Mudança do consumidor leva empresas a venderem de forma diferente, o que também pode ajudar clientes. Entenda
As tecnologias e a alta conectividade mudaram o comportamento das pessoas, principalmente quando o assunto é consumo. Atualmente, é fácil encontrar quem faça suas compras on-line, algo impulsionado ainda mais pela pandemia.
Entretanto, para a maior parte das pessoas (e talvez para você também), o consumo é feito, na verdade, tanto no mundo físico quanto no on-line, sempre buscando os melhores descontos e promoções para realizar a melhor compra possível.
Essa alternância contínua entre on-line e físico é o que as empresas entendem como experiência “figital” e que pode ser o melhor caminho para os consumidores encontrarem as melhores condições de compra.
Entenda melhor esse conceito e como usar o formato em seu benefício.
O que é o conceito de ‘figital’?
Figital nada mais é que o nome dado ao conceito de experiência híbrida de compras, que considera o consumo tanto on-line quanto físico, ou seja, quando uma pessoa consome por canais digitais de venda e também em lojas físicas.
A palavra “figital” vem da união de dois termos em inglês: physical (“físico”, em português) e digital (também “digital”, em português). Com a união, surgiu, então, a nomenclatura phygital, ou figital, em português.
O conceito leva em consideração a mudança de comportamento dos consumidores nos últimos anos, que passou a aderir cada vez mais a compra on-line, mas sem deixar totalmente de lado a visita às lojas físicas.
Além do ato de compra em si, o conceito também está relacionado à pesquisa de preços, à escolha de produtos, entre outros passos anteriores ao pagamento.
Isso quer dizer que as pessoas, mesmo comprando na loja física, provavelmente já deram uma olhada no site antes de irem ao estabelecimento. Ou, muitas vezes, ao pesquisar, viram que o valor da loja tinha mais descontos e promoções do que o e-commerce, ou vice-versa.
O consumidor figital
Esse comportamento figital dos consumidores impulsionou diversas mudanças na maneira como as próprias lojas pensam suas vendas. A partir da ideia da pesquisa e da compra por canais diferentes, as marcas passam a buscar maneiras de conquistar os clientes em todos os formatos.
Dessa forma, são pensados novos canais de venda, divulgação e publicidade, que levam em consideração uma presença híbrida e um cliente muito mais ativo, que estuda suas possibilidades em diversas lojas antes de fechar um negócio.
Por isso, cada vez mais os descontos e as promoções entre e-commerce e varejo físico serão pensados exclusivamente para esses canais ou, em alguns casos, feitos de maneira complementar.
O cliente sai ganhando exatamente nisso: com as lojas cada vez mais preocupadas em proporcionar a experiência figital a seus clientes, fica muito mais fácil encontrar as melhores condições tanto na loja física quanto na on-line, resultando em uma compra muito melhor.
Assim, mesmo que, para os consumidores, essas condições especiais não sejam tão perceptíveis, vale a pena ficarem sempre atentos e, de fato, terem o comportamento figital na hora das compras, já que as marcas estarão preparadas para atender a esse público.
Garantia de melhores compras
O comportamento figital dos consumidores e as mudanças feitas pelas próprias lojas para atendê-los trouxeram inúmeros benefícios também para os clientes. Afinal, com a alternância entre o on-line e o físico, é possível fazer uma pesquisa muito melhor de preço, qualidade e custo-benefício.
Quem nunca comprou algo pela internet com a expectativa alta e, quando o produto chegou, não era o que esperava? Indo até a loja ver o produto, essa análise fica muito melhor, o que contribui para a tomada de decisão de compra, mesmo que ela seja feita no e-commerce ou aplicativo da loja, por exemplo.
Portanto, o figital é um formato que pode trazer muito mais praticidade, confiança, qualidade e, claro, descontos e promoções para o consumidor. Vale a pena usar esse conhecimento dos formatos de venda a seu favor!