Desde quando assumiu o Governo de Rondônia, o coronel Marcos Rocha, que sempre foi um defensor do uso da tecnologia para dar origem a novos negócios, as chamadas “startups” e fortalecer o empreendedorismo inovador no Estado, deliberou em julho de 2021, a criação do programa Hub.RO Coworking e Incubadora de Negócios; a primeira incubadora de empresas rondoniense, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, com a finalidade de orientar e capacitar tecnicamente pessoas com ideias criativas para novos empreendimentos, ajudando a estruturar a equipe, fazer um plano de negócios e conectar com possíveis investidores do Poder Executivo, visando fomentar emprego e renda.
De 2021, ano de criação do programa, os principais segmentos de startups que passaram pela Hub.RO são: Bioeconomia, Serviços; Ecommerce e Varejo. Neste período registra-se que mais de cinco mil pessoas foram atendidas para atividades como Coworking (compartilhamento de ideias); 820 agendamentos; 76 eventos e capacitações e 37 pré-incubações feitas pela Hub.RO.
O Executivo Estadual aguardava o envolvimento do público jovem que tem o sonho de empreender e ainda não tinha um lugar para se reunir e transformar seu produto em uma empresa e consequentemente, ter realização, gerar emprego e renda. “O Hub. RO foi pensado para amparar a estruturação de negócios em estágio inicial. Para isso, os empreendedores encontram um local fértil para parcerias e investimentos. Além de terem acesso à consultoria com especialistas, cursos de capacitação e outros benefícios que irão ajudar seu negócio a decolar”, pontuou o governador coronel Marcos Rocha.
Instalada no Porto Velho Shopping em Porto Velho, a incubadora acompanha 19 empresas que participam dos planejamentos de incubação e aceleração de negócios. São atendidas micro e pequenas empresas que estão dando os primeiros passos no mercado, consolidando assim, a cultura de startup em todas as áreas. O objetivo é potencializar o surgimento de empreendimentos que contribuam com aumento da economia e de empregos, além de outros benefícios oriundos destas iniciativas.
“Até o ano de 2019 o Estado não tinha uma coordenadoria específica para inovação. Com a criação desta nova frente de trabalho junto a esse espaço é possível desenvolver e fortalecer novos negócios para o Estado, gerando novas oportunidades de emprego e renda. Para o mandato 2023-2026, a gestão Marcos Rocha vai construir o primeiro Centro de Incubadoras, expandir a Rede Estadual de Incubadores – Reinc, dará continuidade a ação governamental ‘Geração Emprego e aperfeiçoar os programas de sucesso no Estado como o Invest Rondônia”, finaliza o coronel Marcos Rocha.