Você está planejando comprar carro em 2022? No momento, muitos consumidores planejam adquirir um veículo no próximo ano, uma vez que o mercado automobilístico só deve se recuperar da atual crise em 2022. Afinal, 2021 ainda é o ano das revendas de carros usados e de concessionárias especializadas em seminovos, que dominam o mercado.
No último ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o setor de vendas de veículos novos caiu 26%. Some isso ao fato de que muitas fábricas estão fechadas, o dólar inflacionou o preço dos automóveis, e a população está com renda baixa, e, diante disso, temos um cenário negativo para a compra de novos veículos. No entanto, conforme a vacinação avança pelo país, a tendência é que muitos desses fatores sejam alterados no ano que vem.
Por isso, é importante começar a se planejar agora, caso você pretenda comprar carro em 2022. Quer saber como? Então confira algumas dicas abaixo!
4 dicas de planejamento para comprar carro em 2022 sem problemas
1. Pesquise o seu Score de Crédito
A maneira mais comum para comprar um automóvel no Brasil é via financiamento. Afinal de contas, os carros são caros (custam dezenas de milhares de reais) e os salários no país não ajudam muito nisso.
No entanto, para ter um bom financiamento, com juros atrativos e aprovação mais rápida, é importante que você tenha um bom Score de Crédito. Trata-se de uma pontuação dada por birôs de crédito, como o Serasa, para todos os consumidores e que traduz o seu histórico de bom pagador.
Quanto melhor o seu Score, melhores as condições para o financiamento automotivo. Assim, pesquise a sua pontuação e faça alguns ajustes no seu dia a dia para melhorá-la, se for necessário. O ideal é ter acima de 700 pontos para financiar um carro.
2. Entenda o que você quer em um carro
O próximo passo para comprar um veículo é entender o que você quer e precisa nele. Para isso, faça uma lista com todos os itens que não pode abrir mão (como “segurança” ou “velocidade”), aqueles que seriam bons, mas não são imprescindíveis (“6 airbags” ou “central multimídia”) e o que você considera desnecessário.
Com base nisso, ficará mais fácil montar filtros que se adequem ao seu perfil. Por exemplo, imagine que você busca por carros até 40 mil, com central multimídia, banco de couro e consumo de gasolina mínimo de 12 km/l. Esses itens reduz bastante as opções, e você poderá selecionar a que faz mais sentido para você.
3. Leia muito sobre os vários modelos
Se você só vai comprar carro em 2022, então terá tempo hábil para pesquisar e ler sobre os vários modelos disponíveis no mercado. Isso é importante para que você não tome a decisão errada e acabe comprando um veículo que menos se adequa a você.
Por exemplo, suponha que você queira um sedã com 4 portas, consumo aceitável, bancos de couro e bom espaço interno. Você chegou a 4 opções e está em dúvida sobre qual comprar.
É vital ler a review de especialistas para entender as diferenças entre eles, acompanhar as notícias para ver se existem recalls ou demais problemas, e, além disso, ler as opiniões de outros usuários.
Tudo isso ajuda a entender qual dos potenciais modelos da sua lista é o que mais atende às suas necessidades.
4. Considere um empréstimo com garantia de imóvel
Uma possibilidade que não está disponível para todos, mas é muito interessante, é pegar um empréstimo para usá-lo na aquisição de um carro com garantia de um imóvel.
Esse recurso só está disponível para quem já tem um imóvel em seu nome, usando-o como garantia. Funciona assim:
O tomador do empréstimo oferece o seu imóvel atual como garantia para o banco (ele segue morando na casa sem problemas, mas ela fica como “propriedade” do banco de maneira provisória até o fim do contrato). Em troca, ele pode pegar até 90% do valor do imóvel com os juros mais baixos do mercado, muito menores do que a média do financiamento imobiliário. E o melhor: com 30 anos para pagar.
Assim, basicamente, é possível comprar um carro mais caro com um custo bem menor ao pegar o empréstimo com garantia de imóvel. Um exemplo seria ter uma casa no valor de R$ 700.000,00 e pegar 20% disso (R$ 140.000,00) para comprar um veículo, possivelmente até mesmo um esportivo. O custo total final seria muito menor do que se a aquisição fosse via financiamento do veículo.
Agora que você conhece essas dicas, ficará mais fácil comprar carro em 2022. Talvez seja possível comprar um veículo um pouco diferente do que você tinha imaginado anteriormente, não é mesmo? Com um bom planejamento, dá para fazer uma aquisição mais interessante e valiosa, servindo melhor a você e sua família. Basta conhecer as ferramentas disponíveis no mercado.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o para que seus amigos também conheçam essas dicas!