Provavelmente se você procurou este artigo é porque precisa dar um ‘’up’’ nos negócios, mas não faz ideia por onde começar. Infelizmente, para gerar crescimento a um empreendimento é preciso um investimento considerável. Afinal, sem dinheiro para aplicar, sem cliente e, consequentemente, sem venda.
Entretanto, tire essa ideia equivocada de que crescimento é sinônimo de um investimento milionário ou a abertura de novas filiais. Esse definitivamente não é o segredo para o sucesso.
Aliás, muitas vezes, elaborar um bom planejamento e investir em estratégias de marketing pode melhorar a produtividade e aumentar o número de vendas a longo prazo e, isso, com um custo relativamente baixo.
As grandes organizações foram as grandes motivadoras do cenário empreendedor, pois, em geral, precisam fazer muito com pouco dinheiro.
No post de hoje, separamos algumas dicas para fazer com que sua empresa cresça e alcance os melhores resultados do mercado. Ficou curioso? Acompanhe!
5 dicas para alavancar o crescimento do seu
negócio
A chave para aumentar consideravelmente o crescimento do seu negócio está apenas em um bom planejamento e algumas estratégias do marketing digital. Confira!
1. Analise o seu negócio e defina metas
Antes de elaborar o seu planejamento estratégico, é preciso analisar os resultados que a sua empresa apresentou durante os anos. Identifique quais ações impactam a organização de forma positiva e quais estratégias não funcionaram da maneira esperada nos últimos anos.
Avalie também os produtos que mais saem de estoque em determinadas épocas do ano e tente entender o porquê. Identifique, ainda, qual é o gasto médio dos seus clientes com a sua marca.
Com base nessas informações, defina as metas estratégicas para o crescimento do seu negócio e quais ações de marketing serão utilizadas para traçá-las.
2. Conheça e estimule o seu cliente
Esse é um conceito muito aplicado nas grandes corporações, e diz respeito ao tipo de relação que a marca desenvolve com o cliente. Nesse sentido, caracteriza o entendimento que o empresário tem das dores, necessidades e desejos do consumidor.
Claro, é um processo trabalhoso e complexo, pois demanda proximidade entre os envolvidos, mas que tem um custo significativamente baixo e resultados qualitativos.
Para isso, converse com os seus clientes e tente enxergar quais são os seus problemas, assim como eles veem a organização como um meio para a solução desses conflitos.
Nesse momento, vale entender as especificidades do consumidor e quais são as suas habilidades. Trabalha com alpinismo industrial? Ele gosta mais da noite ou é mais caseiro? Mantenha, realmente, um relacionamento próximo a esse cliente, de forma que ele encare a organização como uma parceira dele.
Com base nessas informações, crie suas estratégias de marketing para alcançar os seus leads e automatize o fluxo de relacionamento para levá-lo até o processo de compra, assim, ele estará preparado para consumir o seu produto ou serviço oferecido.
3. Crie uma rede e parcerias comerciais
Uma das estratégias mais eficientes para fazer uma empresa crescer é pelo investimento em inovação. Esse processo pode ser interno, estimulando a capacitação e o desenvolvimento da equipe, ou até mesmo externo, com a participação direta de clientes, fornecedores e parceiros de mercado.
Nesse sentido, a criação de uma rede se concentra no engajamento do colaborador entre todos os processos da empresa, de forma que incentive o surgimento de novas ideias a partir da visão que o funcionário possui das partes ligadas a organização.
Parcerias comerciais também são ótimas ferramentas de marketing para o aumento de vendas e o reconhecimento na área de atuação.
Não importa se você produz oxigênio medicinal e o parceiro eletrodoméstico, o que vale é os dois proporcionarem benefícios significativos às respectivas organizações.
4. Tenha presença digital
Grande parte das compras realizadas na internet começam por uma pesquisa para encontrar soluções para os problemas relatados. Por isso, manter uma boa presença digital é fundamental para a empresa enxergar esse momento como uma oportunidade. Caso contrário, os usuários jamais chegarão até os seus produtos e serviços.
Criar um bom site é uma ótima estratégia para o desenvolvimento dessa presença. Além do mais, é fundamental unir todas as informações necessárias para que o consumidor encontre na marca a solução para o problema que vem enfrentando.
A partir disso, apresente os métodos de trabalho da organização e como ela pode ajudar a solucionar a sua necessidade. Com isso, você transforma um lead em um potencial cliente.
5. Use o marketing digital
Falando em converter leads e gerar mais presença digital, uma das maneiras mais eficientes e baratas para isso é por meio das estratégias do marketing digital.
Depois de criar seu site, comece a atribuir o seu investimento em outras técnicas – mídias sociais, SEO, e-mail marketing, entre outros. Dessa forma, você consegue entender as estratégias que podem ser aplicadas ao seu negócio.
O Youtube, por exemplo, é responsável por 80% de todo o tráfego online. Ou seja, é uma ótima oportunidade para investir fortemente nessa tendência.
Com as transformações digitais e as melhorias nas conexões no mundo, consumir conteúdo audiovisual está cada vez mais simples e prático. Afinal, esse tipo de conteúdo possui grande influência educativa e facilita o entendimento das pessoas.
Por isso, vídeos baseado em tutoriais, do tipo ‘’faça você mesmo’’, é muito atrativo ao público e pode ser uma grande vantagem para a marca.
Buscar parcerias com influenciadores digitais também é uma forte tendência e pode trazer ótimas vantagens para a organização. Atualmente, uma campanha propagada por um influenciador digital, pode ter um resultado igual ou superior aquelas vinculadas a televisão.
Afinal, o impacto de uma ação dessa no seu nicho de mercado está diretamente ligado a influência entre esse profissional e o público que o segue.
Por exemplo: pense em uma campanha degrama sintética decorativa. Agora, imagine que ela é divulgada por alguém com mais de 2 milhões de seguidores. Já pensou no impacto que isso pode gerar?
O que sua marca está esperando?
Esperamos que as dicas mencionadas sejam úteis para o seu tipo de negócio. Para isso, fique sempre atento as melhores oportunidades da sua área de atuação e as transformações digitais do mundo globalizado.
Depois, conte pra gente o resultado e a sua experiência com essas estratégias!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.