Muitas pessoas buscam fazer o financiamento de carros, imóveis, motos e outros itens que, normalmente, são muito caros para comprar de forma a vista. Portanto, fazer um financiamento se torna muito mais recomendado e vantajoso para poder obter uma casa dos sonhos ou carro tão desejado. Mas quando alguém encontra problemas em seu nome, tendo dívidas e acabando com o nome sujo, é possível que o financiamento seja feito?
O nome sujo é, infelizmente, um termo que muitos brasileiros se identificam, já que muitos vivem endividados com diferentes empresas, pessoas e serviços, muitas vezes por falta de atenção, controle de suas finanças ou falta de dinheiro. A organização financeira de uma casa é muito importante para evitar problemas futuros como um nome sujo e a impossibilidade de realizar certas ações por conta desse fator.
A educação financeira desde cedo é um fator muito importante que ajuda a evitar situações como essa. Saber como pagar as contas em dia, separar dinheiro para certas ações, nunca deixar taxas se acumularem e mais deve ser algo que as pessoas aprendem desde cedo. Portanto, é ideal que a aprendizagem seja passada para jovens dentro e fora de casa, como nas escolas.
Quem busca um financiamento, porém não sabe se pode fazer por conta de seu nome sujo deve tomar em conta as instruções passadas pelo próprio SERASA do Brasil. Saber sobre a restrição cadastral é o primeiro passo para entender sobre o assunto.
Restrição cadastral: o que significa?
Dentro de uma instituição bancária, há uma lista interna contendo indivíduos e usuários que possuem um histórico de endividamento. Por meio dessa inclusão na lista, uma pessoa possui restrição cadastral. Essas pessoas normalmente são aquelas que têm dívidas prescritas ou pagas em atraso. Essa restrição pode ser ruim até mesmo para quem já quitou suas dívidas com o banco, por isso é extremamente necessário que um usuário de conta bancária evite o endividamento.
Apesar dessa prática ser considerada ilegal por meio do Código de Defesa do Consumidor, muitas listas internas podem ser eternas dentro do banco. Leis mais recentes aplicam que a restrição cadastral não pode ocorrer para dados internos com mais de cinco anos. Portanto, a barragem de empréstimos ou financiamentos não pode ser feita nesse caso.
Conferir a situação com o banco, consultar CPF e quitar a dívida é o ideal de ser feito em uma situação como essa. Apesar de ser uma complicação por até 5 anos, é preciso lidar com ela o mais rápido possível para evitar problemas para sempre com a mesma instituição.
Para que fazer um financiamento?
Muitas pessoas fazem o financiamento para obter itens que são acima daquilo que podem pagar com dinheiro à vista, como imóveis, carros, eletrônicos caros, motos e outros itens que custam muito dinheiro. O financiamento é uma forma, em si, de evitar problemas com endividamento. Portanto, é extremamente benéfico que um financiamento seja feito para casos como esse.
É possível fazer um financiamento tendo uma dívida?
A pergunta mais séria seria: o financiamento pode, de fato, ser feito com uma dívida no nome? A resposta mais simples seria que não, é quase impossível que um indivíduo possa fazer um financiamento em qualquer item com um nome sujo. É preciso quitar a dívida antes de investir no financiamento, porém, mesmo assim ainda existem contratempos.
Uma das etapas do processo de financiamento, em especial de imóvel, é que o banco confira o crédito de quem está solicitando. Os bancos usam vários critérios para decidir se o financiamento pode ou não ser liberado. Um deles seria o Serasa Score 2.0. Esse método é uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de um consumidor. Ela vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado as chances que cada pessoa tem de pagar suas contas em dia.
Portanto, quem possui tudo em dia tem mais chances de ter crédito para o financiamento. Enquanto quem possui dívidas ou até dívidas recentemente quitadas podem acabar também influenciado no processo, é preciso notar que a pontuação considerada a melhor e na média para obter crédito seria, ao menos, 500 pontos.
Após limpar o nome, é possível fazer financiamento?
Se o CPF está limpo e as dívidas quitadas, ainda há problemas de obter um financiamento. O banco leva em conta o histórico de contas e pagamentos para o financiamento, portanto é ainda difícil obter o financiamento após limpar o nome recentemente.
Outro problema seria o problema estrutural, pois a instituição bancária irá analisar os problemas prévios com dívidas e pedir comprovação de renda. Caso o problema seja não poder arcar com as contas por conta da falta de renda, o banco possui o direito de recusar o crédito do solicitador de financiamento. Por isso, é preciso se organizar apropriadamente antes de solicitar este crédito.