Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no País e as flexibilizações das restrições sanitárias, o varejo brasileiro vem enfrentando dificuldades para se recuperar. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de vendas do setor caiu 1,3% em setembro.
Trata-se da segunda queda consecutiva após atingir, no mês de julho, o segundo nível mais elevado desde a chegada da pandemia, iniciada em março de 2020. Seis das oito atividades analisadas pela Pesquisa Mensal do Comércio apresentaram redução no último relatório.
Se por um lado há muitos desafios para o varejo retomar os volumes pré-pandemia, como os altos índices de inflação, por outro o mercado conta com diferentes possibilidades, e um deles é o programa de afiliados, que pode ajudar as lojas online a melhorar as vendas no próximo ano.
O tradicional infográfico estatístico do Hosting Tribunal, atualizado em 2021, compila informações importantes sobre o marketing de afiliados (como também é conhecido o programa de afiliados), mostrando alguns fatores que podem servir para as lojas online no Brasil venderem mais em 2022.
Segundo os dados, os gastos com marketing de afiliados devem crescer 10% nos próximos 10 anos. Se bem elaborados, esses programas podem aumentar a receita em 30% das empresas (incluindo as lojas online) que o executarem. Além do mais, o marketing de afiliados responde por 15% de todas as receitas de mídia digital atualmente.
Outra informação importante é que, junto com o e-mail marketing, o programa de afiliados é uma das maiores fontes de receita online, representando mais de 16% de todos os pedidos relativos ao comércio eletrônico nos Estados Unidos e no Canadá.
Todos esses dados são oriundos de pesquisas de mercado realizadas no exterior, mas podem representar uma tendência para o Brasil. O modelo cresceu nos últimos anos muito em virtude da relevância que as redes sociais ganharam na rotina das pessoas. A figura dos influenciadores digitais, como blogueiros e youtubers, tem conquistado cada vez mais espaço e sendo influência de comportamentos e consumo.
Por essas razões, apostar no marketing de afiliados é uma das saídas para o varejo superar a crise apontada pelo IBGE nos últimos meses e melhorar os volumes de vendas em 2022.
Por Gustavo Silva