O Copom é responsável por definir a taxa básica de juros. Entenda mais sobre as atribuições e o funcionamento deste comitê.
O Banco Central do Brasil (BC) é determinante na definição dos rumos da economia brasileira, sendo responsável pelo funcionamento do sistema financeiro nacional, e, como consequência, do mercado financeiro como um todo.
Entre suas atribuições estão a fiscalização das atividades dos bancos comerciais, bem como o planejamento e a execução de políticas monetárias, realizados por meio do Comitê de Políticas Monetárias, mais conhecido como Copom.
O que é o Comitê de Política Monetária — Copom
Nesse sentido, o Copom é um órgão do Banco Central que foi criado em 1996 e, desde então, ficou responsável pela definição da taxa básica de juros da economia brasileira, a Taxa Selic.
As decisões do órgão impactam fortemente o mercado, afetando não só as instituições financeiras, como as empresas, os consumidores (preço ao consumidor) e até o mercado de investimentos (rendimento das aplicações).
Membros do Copom
Integram o comitê do Copom presidentes e diretores do Banco Central do Brasil. Também fazem parte do grupo pessoas que atuam direta ou indiretamente em departamentos ligados à economia.
Reunião do Copom
A reunião do Copom é realizada a cada 45 dias, e, por meio dela, os membros definem a Taxa Selic para o período. A definição da Selic é baseada em estudos técnicos desenvolvidos pelo Banco Central, que avaliam o comportamento e as perspectivas da economia brasileira e internacional.
Dessa forma, o Comitê utiliza uma série de informações que são a base para o processo de tomada de decisões. Por isso, a definição da Taxa Selic é tomada a partir da avaliação do cenário macroeconômico e dos riscos associados a ele.
A votação é realizada com a participação de todos os membros e posterior divulgação desses votos, sendo que as decisões são tomadas com o objetivo principal de manter alinhadas a inflação medida pelo IPCA e a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Agenda do Copom
A agenda de reuniões do Copom é divulgada antecipadamente e o encontro acontece ao longo de dois dias. O calendário de 2022 já foi divulgado pelo Banco Central.
Após a reunião, a decisão é divulgada — no mesmo dia — por meio de um comunicado. As atas das reuniões são disponibilizadas no site do Banco Central até quatro dias úteis após as reuniões.
A relação entre o Copom e a Taxa Selic
As decisões do Copom acerca da definição da Taxa Selic são tomadas levando em consideração as expectativas da inflação, atividade econômica e balanço de riscos. Assim, a definição da taxa básica de juros visa, fundamentalmente, cumprir a meta para a inflação.
Depois de definida qual será a taxa Selic pelos próximos 45 dias, o BC opera comprando e vendendo títulos públicos federais, essas operações são praticadas sempre com a premissa de manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.
O Copom é importante justamente pela sua influência na taxa, que é a referência para todos os juros da economia brasileira. A Selic afeta, por exemplo, as taxas de juros de empréstimos, das aplicações financeiras e dos financiamentos.
Na prática, significa dizer que toda vez que o Copom aumenta a Taxa Selic, os juros cobrados em financiamentos, cartão de crédito e empréstimos ficam mais altos. Esse movimento acaba desestimulando o consumo e contribui para a queda da inflação.
Por outro lado, quando o Copom decide pela queda da Taxa Selic, fica mais barato tomar crédito uma vez que os juros dessas operações também ficam mais baixos. Como consequência, o mercado de consumo é estimulado.
Como você pode ver, o Copom influencia diretamente as taxas de juros e o mercado consumidor. As suas decisões de aumento ou redução da Taxa Selic são baseadas em estudos técnicos do mercado e análise do cenário macroeconômico e dos riscos associados a ele.
Para saber mais sobre o órgão, vale a pena consultar o site do Banco Central na aba Copom. Lá, além de encontrar as atas das últimas reuniões, você tem acesso ao calendário das próximas reuniões, regulamento do Copom e tabelas com o histórico das taxas básicas de juros nos últimos anos.