As criptomoedas podem ser definidas como moedas digitais, além de serem uma das milhares formas de investimentos que existem na atualidade, que acaba sendo extremamente necessário que você entenda como funciona a mineração de criptomoedas, por conta da grande crescente que as mesmas vem tendo.
Pode-se dizer que este grande crescimento e visibilidade que as criptomoedas estão tendo, se dá por conta da evolução da tecnologia, que entrega maior praticidade a informação e mineração da mesma, entretanto, isso também acaba se tornando um ponto negativo, que você verá um pouco mais sobre mais abaixo.
Porém, antes que você veja um pouco mais sobre as criptomoedas para que você entenda como funciona a mineração de criptomoedas, é necessário que você entenda alguns conceitos antes.
Evolução da tecnologia
Como foi citado mais acima, a evolução da tecnologia foi o que possibilitou a grande visibilidade das criptomoedas, além de entregar um investimento e mineração mais prático e fácil às mesmas.
A história dessas moedas digitais começou a ser escrita desde 1998, quando pouquíssimas pessoas tinham acesso ao conhecimento da existência das mesmas, algo que ao passar dos anos e evolução da tecnologia, mudou completamente.
Pode-se dizer que na atualidade, todo mundo já ouviu falar no termo de “criptomoedas”, entretanto, ainda vale ressaltar que a definição do termo, além do investimento e mineração das mesmas ainda são desconhecidos para muitas pessoas.
E agora que você já sabe a importância da tecnologia para estas moedas digitais, você está preparado para saber exatamente o que elas são, para que você entenda como funciona a mineração de criptomoedas logo após.
O que são as criptomoedas
As criptomoedas, como foi falado anteriormente, são como qualquer outro tipo de dinheiro que encontramos no nosso dia a dia, entretanto, totalmente digitais, podendo assim, serem denominadas de “moedas digitais”.
Estas moedas têm suas transações controladas por criptografia, algo que acaba entregando uma segurança extremamente alta para as mesmas, além de que não é necessário você inserir informações pessoais para fazer uso das mesmas.
O grande ponto das criptomoedas, é a sua grande volatilidade, que faz com que o seu preço suba e caia diariamente, de formas bem drásticas.
Entretanto, embora isso pareça um ponto negativo na primeira impressão, é importante ressaltar que tal volatilidade pode ser usada para obter grandes lucros, quando você tem um bom conhecimento sobre as mesmas.
Existem 3 métodos de você adquirir ou fazer uso das criptomoedas na atualidade, sendo eles: por meio de trocas, investimentos ou minerando, onde você entenderá um pouco como funciona esta mineração logo abaixo.
Entenda como funciona a mineração de criptomoedas na atualidade
Como citado acima, todas as transações das criptomoedas são feitas através de criptografia, onde são registradas e validadas em um banco de dados, denominado de blockchain.
Neste blockchain é possível observar todas as transações feitas com criptomoedas, não deixando nenhum dado oculto ou algo do tipo.
Mas enfim, o que é a mineração? A mineração é o ato de registrar e validar as operações feitas com estas moedas no blockchain, onde você será remunerado com novas unidades das próprias criptomoedas.
Entretanto, por conta da grande visibilidade e busca que as criptomoedas ganharam, a mineração acabou se tornando um processo que demanda mais tempo, além de equipamentos mais potentes, por se tratar de uma “competição”, onde ganha aquele que registrar primeiro a criptomoeda.
Esse é um dos pontos negativos das criptomoedas, tendo em vista que sua mineração demanda de diversos equipamentos potentes, onde milhares de pessoas e empresas investem seu dinheiro, entretanto, somente 1 deles obterá lucro.
Caso você queira saber um pouco mais de como funciona a mineração de criptomoedas, e os investimentos da mesma, para poder começar nesta área da melhor maneira possível, você pode obter mais informações na Financial Move, que tem as melhores informações e estratégias presentes no mercado de criptomoedas.
Principais criptomoedas
Agora que você já sabe como funcionam as criptomoedas, além de como obtê-las, está na hora que você veja as principais presentes no mercado na atualidade, para que você entenda como funciona a mineração de criptomoedas completamente.
Bitcoin
A mais famosa e citada criptomoeda de todo mundo, o grande Bitcoin, que está presente no mercado desde 2008.
Existe um número finito de bitcoins, sendo ele de 21 milhões, algo que acaba deixando a mineração do mesmo ainda mais disputada, além de existir uma estimação para quando o último Bitcoin será minerado, que é em 2140.
Bitcoin Cash
O Bitcoin Cash é uma evolução do Bitcoin tradicional, trazendo como principais diferenciais do seu antecessor: taxas mais baixas ou isentas e maior velocidade nas transações.
Ethereum
Logo abaixo do Bitcoin, temos o Ethereum, um grande concorrente ao Bitcoin. Em sua versão anterior, o Ethereum teve seu sistema hackeado, onde foi roubado aproximadamente 50 milhões de dólares.
Entretanto, isso não foi o suficiente para derrubar a moeda, onde passou por uma grande reestruturação e até trocou de nome, e atualmente é uma das criptomoedas mais visadas em todo o mundo.
Com isso, o objetivo de que você entenda como funciona a mineração de criptomoedas foi totalmente concluído, tendo em vista que você já sabe de tudo que é necessário para adentrar neste mundo de criptomoedas.