O Banco Central (BC) instituiu oficialmente o sistema de pagamento PIX e aprovou seu regulamento. Uma alternativa para ferramentas de transferência como DOC e TED, o PIX permitirá transações bancárias 24 horas por dia, 7 dias por semana, com data prevista de vigência para 16 de novembro deste ano.
Capaz de executar pagamentos e transferências em segundos, o PIX tem o objetivo de diminuir custos de operações ao brasileiro e melhorar a experiência financeira. A novidade já tem movimentado e gerado grandes expectativas no mercado de pagamentos nacional.
O PIX tem data oficial para iniciar suas operações a partir de 3 de novembro de 2020, e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar até essa data para oferecer e receber o serviço aos brasileiros. A meta é que o PIX esteja acessível a toda população nacional até o dia 16 de novembro.
Revolução para as transações financeiras que conhecemos
Embora muitas instituições financeiras já possibilitem transferências entre bancos diferentes em até 30 minutos, o PIX chega para revolucionar, transferindo valores instantaneamente. Outra forma de pagamento que também sofrerá impacto positivo com a chegada do PIX são os boletos bancários, uma vez que não será necessário aguardar 3 dias úteis para o reconhecimento, sendo o pagamento identificado rapidamente.
Transações pelo PIX: como vai funcionar?
Segundo o BC, podem ser feitas as seguintes transações pelo PIX:
- Transações e pagamentos entre pessoas;
- Transações e pagamentos entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
- Transações e pagamentos entre estabelecimentos;
- Transações e pagamentos para entes governamentais (impostos e taxas).
Além disso, o BC também já determinou que as transações do PIX poderão ser feitas de forma tradicional, com informações e dados, como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, ou ainda através da leitura de QR Codes estáticos e dinâmicos:
QR Code dinâmico do PIX: Forma adequada para pagar compras diversas, pois contará com informações diferentes a cada transação e permitirá incluir dados adicionais.
QR Code estático do PIX: Possibilitará a definição de um valor para um produto ou um valor a ser enviado para diferentes transações, permitindo transferências entre pessoas físicas, por exemplo.