A pandemia da Covid-19 provocou uma série de mudanças nas vidas de trabalhadores e empresários de todo o país. Como fechamento de fábricas e lojas funcionando em horário parcial, começa a faltar produtos em alguns setores.
Este é o resultado da pesquisa Pulso Empresa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), que monitora os principais efeitos da crise na atividade empresarial do Brasil.
O levantamento revela que a maioria, 72%, das empresas que atuam no comércio varejista está com alguma dificuldade em repor insumos, matéria prima ou mesmo produtos industrializados.
Com a ausência de produtos em estoque e a reabertura dos comércios, os empresários começam encontrar problemas para manter a qualidade no atendimento ao cliente, já que os consumidores saem frustrados por não encontrar o que procuram.
O IBGE apontou o comércio como a atividade que tem mais dificuldade de reposição, seguido pela indústria com 51,8%, construção civil com 40,6% e o setor de serviços com 26%.
Em um segundo momento, o que passou a prevalecer foram os pontos relacionados à oferta e à cadeia de suprimentos, devido às dificuldades de acessar fornecedores”, revelou Flábio Magheli, coordenador do instituto.
Desafios pela frente
Com a falta no abastecimento e chegada de datas importantes para o comércio, como são os casos de Dia das Crianças e Black Friday, é necessário alterar o fluxo de atendimento e criar uma estratégia de vendas consultivas e melhorar a experiência do cliente com a sua loja.
Por isso, três medidas podem ser implementadas na sua loja para não perder negócios e também deixar os clientes satisfeitos.
Mantenha estoques atualizados em tempo real
Quantas vezes você já ficou por horas esperando um atendente em uma loja de calçados buscando por um modelo ou numeração e ele volta com a informação de não está mais disponível?
Certamente todo mundo já passou por uma situação parecida na vida. É frustrante!
Você precisa treinar o seu time para que eles mantenham as informações sempre atualizadas e fornecer um sistema que facilite essa comunicação entre entrada e saída de mercadorias.
Além disso, veja se o seu sistema é capaz de armazenar uma informação de pesquisa e interesse por tal calçado. Isso pode te ajudar a avaliar oportunidades e ampliar suas vendas. Fique sempre atento!
Invista em atendimento consultivo por WhatsApp
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) alterou a forma como as empresas se relacionam com os clientes e como elas armazenam e tratam os dados destes. Isso quer dizer que você precisa ser bem claro com o consumidor sobre qual a finalidade das informações que pede dele.
A princípio, questione ele se teria interesse em receber alguma divulgação institucional ou comercial da sua empresa. Se ele disser sim, tente completar o cadastro dele com idade, interesses, estilo e outras informações que podem ser usadas para implementar um estilo de venda consultiva.
Não sabe o que é isso?
Trata-se de ouvir as necessidades e desejos de cada cliente, entender o seu gosto e poder financeiro e ofertar algo que definitivamente resolve o seu problema.
Este tipo de venda pode ser acionada de forma ativa, quando você o questiona sobre alguma demanda que ele tenha, ouve com atenção todos os lamentos e necessidades e então faz uma oferta mais assertiva ou ainda, de forma passiva, após uma interação ou indagação por parte do consumidor.
É importante reforçar que a venda consultiva é uma relação amiga entre vendedor e cliente e não vale forçar a barra para tentar atender o interesse da sua empresa, o foco deve ser o consumidor.
Treine seu time de vendas para este atendimento mais humanizado por meio do WhatsApp.
Faça pesquisa com consumidores
Você conhece bem o público que frequenta o seu estabelecimento? Todos os que entram compram algo? Sabe qual é o ticket médio da sua operação? Quais são os produtos mais vendidos e quais são os mais procurados?
Infelizmente, na maioria das empresas brasileiras, as respostas destas questões são negativas.
Ao não conhecer o seu público, você atua no escuro e não consegue fazer uma boa projeção de metas, repor o estoque de forma estratégica e nem elaborar promoções mais efetivas.
A recomendação é que você use um sistema de CRM para armazenar dados de compra e de comportamento dos seus clientes e use-os não apenas para vendas, mas também para gerenciar melhor o seu negócio.
Implemente essas medidas em seu negócio desde já para aproveitar as datas comerciais que restam ainda neste 2020 cheio de incertezas.