Iniciativa governamental tem como objetivo reaquecer o setor e alavancar o turismo interno.
O turismo foi um dos setores econômicos mais impactados pela crise sanitária de 2020. O cenário global causou restrições de viagens no mundo todo, o que ocasionou a diminuição da venda de pacotes turísticos nas agências, além de queda pela procura de quartos em resorts e hotéis, por exemplo.
Contudo, em 2021, o setor planeja retomar o crescimento e atrair os visitantes novamente. Para alcançar esse objetivo, as redes de hotéis e as agências de viagem já planejam descontos para turistas, além de outras vantagens tentadoras.
A categoria ainda ganhará um importante reforço do Governo Federal. Em janeiro, o Ministério do Turismo anunciou uma medida histórica: de forma inédita, ele irá proporcionar uma ajuda financeira para todos os estados da federação, de uma única vez. No total, o investimento é de R$ 8,3 milhões.
O objetivo da medida é subsidiar ações que promovam os destinos turísticos no país, incentivando a viagem tanto de turistas nacionais quanto estrangeiros. O convênio proposto pelo Ministério do Turismo foi assinado com 16 estados, incluindo Goiás, além do Distrito Federal.
A ação teve início no ano passado. Até o mês de outubro, as secretarias estaduais de turismo precisaram cadastrar propostas de promoção das cidades turísticas. Cumprindo esse requisito, cada estado tinha direito a receber até R$ 500 mil de incentivo financeiro.
Gilson Machado Neto, Ministro do Turismo, esclareceu que o objetivo da iniciativa é recuperar o setor, uma vez que essa categoria é importante para o Brasil e foi duramente impactada por todas as questões sanitárias da crise. Ele destacou que um diferencial do projeto é o incentivo do turismo interno, ou seja, moradores de um estado visitando pontos turísticos locais.
Selo Turismo Sustentável
Além da ajuda financeira, o Governo articulou-se para realizar outras iniciativas que ajudem o setor nesse momento. Ao final de 2020, em 10 de novembro, foi lançada a Campanha de Retomada do Turismo com o slogan “viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”. Ela se estendeu até o dia 30 de janeiro.
A campanha abrangeu uma aliança nacional, que se mobilizou para retomar o crescimento do setor, incluindo a presença de 32 instituições do poder público, além da participação da iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S.
Uma das principais ações realizadas foi a criação do Selo Turismo Responsável — Limpo e Seguro. Ele foi feito com o objetivo de orientar os estabelecimentos e os serviços do setor sobre como deveria ser o processo de reabertura, seguindo todas as orientações sanitárias cabíveis.
As instruções do selo foram destinadas a 15 segmentos do turismo, contando com medidas sanitárias que os estabelecimentos e os serviços precisam adotar. Essas orientações foram chanceladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), visando garantir a segurança e o bem-estar tanto dos funcionários quanto dos viajantes.
Para conseguir exibir o selo, seja no site, no aplicativo ou presencialmente, os resorts, os hotéis e as agências de turismo interessados devem regularizar a situação no site do Cadastur. Isso vai permitir que os órgãos responsáveis verifiquem se o que é pedido está sendo cumprido, liberando o uso do selo.
Mais de 25 mil estabelecimentos no país adotaram o selo, uma evidência de como o setor está disposto e ansioso por essa retomada. A recomendação do Ministério do Turismo é que o selo seja colocado em uma área de fácil visualização nos sites, nos aplicativos ou nas áreas dos estabelecimentos cadastrados.
O selo conta com um QR Code, no qual os clientes interessados podem averiguar quais são as medidas sanitárias adotadas por aquele local.