Seja um microempreendedor individual (MEI), um profissional autônomo que atua como pessoa física, ou até mesmo donos de médias e grandes empresas. Ambas sofreram fortes impactos devido a crise da pandemia causada pelo novo coronavírus, ou também conhecido como COVID-19.
Para você ter uma ideia, apenas no setor de comércio, a estimativa segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) é que o impacto seja negativo nos próximos meses, com uma redução de R$ 100 bilhões nos próximos meses no faturamento das empresas do setor.
E não somente no ramo comercial, mas em indústrias, agências e empresas do ramo de construção civil, como as de alpinismo industrial, entre outros milhares de segmentos também podem sofrer prejuízos diante da crise.
E para sustentar seu negócio, é importante encontrar formas de continuar faturando, mesmo que em um patamar menor.
E pensando nisso, nós elaboramos algumas dicas que podem te ajudar a sustentar seu negócio e fazer com que seja possível enfrentar a crise se desenvolvendo e se destacando no mercado. Confira!
1- Ajustar a quantidade de produtos e serviços oferecidos
Segundo o especialista Renato Claro, sócio da Kick Off Consultores, é essencial realizar um reajuste na quantidade de produtos e serviços oferecidos.
Afinal, o cenário de queda no número de vendas é muito provável. Em alguns casos isolados, como empresas que vendem cesta básica de alimentos, por exemplo, o faturamento pode permanecer.
No entanto, na maioria dos casos, é fundamental ajudar a produção para sustentar seu negócio.
De acordo como o consultor Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers, o ideal é estimar uma queda de 30% a 50% no faturamento bruto nos próximos 2 a 3 meses. Por isso, faça todas as economias e otimizações necessárias e produza de acordo com o faturamento obtido.
2- Investir em negociação com os fornecedores
Ter uma boa comunicação com todos os fornecedores e parceiros pode sustentar seu negócio e fazer com que a empresa não se endivide de maneira imprudente.
Por exemplo: se você tem uma indústria de ventilador umidificador industrial, e possui dívidas com seus fornecedores, a recomendação de Iavelberg é dialogar com todas essas empresas com antecedência.
Por isso, revise todos os contratos e aposte fortemente em novas negociações que podem satisfazer ambas as partes neste período de crise.
Mas se sua empresa possui dívidas, as negociações então devem focar no reajuste do prazo para o pagamento em uma condição mais favorável para a organização.
3- Investir em vendas online e marketing digital
Mais uma dica para sustentar seu negócio em tempos de crise é apostando no digital. Estratégias online como o marketing de conteúdo, links patrocinados, SEO, link building, entre outros, podem ajudar a sua empresa a se tornar mais visível e ter sucesso diante do público.
Além disso, hoje em dia os canais de vendas online estão sendo uma das melhores alternativas para que a sua empresa aumente o faturamento e sustente seu negócio.
Os canais de vendas, também conhecidos com marketplaces, são plataformas online onde um grupo de vendedores e compradores se reúnem para realizar os processos de compra e venda.
Resumidamente, os canais de vendas são shoppings online. Um dos canais mais comuns são o Mercado Livre, Enjoei, OLX, Aliexpress, Ebay, entre outros.
Lembre-se também de observar com cuidado qual o canal de venda em que o público está mais concentrado!
Dessa forma, você poderá sustentar seu negócio com otimização e continuar a se desenvolver no mercado! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.