A mudança tecnológica que atingiu o nosso cotidiano certamente também alterou os métodos e padrões anteriormente estabelecidos de gerenciamento de um negócio, não é mesmo? Um simples exemplo é em relação às planilhas eletrônicas, que facilitaram – e muito – o cotidiano das empresas, graças a automatização dessa tarefa.
E com cada vez mais áreas influenciadas pelas novas tecnologias, com o passar do tempo também foram surgindo novos segmentos para gestão. E uma das ferramentas que com certeza pode lhe ajudar com isso, melhorando a comunicação interna do seu negócio e intensificando seus próprios resultados, é o endomarketing digital.
Mas afinal, o que é endomarketing digital?
O conceito de endomarketing digital, como você já deve estar esperando, deriva do bom e velho conhecido endomarketing, aplicado já há muito tempo em empresas de médio e grande porte.
Porém, recentemente ele foi reestruturado também para se adequar às novas tecnologias e às demandas da internet, e continua sendo toda e qualquer ação de marketing voltada para a melhora da comunicação e da satisfação do público interno, dessa vez, digital.
Seu principal objetivo é o de estabelecer relações internas mais fortes, tornando a equipe muito mais animada para produzir bons resultados e, consequentemente, melhorar também as vendas, a produtividade e a própria rentabilidade da empresa como um todo.
Sendo assim, já deu para compreender o que é endomarketing digital, certo? No geral, a estratégia digital é voltada para o público interno, ou seja, para os próprios funcionários e colaboradores da empresa.
Endomarketing digital e tradicional: qual a diferença?
Para muitas empresas a comunicação digital – ainda – se trata de uma novidade. Porém, esse é um grande erro, uma vez que ela tem se tornado um ‘braço direito’ cada vez mais expressivo do endomarketing, especialmente à medida que é capaz de relacionar cada um dos setores da sua empresa em um lugar só: na rede.
Com o endomarketing digital você consegue reunir melhor todos os pilares da sua empresa, facilitando a comunicação interna e o próprio espírito colaborativo do pessoal. Assim, as metas prometem ser cumpridas com maior eficácia e rapidez – e os gestores, diretores e demais colaboradores poderão se encontrar em um mesmo espaço (não físico), para discutir assuntos, dividir ideias, e é claro, tornar o clima organizacional muito mais agradável.
Quais são suas ferramentas?
Algumas empresas acreditam que um único chat já é uma ferramenta de endomarketing digital, o que é um grande erro.
Por outro lado, a intranet social (algo como uma versão ‘privada’ de uma rede social unicamente para os seus colaboradores) pode envolver uma grande variedade de informações em um só lugar: tais como eventos, espelhos de ponto, rankings, espaço para dar as novidades da empresa, conteúdo para download e muito mais.
Além disso, os blogs corporativos e outras ferramentas, tais como o MySuite, disponibilizam um espaço digital com sala de reunião, espaço para fórum, abertura de solicitação e muito mais também são indicados!
E agora que você já sabe o que é endomarketing digital, o que você está esperando para apostar nessa estratégia em sua própria equipe interna? Para conferir ainda mais estratégias, tanto de endomarketing como de marketing digital como um todo, confira nossos outros artigos!
ANDRÉ CINTRA
Consultor, professor e palestrante com experiência em marketing digital e vendas. É CEO da Post Digital, agência de marketing digital fundada em 2010. Coordenou mais de 300 projetos personalizados para clientes nas áreas da saúde, educação, tecnologia, varejo e indústria. Ganhou o prêmio de Espada Ninja na Vitrine(Gold) no maior evento de marketing digital da América Latina, em 2019.
Via Post Digital