Um bom empresário é feito de um bom caráter, uma boa ideia, uma base sólida de contatos e clientes e também de bons funcionários. Porém, tudo isso vem de um processo contínuo de um bom planejamento.
Mesmo as grandes empresas atingem um ponto em que querem ir além do que está em seu planejamento, que já atingiram onde pretendiam chegar desde o início. Enquanto as pequenas pretendem começar a alçar voo, mas não possuem o capital necessário para que isso aconteça. Empresas são, em sua forma mais pura, ideias. E ideias não foram feitas para ficarem estagnadas.
Segundo um levantamento feito pelo Serasa, no primeiro semestre do ano de 2019, a demanda por crédito para pessoa jurídica deu uma pequena diminuída em relação aos outros anos. Contudo, as instituições financeiras sempre estão extremamente interessadas em investir em empresas.
Quando a demanda está alta, demonstra que o ambiente de negócios está favorável para o lucro. E é isso que as instituições buscam cada vez mais. A oferta de crédito é um indicador econômico relevante.
É verdade que, independente do momento, um empréstimo implica em assumir uma grande responsabilidade. Sem o devido planejamento, torna-se uma nova dívida, uma vez que não há crédito que não seja acompanhado de juros. Em contrapartida, pode vir a ser um meio de desenvolvimento caso seja utilizado de forma criteriosa.
Um bom empresário sabe que planejamento é importante. Assim como uma árdua pesquisa antes de tomar a decisão de fazer ou não um empréstimo para empresa. Se porventura o negócio estiver passando por um período delicado ou gostaria de ir além, talvez esse seja o caminho. No entanto, no caminho há uma bifurcação com diversas possibilidades.
Tipos de empréstimo para empresas
Ao contrário do que se pensa, cada linha de crédito para empréstimo tem a sua especificidade, assim como cada instituição financeira tem as suas regras para cada uma delas. Analise com cuidado antes de tomar uma decisão, planeje e faça uma simulação de empréstimo em diversos lugares.
Com um celular em mãos, basta dizer ‘ok google’ e dizer o que você precisa. Pesquise por empresas de boa reputação no mercado e que são bem indicadas por outros consumidores.
Qualquer tipo de empresa pode participar, desde que tenha ao menos um ano de atividade e conta bancária de pessoa jurídica. Existem instituições que oferecem desde empréstimo para pequenas empresas, como o empréstimo para MEI, até para empresas maiores com limite de R$100.000,00.
Cada empresa possui sua própria necessidade, sendo o primeiro passo é saber quais os tipos de empréstimo mais comuns do mercado e qual a aplicação de cada um deles.
Veja abaixo os mais comuns e avalie mais a fundo antes de tomar a sua decisão.
Empréstimo online
Para evitar a burocracia e poupar tempo, é a opção mais vantajosa. O empréstimo online urgente tem sido popularizado pelas instituições chamadas fintechs. Ela éuma linha de crédito que vem se expandindo com a demanda de micro, pequenas e médias empresas e tem como objetivo facilitar a mediação entre o credor e o cliente.
O site da instituição oferece uma calculadora em sua página para que o empresário faça uma simulação do valor das parcelas e em seguida, solicita a documentação. Em poucos dias se dá a aprovação do empréstimo e o valor é creditado na conta da empresa.
Capital de giro
Mais indicado para micro e pequenas empresas, o empréstimo para empresas de nome Proger Urbano – Capital de Giro, como o nome indica, tem o objetivo de financiar o capital de giro. Com essa linha de crédito, fica garantido que não faltará estoque de mercadorias, além de garantir que suas despesas administrativas estejam em dia. Também não é exigida comprovação do destino que será dado para o valor contratado. A taxa de juros desse empréstimo é pré-fixada, além de possuir financiamentos sem carência e curto prazo. A garantia pode ser fornecida por meio do sócio.
Cheque especial
Nem sempre estamos preparados para situações de emergência, especialmente quando se trata de empresas. Infelizmente não é algo que podemos prever como planejamos, mas se não foi possível fazer uma reserva para arcar com os custos não previstos, há uma solução.
