A grave crise provocada pela Pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo atualmente tem levado várias empresas a adotarem regimes de trabalho diferentes, para que desta forma possam continuar prestando os serviços.
Um exemplo disso é o Nubank, um Banco Digital gigante que está possibilitando aos seus empregados trabalharem remotamente, evitando-se desta forma que os mesmos precisem se deslocar das suas casas para o trabalho, o que poderia aumentar as chances de contaminação.
Renne Maulin, a diretora de Recursos Humanos da empresa informou que ““ainda que seja possível que abramos nossos escritórios antes, não exigiremos que os ‘Nubankers’ compareçam às nossas dependências antes do fim do ano”.
Os empregados da Nubank estão autorizados a trabalhar de casa desde o dia 12 de março, logo que começou a aumentar os casos da covid-19 no Brasil. Essa forma de trabalho foi estendida a todos os 2400 funcionários, em escritórios localizados em São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires e Berlim.
Não é só a Nubank que está adotando esta forma de trabalho remoto no Brasil. Existem diversas empresas privadas e órgãos públicos que estão adotando a mesma política do trabalho remoto, permitindo que os seus funcionários possam continuar prestando os serviços de casa, diminuindo desta forma a exposição ao possível contágio pelo novo coronavírus.
Nubank: uma das maiores Fintechs Brasileiras
A Nubank é uma das maiores Fintechs do país com mais de 20 milhões de clientes. Para quem não sabe, o termo Fintech designa empresas do setor financeiro que trabalham fortemente com tecnologia.
O Banco digital oferece cartão de crédito e conta corrente aos usuários através de um aplicativo que pode ser baixado em qualquer celular, e todo tipo de operação é realizado através dele, como transferências, consultas e pagamentos.
Ao contrário de outros bancos tradicionais, a Nubank não possui agência física e todos os seus recursos devem ser acessados pelo próprio aplicativo. Isso infelizmente representa uma certa dificuldade para pessoas que não tem muita afinidade com os recursos tecnológicos.
O fato de não ter atendimento ao público e de trabalhar primordialmente em plataformas digitais com certeza favoreceu para que o Nubank pudesse autorizar o trabalho remoto dos seus colaboradores.
No caso dos Bancos Convencionais por exemplo, como o Bradesco e a Caixa Econômica Federal, isso seria bem mais difícil de implementar em sua totalidade, pois muitos empregados continuam realizando o trabalho de atendimento ao público.
Trabalho remoto deverá se tornar uma tendência
Embora a permissão para o trabalho remoto na Nubank e em outras empresas esteja programado para durar apenas o período da crise do coronavírus, é certo que este tipo de trabalhado se tornará uma tendência.
Primeiramente, é importante levarmos em conta que ninguém sabe ao certo quanto é que vai normalizar a situação. Essa Pandemia pode perdurar por vários meses, ou até mesmo anos, o que obrigaria as empresas a adotarem o trabalho remoto por um período indefinido de tempo.
Mas mesmo com fim da pandemia e o retorno à normalidade, é certo que muitas empresas e o Governo vão manter alguns trabalhadores neste tipo de regime, considerando a enorme economia e praticidade desta forma de trabalho, além da economia do tempo de deslocamento do emprego.