Converter um carro para gás é uma das práticas mais comuns entre motoristas profissionais.
Atualmente o Gás Natural Veicular, ou GNV, é visto como uma das fontes de combustível menos nocivas para a natureza. Entretanto, o processo de conversão depende do suporte de profissionais e de equipamentos especiais.
Como converter um carro para gás?
Este tipo de serviço normalmente é indicado para empresas ou profissionais que contam com um serviço de suporte e rastreio de frotas, tendo em vista que a instalação de GNV aumenta o valor do veículo, fazendo com que ele seja desejado por criminosos.
A instalação do Kit GNV precisa ser realizada por uma empresa especializada e autorizada pelas autoridades de trânsito.
A conversão envolve a adaptação do motor do veículo para funcionar com 2 sistemas. O primeiro é o sistema de combustível nativo do veículo, ou seja, aquele que vem de fábrica, e o segundo é o sistema de gás natural veicular.
O sistema de GNV precisa funcionar de forma conjunta com o sistema de combustível do veículo. Para isso é utilizada uma chave que permite alternar entre os 2 tipos de combustível.
Vale lembrar que para converter um carro para gás é necessário fazer alguns ajustes no sistema de suspensão do veículo. Isso acontece porque os cilindros de armazenamento de gás ocupam espaço e geram peso na suspensão do carro.
Qualquer carro pode ser convertido?
Em teoria qualquer carro que é equipado com um motor de combustão interna pode ser equipado com um sistema de gás natural veicular. Entretanto, alguns fabricantes recomendam que alguns modelos não passem por essa adaptação.
O GNV é um combustível gasoso, de forma que ele não exerce a função de lubrificação que a gasolina e o álcool exercem.
Em veículos mais propensos a problemas decorrentes de ressecamento dos dispositivos internos, não é recomendada a instalação de um kit gás.
Além disso, mesmo nos carros em que a instalação é permitida, é necessário alternar periodicamente entre a gasolina e o GNV.
Vantagens de converter um carro para gás
A prática de converter um carro para gás é considerada muito vantajosa, principalmente para pessoas que costumam utilizar o veículo com frequência.
De acordo com muitos especialistas, o retorno no investimento para converter um carro para gás pode ser alcançado depois de alguns meses rodando com o veículo.
Vamos analisar algumas das principais vantagens de optar por um carro com GNV.
Economia
Converter um carro para gás pode ser uma decisão muito econômica. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), o GNV possui uma autonomia média de 13km/M³ em veículos 1.0.
Este rendimento pode ser considerado excelente, principalmente para quem costuma conduzir veículos mais antigos, que possuem um nível de consumo mais alto que os veículos modernos.
Além disso, o M³ do GNV é comercializado a um valor mais acessível do que o valor de outros combustíveis, como o etanol e a gasolina.
Emissão de poluentes
Outra vantagem de converter um carro para gás está relacionada à emissão de poluentes.
Os veículos que funcionam com GNV emitem uma quantidade muito menor de poluentes que os veículos que utilizam o diesel e a gasolina.
Alguns até acreditam que se o GNV se tornasse um dos principais combustíveis no Brasil ele poderia ajudar a reduzir em até 70% a emissão de poluentes na atmosfera.
Esses resultados tornam a GNV uma excelente opção para quem se preocupa com o meio ambiente, mas não tem dinheiro suficiente para investir em um carro elétrico.
Autonomia
Ao converter um carro para gás muitos usuários informam que existe uma diferença gritante no rendimento.
Veículos utilizados para viagens longas acabam ganhando mais autonomia, tendo em vista que o GNV se torna ainda mais econômico em marchas altas.
Alguns especialistas em trânsito acreditam que utilizar o GNV em veículos de transporte como ônibus e caminhões pode fazer com que esses veículos rodem por muito mais tempo.
Como resultado, o custo do transporte público pode reduzir, e o valor geral dos produtos também, tendo em vista que boa parte do custo dos produtos se deve ao alto valor do frete, que é influenciado pelo combustível de baixo rendimento.
É seguro converter um carro para gás?
A segurança do GNV é uma questão muito polêmica. Ao longo de anos o combustível foi taxado de perigoso e arriscado, diante de alguns incidentes que ocorreram por falta de cautela.
Entretanto, em que pese algumas eventuais fatalidades, o GNV é considerado como um combustível seguro, desde que os procedimentos de instalação e abastecimento sejam respeitados.
A maioria dos acidentes envolvendo o GNV ocorreram por falta de perícia durante o abastecimento, ou por instalações precárias, como instalações caseiras utilizando cilindros de gás de cozinha.
A melhor forma de ter certeza de vale ou não a pena converter um carro para gás, é analisando as recomendações do fabricante. Assim é possível tomar uma decisão mais segura.