Ninguém pode negar que as criptomoedas vieram para balançar todo o mercado financeiro. Muitas pessoas até hoje não entendem perfeitamente como elas funcionam, mas quem teve a capacidade de entender este mundo cedo e comprar as principais moedas na baixa, hoje tem um lucro considerável em mãos.
E as pessoas que até entendiam um pouco sobre o assunto, mas decidiram não pular nesse barco, hoje podem ter um certo arrependimento, principalmente quem acompanhou o começo e o auge do Bitcoin, onde a sua primeira venda foi por menos de um centavo de dólar, e hoje ele vale mais de 140 mil reais.
Mas é claro que é injusto olhar para as pessoas que não acompanharam essa onda na época e dizer que elas simplesmente perderam uma oportunidade. Hoje o assunto criptomoeda é mais popular, e a grande maioria das pessoas já ouviu falar disso, mas na época em que tudo começou as informações sobre o assunto eram mais obscuras. Você não tinha como ter total certeza da segurança disso, principalmente aqui no Brasil, portanto, é algo que não vale a pena ficar remoendo.
No entanto, é preciso lembrar que agora as coisas mudaram. As criptomoedas se tornam um assunto mais comum, e muitas pessoas têm interesse em entender sobre esse assunto para quem sabe começar seu próprio investimento.
E com toda essa informação disponível hoje, é justo dizer que esse pode ser o momento certo para entrar neste mercado, sendo um tipo de investimento que pode trazer lucros bem altos.
E se mesmo com o boom das criptomoedas você ainda fica um pouco inseguro de entrar nesse mercado, hoje estamos aqui para te ajudar, e dar para você o conhecimento básico para começar a investir.
Entendendo o que é uma criptomoeda
A primeira coisa que é necessário ter em mente é que a criptomoeda não é um dinheiro que pode sair do mundo virtual, é importante dizer isso, porque você pode ter, por exemplo, o real na sua conta digital, mas também pode ter reais fisicamente, e o mesmo se aplica para euro, dólar e moedas em geral. Mas quando estamos falando de criptomoedas estamos falando de um dinheiro que existe única e exclusivamente dentro do mundo virtual.
Você pode no máximo transformar as criptomoedas em dinheiro de verdade vendendo elas por dinheiro tradicional, o que vai fazer parte dessa conversa mais para frente.
Outra coisa que você precisa aprender, é que esse tipo de moeda é descentralizado, o que significa que ele não é regulado por nenhum órgão específico ou por algum país. E isso não significa de forma alguma que eles sejam parte de algo sem uma estrutura básica, é para isso que existe o blockchain.
O blockchain na verdade faz o trabalho de registrar o que acontece com as criptomoedas, como quando elas são compradas ou vendidas, fazendo com que tudo seja aprovado, tornando as transações delas muito mais seguras e confiáveis, e é um dos grandes motivos do porque cada vez mais pessoas investem nesse meio.
Quais são as principais criptomoedas?
Agora que você já sabe exatamente o que é uma criptomoeda e ainda sabe que é seguro trabalhar com elas, é hora de você conhecer melhor quais são elas.
É claro que o bitcoin já citado é o principal, sendo o mais conhecido por todos. Ele hoje em dia está totalmente dentro da cultura do mundo, e existem até lojas que aceitam pagamentos em bitcoin. Podendo fazer compra de imóveis com contrato inteligente, carros, até créditos em cassinos digitais, basicamente já é possível fazer todo tipo de transação.
Mas existem outras criptomoedas que valorizaram e muito no ano passado para cá, com alguns exemplos sendo:
- Gala
- The Sandbox
- Axie Infinity
- Polygon
- Terra
- Fantom
Então nesse ponto, o que você precisa fazer é escolher em qual moeda você vai investir. E apesar de todas essas citadas aqui terem valorizado recentemente, o que você precisa fazer é analisar qual delas cabe no seu bolso, qual você acha que é mais segura, qual você acha que vai valorizar mais. Não é um trabalho tão diferente de investir em ações, com a parte mais importante sendo você entender melhor o mercado delas para poder dar o tiro certo.
Feito isso, você pode fazer a negociação no estilo chamado peer-to-peer onde você pode negociar as criptomoedas diretamente com pessoas que as tem, tudo feito de forma computadorizada, sendo um jeito clássico e sem intermediários.
No entanto, existe também o exchange, que são basicamente corretores desse mundo, que vão intermediar a compra, de uma forma muito parecida com comprar ações. E depois que você finalmente comprar as suas criptomoedas você pode deixá-las na carteira digital da plataforma que usou, ou então transferi-la para alguma outra carteira digital de sua preferência. E pronto, você já vai estar dentro desse mercado.