Pesquisa mostra que maioria prefere cartões de crédito, mas novos formatos também vêm ganhando espaço
Os hábitos de consumo das pessoas estão sempre mudando, principalmente por conta de novas tecnologias, facilidades ou formatos de pagamento. Durante a pandemia, com aumento do número de compras feitas pela internet, foi possível analisar dados e compará-los com o varejo físico de maneira mais completa.
Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e do Instituto Qualibest comparou dados de pagamento, mostrando diferenças e semelhanças entre o que é consumido em pontos físicos e o que é comprado online. Além disso, os números também mostraram que novidades, como o Pix, e facilidades, como cartão de crédito para negativado, também têm influência nas compras.
Panorama dos meios de pagamento no varejo
A 3ª edição do Panorama dos Meios de Pagamento no Varejo Brasileiro, realizado pela SBVC e Qualibest, mostra detalhes sobre as compras dos brasileiros, principalmente comparando-os com dados anteriores. Por isso, de acordo com a própria instituição, foi possível notar que a pandemia movimentou diferentes frentes dos meios de pagamento.
Um exemplo disso é que, conforme os dados analisados, 62% das empresas fizeram alguma mudança na estratégia de meios de pagamentos durante o período, implementando carteiras digitais, Pix e parcerias com plataformas de cashback, para citar algumas.
Outro dado relevante é que o Pix, em menos de um ano de funcionamento, já se tornou um dos formatos mais utilizados para pagamentos. Atualmente é um dos mais importantes para o varejo online, com 36% das pessoas optando por esse tipo de transferência.
As informações da pesquisa mostraram também as diferenças (e algumas semelhanças) entre pagamentos feitos no varejo físico e no varejo online. Os dados mostram como os hábitos de consumo mudam de acordo com a fonte, assim como o meio utilizado para pagar.
Pagamentos em lojas físicas
Ao comprar em lojas físicas, a forma de pagamento varia dependendo do tipo de compra e de qual será o produto adquirido. Os dados mostraram que bens duráveis são pagos mais frequentemente com cartão de crédito, muitas vezes de forma parcelada.
Já para os bens de consumo imediato, geralmente o pagamento é feito em débito. O dinheiro também é bastante utilizado no segundo caso — e esses são os três formatos principais oferecidos em lojas físicas.
A pesquisa também mostrou que mais da metade das lojas físicas já oferecem o pagamento em Pix (69%), mas o formato é utilizado por apenas 39% das pessoas nas compras físicas. Outro formato bastante utilizado e com potencial de crescimento é pagamento móvel via algum tipo de aplicativo, como carteiras digitais.
No varejo físico, outro dado que chama atenção é o pagamento por aproximação, que movimentou R$ 41 bilhões no período analisado, indicando uma adesão do público à facilidade oferecida por alguns bancos.
Pagamentos em e-commerce
As compras online ganharam ainda mais espaço durante a pandemia, com 78% das pessoas afirmando ter aumentado a quantidade de compras virtuais durante a quarentena. Além disso, 16% disseram ter realizado sua primeira compra pela internet no período de isolamento.
Um dado interessante também mostrou mudanças nos hábitos de consumo: se antes as pessoas compravam mais por computadores, hoje os smartphones estão na frente. Além disso, 17% das pessoas afirmam que deixaram de utilizar grandes dispositivos, optando por comprar apenas pelo celular.
Quando se trata do varejo online, o cartão de crédito parcelado é o meio de pagamento mais utilizado, sendo a opção mais escolhida pelos consumidores (41%). De acordo com a pesquisa, isso se deve por conta da presença dos segmentos de bens duráveis em e-commerces, que são geralmente pagos dessa maneira.
Além do parcelamento, o cartão de crédito à vista também está entre os principais meios de pagamento oferecidos e utilizados pelas pessoas.
O pagamento por Pix já é oferecido por 55% dos e-commerces, sendo que 36% dos consumidores optam por esse formato de pagamento. Empresas que ainda não o oferecem dizem que pretendem implementá-lo dentro dos próximos 12 meses.
De maneira geral, a pesquisa mostrou que cartões de crédito ainda são os formatos mais utilizados pelas pessoas na hora das compras, tanto físicas quanto online. Entretanto, novos formatos e tecnologias vêm ganhando espaço, como é o caso do Pix e das carteiras virtuais, que podem tornar o momento do pagamento cada vez mais ágil e seguro.