Quem está em busca de um financiamento para a aquisição de um imóvel próprio, precisa conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado, bem como suas vantagens, desvantagens e diferenças.
As modalidades devem ser avaliadas de acordo com o perfil do consumidor: regras relacionadas ao prazo de pagamento, taxa de juros e plano de quitação antecipada da dívida. Assim, quem está pensando em fazer um financiamento imobiliário, antes de tudo precisa saber a diferença entre leasing e financiamento.
O que é o leasing
O leasing é bem diferente do financiamento. Nele, o cliente não detém a propriedade sobre o bem. Dessa forma, o imóvel é propriedade do banco e o interessado realiza o pagamento das parcelas conforme contrato. Porém, esse pagamento não faz com que o imóvel passe a ser de sua propriedade.
Ele funciona como uma espécie de locação, só que nesse caso o locador é uma instituição financeira. Esta instituição é responsável pelo imóvel e realiza o “empréstimo” do mesmo para outra pessoa. O prazo do contrato de leasing pode variar de 5 a 7 anos, por isso a ideia é que a pessoa fique no imóvel por um período mais longo.
O que é o financiamento
No caso do financiamento, o cliente faz a compra do imóvel utilizando de recursos emprestados por terceiros. Com estes recursos, fará a compra do bem. Ao término do pagamento das parcelas do financiamento, ele se tornará o proprietário do imóvel financiado.
Geralmente os financiamentos para a compra de imóveis são feitos com o pagamento de uma entrada e o parcelamento do saldo restante, em parcelas que podem chegar a 35 anos. Durante todo o período de pagamento haverá correção das parcelas e o imóvel estará ligado ao comprador, que não poderá negociar a sua propriedade por só poder ter o direito pleno sobre ela após o pagamento total da dívida.
As principais diferenças entre leasing e financiamento
Podemos dizer que a principal diferença entre o leasing e o financiamento é que, ao contratar o financiamento, além de adquirir a posse do bem, o interessado também pode ter a propriedade. No leasing, ao contrário, ele só tem a posse, enquanto a propriedade continua pertencendo à instituição financeira.
Como escolher a melhor opção
É fundamental avaliar as vantagens de cada um e entender qual deles melhor se adapta aos seus objetivos pessoais.
No caso do leasing, confira as principais características:
- pode ser financiado até 100% do valor do bem;
- a contratação costuma ser mais rápida;
- o custo costuma ser mais baixo que do financiamento;
- no caso de empresas, pode-se ter alguns benefícios fiscais;
- não há direito de propriedade até o fim do contrato;
- as penalizações por descumprimento do contrato podem ser elevadas;
- as comissões também podem ser elevadas.
No caso do financiamento, as principais características são:
- geralmente o interessado precisa pagar um valor de entrada;
- a contratação é mais burocrática;
- o custo costuma ser mais alto que o do leasing;
- há direito de posse e propriedade já na assinatura do contrato;
- as penalizações por descumprimento do contrato podem ser elevadas;
- As taxas devem ser avaliadas com cautela.
A escolha entre o leasing e o financiamento deve ser feita levando em consideração o tipo de imóvel e o perfil de quem está buscando as modalidades. Em ambos os casos, é fundamental ler o contrato com atenção, avaliando prós e contras, bem como as taxas de juros e demais obrigações que serão assumidas com a instituição financeira.