Chega um momento na vida de qualquer empreendedor em que ele pode se questionar se chegou o momento de vender sua empresa e se ela está preparada para isso.
A venda de um negócio pode ser vantajosa se ele já atingiu certa maturidade e está pronto para expandir, mas também há outras motivações que levam à decisão da alienação de uma companhia.
É muito importante, portanto, mapear qual é de fato o real motivo para colocar a empresa à venda e, assim, encontrar os melhores compradores, sem colocar o valor do negócio em risco.
Abaixo listamos o passo a passo que qualquer empreendedor que estiver pensando em vender empresa precisa seguir:
- Analise os motivos
O primeiro e mais importante passo é avaliar qual é a motivação para a venda da companhia. Pode ser desde a necessidade de encontrar um sucessor que toque o negócio, até a proximidade de uma aposentadoria. Mas também pode ser que o empreendedor esteja precisando levantar recursos, e colocar seu negócio à venda pode ajudá-lo a obter o capital necessário, e inclusive ter o auxílio de um novo sócio para reerguer a empresa.
- Faça um levantamento sobre a empresa
Saber a situação financeira da empresa é o próximo e igualmente importante passo para vender uma empresa. Por isso, é sempre importante manter um controle financeiro do negócio, mesmo antes de decidir pela alienação da companhia.
Acompanhar a situação do caixa, dos passivos, organizar bem os compromissos e saber mapear o fluxo de entrada e saída dará uma ideia de quando será o melhor momento de vender a companhia. Além disso, dará uma ideia de quanto tempo será necessário para organizá-la para a venda. Além disso, dessa forma os dados estarão sempre atualizados e o empreendedor poderá controlar a saúde financeira e contábil de sua companhia.
- Verifique o valuation
Com essas informações em mãos, fica mais fácil calcular o valor justo da empresa para que ela seja vendida pelo melhor preço, sem prejuízos ou supervalorização. O valuation é uma metodologia que pode estipular o quanto a companhia vale, e existem três métodos para isso: cálculo pelo valor dos ativos e passivo, pelo valor de empresas comparáveis ou pela capacidade de gerar caixa no futuro.
- Trace um plano para transação
Para dar continuidade a esse processo, é necessário traçar um planejamento estratégico que auxiliará na estruturação da transação. Assim, o empreendedor deve se apresentar ao mercado, começar a buscar investidores e saber como anda a concorrência, podendo assim fazer a melhor oferta, ou seja, a mais condizente com os benefícios e sinergias propostas, e também com os riscos já mapeados do negócio.
- Prepare a documentação
Um passo mais avançado exige a preparação de documentações, que normalmente são dois tipos: confidencial e não confidencial. A confidencial é apresentada a investidores que já estão com negociações mais avançadas. Para acessá-la, eles precisam assinar um termo de compromisso para que as informações contidas não caiam nas mãos de concorrentes.
Já a documentação não confidencial é aquela que será mostrada no início de uma negociação, a qualquer investidor interessado. Normalmente ela trata de uma breve apresentação sobre a companhia, sem detalhar dados relevantes sobre a companhia que podem prejudicar as negociações.
- Busque os investidores ideais
Por fim, e não menos importante, chega a hora de buscar os potenciais compradores para fechar o negócio. A melhor forma de fazer isso é por meio de road shows. Assim, o empreendedor consegue contatar diversos possíveis investidores, incluindo estrangeiros. Ter acesso ao maior número de interessados possíveis possibilita que a venda seja feita pelo melhor valor!
Todo esse processo pode ser demorado – e às vezes até difícil – se não houver uma organização prévia. Por isso, qualquer empresa precisa ter sempre mapeada a sua saúde financeira e colocar em dia seus documentos contábeis, financeiros, entre outros.
Vender uma empresa é um processo delicado que exige muita análise. O auxílio de uma assessoria especializada, especialmente durante a valuation, até o fechamento do negócio, é essencial para evitar riscos que a negociação pode trazer. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para transações que gerem maior valor com menor risco.
Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.