O cheque especial pode ser uma alternativa para o empréstimo para empresas que sofreram um acidente e respiram por ajuda de aparelhos. É como colocar band-aid em uma ferida para que cicatrize. Com essa linha de crédito, a empresa tem acesso imediato ao benefício, sem necessidade de preenchimento de cadastro ou análises rigorosas.
Bastante similar ao empréstimo online, tudo é feito antecipadamente. Basta preencher com os dados da empresa e do titular no site da instituição financeira e aguardar por uma avaliação. Se os requisitos forem satisfatórios, o dinheiro ficará disponível para ser usado a qualquer momento. No entanto, isso exige um certo custo.
Em geral, os juros do cheque especial saem em torno de 10%, o que pode acabar gerando ainda mais dívidas, dependendo de quando se pega emprestado. É necessário usar com bastante cautela. Uma medida válida é verificar se a instituição financeira oferece dias sem juros para o pagamento e quantos dias são concedidos.
Financiamento de faturas
Uma das linhas de crédito de empréstimo para empresas mais atraentes é o financiamento de faturas. Tanto as instituições financeiras quanto os clientes são contemplados nessa modalidade de empréstimo. Basicamente consiste em receber antecipadamente os valores de duplicatas emitidas, ou seja, a empresa irá receber de uma vez só o valor das vendas feitas no prazo estabelecido, garantindo a liquidez imediata das vendas.
Sendo uma modalidade de crédito seguro, dispensa garantias para a instituição credora, uma vez que a operação é feita pelo repasse imediato de 90% do valor que consta nas parcelas. Após ter sido feito o valor acordado, que gira entre 1% e 3% do valor total a ser recebido, os outros 10% são depositados. Como desvantagem está o custo do próprio serviço e a necessidade do pagamento ser feito imediatamente.
Conta garantida
Dentre todos os empréstimos para empresas, é indicado para resolver problemas financeiros de curto prazo e é bastante semelhante ao cheque especial. Possui um limite pré-estabelecido para saque em regime rotativo, mas a sua diferença está na conta ser uma espécie de Capital de Giro, além das taxas e condições para ser elegível.
Atente-se para o imposto que recai sobre a conta garantida, o chamado IOF. Além dele, é previsto um IOF adicional, cobrado pela liberação do dinheiro e eventuais acréscimos, além de cada retirada.Outra taxa que está presente nessa linha de crédito são os juros e a taxa relativa ao CDI. É preciso ser utilizado com cautela, podendo representar um peso considerável no orçamento. Apesar das taxas, a vantagem é a liberação imediata, assim como a cobrança dos juros que só incidem sobre o último do mês.
Empréstimo com garantia
Com o empréstimo com garantia de imóvel a instituição financeira tem mais segurança ao emprestar ao consumidor o valor solicitado. É uma das modalidades de empréstimo para empresas mais comuns, uma vez que demonstra compromisso, fazendo com que seja ainda mais fácil para a instituição aceitar o acordo. Apesar de ser comum, é indicado para empréstimo de somas maiores ou projetos de maior proporção como reforma ou construção.
Dentre suas vantagens, pode-se destacar o juros baixo por conta da apresentação de bens de relativa liquidez. Outro aspecto é que os bancos em geral costumam impor condições menos restritivas, desde que a garantia esteja dentro de seus padrões.
Antecipação de Recebíveis
Indicada para cobrir desfalques no capital de giro, a antecipação de recebíveis permite o recebimento antecipado de valores a serem pagos no futuro. Podem ser adiantados valores relativos a boletos, parcelas pagas com cartão de crédito, e até cheques pré-datados. Facilita, no setor de vendas, quando se tem um mês em que os negócios vão bem e outro em que isso não acontece.
Isso é feito por meio de contrato de empréstimo para empresas junto a uma instituição financeira comum ou a um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). A instituição concede o crédito por meio da aplicação das taxas previstas e do IOF normal. Porém, quando se faz este empréstimo com uma FIDCs, não há cobrança de imposto.