é preciso atenção na hora de escolher o sutiã para combinar com o estilo.
Ao mesmo tempo que blusas ou vestidos transparentes lisos pedem peças mais trabalhadas, com detalhes chamativos, há outras alternativas em que o mais indicado é optar por um item discreto, que se torna imperceptível no look.
Quando se pensa em moda íntima para visuais transparentes, há algumas opções-chave, variando desde lingeries sexy, como é o caso do sutiã strappy, até itens básicos, estratégicos para se ter no armário, como o tomara que caia.
Sutiã strappy
O estilo strappy se consolidou na moda íntima há alguns anos e se mantém forte no mercado. Tendendo para o lado sensual, o sutiã, com trançados trabalhados por diversas áreas do corpo, é uma peça que chama atenção. Além de roupas transparentes, o strappy é coringa para blusas ou vestidos decotados e cavados, tornando o visual divertido e mais dinâmico.
No caso da transparência, o ideal é incorporar o sutiã em estilos mais informais. Entretanto, dependendo da padronagem do trançado e dos demais elementos que compõem o look, é possível alcançar um resultado sofisticado. Calças e saias de tecido, além de blazers e saltos, ajudam a intensificar a elegância do visual.
Modelo cropped
Para quem ama transparência, mas prefere não deixar tanta pele à mostra, o sutiã cropped é a solução. A modelagem maior, com alças largas e cortes que vão até a região do abdômen, oferece maior cobertura no visual. O estilo é facilmente adaptável, podendo contribuir para a construção de looks mais despojados e até mesmo opções formais.
Assim como no caso anterior, a atenção deve recair, principalmente, sobre os demais elementos. Jeans, tênis e jaquetas simbolizam informalidade, sendo indicados para resultados divertidos e leves. Tecidos mais elegantes, assim como salto alto e detalhes como mangas bufantes são ideais para intensificar o aspecto romântico e sofisticado.
Para mulheres que gostam do conforto do cropped, mas não querem abrir mão de mostrar a pele, a dica é investir na transparência no próprio sutiã. Assim, a cobertura fica restrita à área íntima, ao mesmo tempo em que há o suporte do corte maior.
Tomara que caia
Há ainda uma categoria de roupas transparentes que não aposta no artifício em toda sua extensão, contendo a transparência apenas em locais estratégicos – como no colo e nas mangas. Nesse caso, um sutiã à mostra pode pesar o look, com excesso de informação, sendo portanto, indicado uma peça discreta. Para oferecer o suporte sem estar à vista, o tomara que caia é ideal.
Muitas mulheres ainda podem se sentir inseguras com a falta de alças. Entretanto, é possível atingir a sustentação adequada investindo em um modelo com laterais largas e aros resistentes. Por fim, para tornar a peça ainda mais imperceptível, vale apostar em tons próximos da pele, evitando, assim, que a cor transpareça pelo tecido.
Por Rodolfo Milone