Um dos serviços mais indispensáveis nos dias atuais – os seguros são fundamentais no nosso dia a dia. Isso porque eles são capazes de nos proteger de uma série de imprevistos e incidentes aos quais estamos expostos diariamente.
No entanto, com a chegada do novo coronavírus ao Brasil e a adoção das medidas de isolamento social, muitas pessoas se questionaram sobre a real importância de manter ativo o seguro auto. Isso porque, com o menor uso do veículo, supostamente a proteção seria dispensável.
Na verdade, embora pareça que você não vai precisar do seguro no momento, ele continua sendo a melhor forma de proteger o seu bem, independente da frequência de utilização do carro.
Ainda não está certo disso? Acompanhe as informações a seguir e veja porque manter o seu seguro auto mesmo na quarentena é essencial.
Afinal, por que preciso do Seguro Auto?
Antes de mais nada, deve-se entender qual o real papel do seguro para o seu carro.
Trata-se de uma apólice que visa proteger o seu veículo mediante o pagamento de um valor, que pode ser cobrado mensal ou anualmente – dependendo da seguradora escolhida.
Esse tipo de serviço é um dos mais procurados por donos de veículos que desejam se resguardar contra os mais diversos imprevistos. Ele é a melhor forma de proteger algo que lhe custou tão caro.
Isso porque a maioria dos seguros tem como principal objetivo oferecer uma cobertura completa para as situações que você está exposto diariamente e que são imprevisíveis
Essa premissa vale tanto para pequenos incidentes, como colisões com outros veículos e panes elétricas, quanto para problemas ainda maiores, como é o caso de roubo ou furto do veículo, que pode gerar um grande prejuízo financeiro.
Qual a importância de manter o seguro na quarentena?
Inicialmente, não se esperava que a pandemia fosse durar tanto tempo. Já passaram-se mais de quatro meses desde que o vírus se instalou no Brasil e, diante desse cenário, muita coisa mudou por aqui.
As medidas de isolamento social foram adotadas e as pessoas passaram a sair menos de casa, realizando seus trabalhos de forma remota e interrompendo outras atividades cotidianas. Algumas exceções ocorrem como, por exemplo, profissionais dos serviços considerados essenciais
Ainda assim, determinadas atividades não puderam ser suspensas por completo, exigindo que muitas pessoas continuassem a se deslocar pela cidade para ir ao trabalho ou fazer compras, por exemplo.
Neste sentido, observa-se que o uso do carro não foi interrompido completamente, uma vez que é a forma mais segura de transitar. No carro, há um mínimo contato possível com outras pessoas – algo que não acontece no transporte público.
Sendo assim, ainda estamos expostos aos riscos, mesmo que seja por um menor período. Afinal, já pensou se durante aqueles 5 minutinhos que você pega o carro para ir até a farmácia, alguém bate no veículo? Ou ainda se você é assaltado no percurso?
Além do mais, por mais que o carro fique parado na garagem, isso não significa que você está completamente livre de problemas. A bateria pode arriar, os componentes estragarem ou ainda, alguém pode até furtá-lo durante a madrugada.
Os riscos são enormes e, mesmo diante deste momento difícil, não vale a pena corrê-los, pois os prejuízos nesses casos podem ser enormes.
Como fica o Seguro Auto neste período?
Se cancelar não é a melhor solução, por outro lado, as seguradoras precisaram se adaptar à nova realidade para atender os clientes mesmo durante a quarentena.
Em sua maioria, adotou-se o atendimento digital para garantir que os segurados continuassem recebendo a assistência necessária.
Algumas empresas inclusive já utilizavam da tecnologia como seu pilar principal para oferecer um bom serviço aos seus clientes.
No entanto, sua dúvida pode estar relacionada aos valores pagos. Isso ocorre, principalmente, se você é autônomo ou teve redução salarial por conta da pandemia, e como consequência, tem um orçamento menor e também está dirigindo menos quilômetros por semana.
Nesse sentido, o mais indicado é buscar por um serviço que atenda melhor a sua nova realidade, como por exemplo, o seguro auto pago por uso.
Com essa modalidade, você paga apenas uma assinatura mensal, mais o valor cobrado por quilômetro rodado. Essa alternativa tem sido a grande salvação para quem busca economizar e reduzir as despesas durante o isolamento social.
Isso porque esse tipo de seguro costuma ser até 50% mais em conta do que os seguros tradicionais, oferecendo cobertura completa e personalizada para os segurados.
Ficar sem seguro nunca é a solução
Em breve, a tendência é que as coisas gradativamente voltem ao normal. Por isso, cancelar o seu seguro auto não é a melhor opção para o momento, uma vez que quando tudo se restabelecer, você deverá continuar utilizando o seu veículo normalmente.
Dessa forma, o mais indicado é buscar um seguro auto mais barato e que ofereça basicamente as mesmas condições de um plano tradicional.
Assim, você ainda pode economizar dinheiro para quando as coisas melhorarem, você realizar aquela tão sonhada viagem ou até mesmo trocar de carro!
Por Beatriz Souza