O que é Paridade do Poder de Compra (PPC)?

6 minutos de leitura

Indicador calcula diferença entre poder de compra de regiões.

Você já notou que as coisas estão ficando mais caras ao longo dos anos? Desde que o Plano Real foi lançado em 1994, o poder de compra do real caiu mais de 85%. Como resultado, a moeda brasileira tem perdido valor perante o mundo, sobretudo em relação ao dólar.

Essa perda de valor não afeta apenas o comércio global, mas também bairros de uma mesma cidade. Uma casa com as mesmas características pode ter valores diferentes de acordo com o bairro onde se localiza, e isso pode influenciar bastante na hora de obter crédito para comprar um imóvel, por exemplo.

Essa diferença entre o valor de moedas e preços de bens é medida pela Paridade do Poder de Compra (PPC). Conheça mais sobre essa teoria e como ela pode influenciar a sua vida.

O que é PPC?

A PPC é uma métrica internacional utilizada para medir as relações entre as diferentes moedas globais. Seu objetivo é comparar o poder de compra de cada unidade monetária em um país.

Dessa forma, a PPC busca entender quais países possuem um custo de vida maior ou menor do que os outros. Ao contrário da taxa de câmbio, a PPC não leva em conta o valor da moeda, mas sim a sua capacidade de adquirir bens.

Por exemplo, imagine que uma pasta de dente custa € 2,00 em Portugal e R$ 8,00 no Brasil. Como o euro atualmente vale R$ 5,50, a pasta de dente portuguesa custaria cerca de R$ 11,00. Portanto, alguém que olhasse apenas a conversão diria que esse bem custa mais barato no Brasil.

No entanto, pela teoria da PPC, a história é diferente: um cidadão português precisa de apenas duas unidades de dinheiro para comprar a pasta. Já o brasileiro precisa de cinco unidades de seu dinheiro.

Logo, a abordagem desta medida considera a quantidade em moeda para adquirir um conjunto de produtos e serviços em um país, que pode ser comparada com a medida de outros.

Outras formas de calcular a PPC

Além das “unidades de dinheiro”, a PPC pode ser analisada utilizando o preço de bens, como também o Produto Interno Bruto (PIB), a renda per capita ou índices de preços calculados para medir a inflação.

Outros fatores levados em conta são o tipo de região onde a pessoa mora, a sua renda, contexto social, entre outros.

Teoria da PPC

Além de ser um indicador, a PPC serve como base para uma teoria que avalia o poder de compra. Essa teoria considera que existe uma taxa de câmbio de equilíbrio para a economia de cada país.

De acordo com a teoria, duas moedas estão em equilíbrio quando um conjunto de bens e serviços tem o mesmo valor nos dois países. Ela considera a existência de certas pré-condições, como um livre comércio total entre os países, ausência de impostos e controle de capitais etc. A isso dá-se o nome de Lei do Preço Único.

Como calcular o PPC?

A Lei do Preço Único considera a taxa de câmbio nominal para haver a troca de moedas. Nesse sentido, o PPC pode ser calculado através da seguinte fórmula:

  • E = e x (P¹ ÷ P²)

Onde:

  • E: taxa de câmbio de equilíbrio;
  • e: taxa de câmbio nominal;
  • P1: preços do primeiro país;
  • P2: preços do segundo país.

No exemplo acima, a taxa de câmbio “e” seria de R$ 5,50. A P1 seria € 2,00, enquanto a P2 seria R$ 8,00. Logo, o cálculo da taxa de equilíbrio segue:

E = 5,50 x (2 ÷ 8) = 1,375.

Portanto, um português precisaria de menos de € 2,00 para comprar a pasta de dente no Brasil. Logo, seu poder de compra é maior do que o de um brasileiro.

Diferenças locais

Em suma, a PPC é uma medida muito utilizada para medir a relação entre o poder de compra de moedas, ou seja, uma relação entre países, mas esse indicador também pode comparar bens dentro de um mesmo país.

Por exemplo, se você já pesquisou o preço de imóveis, pode notar que há uma grande diferença entre regiões ou até na mesma cidade. No primeiro caso, imagine que você possui R$ 200 mil para comprar um imóvel e resolveu olhar preços no interior da Paraíba e na cidade de São Paulo.

Esse valor pode comprar uma ótima casa no interior da Paraíba, mas em São Paulo geralmente mal paga 50% de um pequeno apartamento. São os mesmos R$ 200 mil, a mesma moeda, só que a disparidade de preços é enorme.

Nesse sentido, a PPC também pode ser utilizada mesmo com regiões que possuem a mesma moeda. A diferença é que outros fatores serão levados em conta, como localização do imóvel, custos de produção da região, tipo de construção e vários outros.

Portanto, antes de fazer qualquer projeto — seja realizar uma viagem ou comprar uma casa — fique atento a todos os custos envolvendo a região. Isso pode gerar uma grande economia para quem leva em conta a PPC.

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