Os negócios de alimentação passam por um profundo processo de transformação digital. Hoje em dia, a relação das empresas com os clientes acontece majoritariamente pela Internet, o que muda muito o cenário da gastronomia.
Se você pretende empreender e abrir um negócio alimentício, precisa entender qual é o novo cenário do mercado nacional e como se comportar para explorá-lo ao máximo.
Por isso, vale a pena aprender quais são os negócios de alimentação que mais crescem nesse mercado transformado. Veja a seguir a lista dos negócios de maior crescimento!
1. Dark Kitchens estão entre os principais negócios de alimentação
Um dos principais negócios na área gastronômica atualmente são as Dark Kitchens. Em termos de número, elas ainda não poucas. No entanto, estão em crescimento constante e projetam assumir o mercado de vez em pouco tempo.
Uma Dark Kitchen é um restaurante que não atende os clientes pessoalmente, mas apenas pelo aplicativo. Por isso recebe o nome “cozinha fantasma”, uma vez que aquela cozinha pode atender qualquer marca de restaurante.
E essa é, aliás, uma das principais estratégias das Dark Kitchens. Como elas estão atendendo apenas pelos aplicativos como o Rappi, Uber Eats ou iFood, a mesma cozinha, com a mesma equipe, pode atender diferentes marcas e culinárias.
A mesma empresa pode ter a “Pizzaria X”, para trabalhar com pizzas para os seus clientes, e ter a “Hamburgueria Y”, com lanches e hambúrgueres.
Por isso, as Dark Kitchens começarão a unir variedade e possibilidade de novos negócios para quem quer abraçar de vez o mercado de aplicativos de comida.
2. Delivery de pizzas pré-assadas é uma das realidades do mercado
O Brasil é um país que ama pizzas. Por dia, são consumidas 1 milhão delas aqui no país, com metade disso ficando em São Paulo.
No entanto, isso não significa que o mercado da pizza no Brasil não tenha espaço para transformação digital ou mudanças. Pelo contrário: tem sim.
Prova disso são as constantes novas maneiras de se comer pizza: novos formatos, novos sabores e novos conceitos.
Um deles é o delivery de pizzas pré-assadas. Em vez de comprar pizzas prontas para comer na hora, as pessoas compram unidades já pré-assadas, com o molho artesanal e os ingredientes de maior qualidade.
As pizzas são embaladas a vácuo e podem ser armazenadas no freezer do cliente por muito tempo. Depois, quando ele quiser comer a pizza, é só tirá-las do congelador e levá-las ao forno para ficar prontas.
3. Marmitas gostosas são tendência em cidades com muitos trabalhadores
Quem trabalhou fora de casa até recentemente sabe o que é ter de levar uma marmita para o emprego. Sabe também o que é precisar esquentar a marmita no microondas e sabe que o gosto não é dos melhores.
No entanto, sempre foi algo necessário a fazer e, por isso, milhões de trabalhadores passaram por isso todos os dias.
Entretanto, hoje em dia isso não é mais tão necessário assim. Atualmente, uma das mudanças que o setor digital trouxe é a possibilidade de obter marmitas gostosas, por um preço acessível e sem precisar esquentá-las no microondas.
Isso é possível não só pelos aplicativos de entrega de comida, mas também porque agora, com a Internet, os produtores de comida conseguem ter uma noção mais exata de quantas marmitas produzir.
Isso permite comprar ingredientes e produzir em maior quantidade, o que gera custos mais baixos.
É possível encontrar marmitas que saem por um preço muito em conta, muitas vezes até mais econômico do que cozinhar em casa (precisamos sempre considerar que, quando levamos marmitas de casa, estamos comprando a comida também).
Essa novidade tem sido muito importante para grandes centros de trabalho, como regiões comerciais ou industriais do país.
Para quem quer abrir negócios de alimentação, esse é um dos mais lucrativos pois representa um fluxo diário estável de clientes.
4. Comida saudável é uma preocupação global atualmente
Os dias em que se preocupar com comidas saudáveis era coisa só de quem era atleta, tinha muito tempo livre ou muito dinheiro acabaram. Hoje em dia, a preocupação com o valor nutricional dos alimentos é global.
No entanto, ainda existe uma problemática nessa história: a quantidade de informação disponível para poder elaborar uma dieta nutritiva. Não é todo mundo que consegue estudar, ler pesquisas científicas e pensar em uma rotina de hábito alimentar.
Há, portanto, uma demanda por empresas que sirvam uma dieta alimentar saudável que possa ser consumida de maneira rápida pelo cliente.
Hoje em dia, são muitas as empresas que entregam ingredientes e um planejamento semanal pensado para cada usuário em casa.
Ou então, algumas empresas preferem entregar a comida já pronta para o cliente na hora do almoço ou jantar.
Seja como for, é importante ter o apoio de um nutrólogo para poder pensar nas rotinas nutritivas com ganhos reais aos clientes.
Esses são os principais negócios de alimentação que prometem fazer sucesso na década de 20. E aí, qual deles é o mais interessante para você? Comente abaixo com a sua opinião!