Com a globalização, hoje podemos ir ao mercado e encontrar produtos de diversos países. Além disso, com o surgimento da Internet, é possível encontrar diversas possibilidades de investimento no mercado.
Porém, nem todas as possibilidades foram exploradas, pois ainda existem um comportamento tímido por parte dos empreendedores brasileiros.
Existe um receio em “invadir” uma terra diferente, mas é preciso saber que não há o que temer. E sim, entender que a globalização deve ser vista com um presente para que o seu negócio possa crescer ainda mais.
Se você deseja expandir seu negócio internacionalmente, existem diversas maneiras de fazer isso, entre elas, as mais básicas são o capital próprio ou franquia.
No entanto, vale frisar que uma boa oportunidade é expandir o seu negócio na terra onde os sonhos acontecem, os EUA. E é sobre ela que falaremos nesse conteúdo.
Quer saber como expandir o seu negócio para lá?
Confira agora!
Afinal, porque expandir seu negócio internacionalmente?
Os Estados Unidos continua sendo o principal alvo de investimento, quando o assunto é expansão e globalização de marca.
Isso porque o país possui um ambiente econômico bastante favorável, em que é as políticas de governo possuem incentivos financeiros para empresas estrangeiras. Além de ser uma das capitais mundiais tecnológicas.
Veja alguma das vantagens encontradas nos EUA, pelos empreendedores brasileiros:
- Ao abrir uma filial ou uma empresa nova, você será protegido pela mesma legislação oferecida às corporações americanas;
- O processo de abertura de empresa é muito menor se comparado com o processo brasileiro, sendo menos burocrático podendo ser finalizado em até 3 semanas;
- O EUA serve como uma espécie de trampolim para que as empresas consigam expandir seu negócio para outras países, já que as empresas americanas são bem vistas pelos outros governos.
Conheça o mercado
O primeiro passo para considerar a expansão é fazer uma análise detalhada do mercado na qual quer inserir seu negócio, com informações sobre público, comportamento, fornecedores, concorrentes, restrições e licenças necessárias.
Vale também pesquisar como os concorrentes se posicionam e qual seria a possível aceitação da sua no mercado americano.
Avaliar essas e tantas outras questões são fundamentais antes mesmo de começar a dar os primeiros passos.
Por isso, separamos algumas perguntas que você deve fazer antes de colocar a mão na massa:
Por que os consumidores americanos comprariam o meu produto?
Antes de decidir se é realmente isso que deseja para o seu negócio, é preciso compreender quem é o público-alvo.
Da mesma forma que esse processo é realizado no Brasil, é preciso entender qual é o comportamento do consumidor americano e qual o desempenho de produtos similares no mercado.
Se você é uma empresa da área odontológica, procure saber como esse setor se comporta ou o que poderia fazer um consumidor americano a querer optar por um dos seus convênios odontológicos, por exemplo.
Sabemos que o mercado americano é bem competitivo, porém, não leve isso em consideração para não expandir o seu negócio, pelo contrário, encontre maneiras de entregar resultados melhores que a dos concorrentes.
Como vou transferir a minha marca?
Como já falamos anteriormente, a expansão pode acontecer de duas formas. Mas, independente da opção escolhida, é preciso se atentar a nomenclatura, design e cores colocadas, pois podem existir marcas parecidas no mercado americano.
Além disso, vale estudar como as marcas semelhantes se posicionam lá, com cores, slogans e nomenclaturas. Pois, um formato que possui grande impacto aqui, pode não causar o mesmo em outro lugar.
Diante disso, reformule a sua marca de maneira que ela fique adequada para o mercado. Você pode optar por fazer uma reformulação que faça sentido globalmente, sem um significado específico local.
Estou pronto para lidar com as diferenças no processo de compra?
Expandir o negócio para um mercado novo, não é tão simples. Não é apenas fazer uma simples tradução, mas agir de acordo com o comportamento do mercado.
Entender como é realizado os pedidos de fornecedores, pagamentos e até quais são as estratégias dos concorrentes.
Seguindo com o exemplo anterior, é preciso compreender se as empresas oferecem
convênio odontológico empresarial para os seus colaboradores, por exemplo. E se sim, como é realizado a contratação desses serviços.
O segredo para estar pronto, é estudar todo o processo que envolve desde a atração até a efetivação da compra. Isso não significa que terá de seguir exatamente o que eles fazem, mas é preciso compreendê-lo para poder inovar e se destacar no ramo que atua.
Como dar os primeiros passos?
1. Defina a motivação do projeto
O primeiro passo é tentar entender a motivação de querer expandir o seu negócio. Sabemos que a expansão pode trazer inúmeras vantagens, no entanto, cabe o gestor definir uma motivação específica, por exemplo, aumentar o faturamento, globalizar a marca ou até democratizar o acesso a um produto.
E já que estamos falando do setor odontológico, porque não democratizar o acesso a um convênio dental ou melhorar a qualidade dos trabalhadores americanos por meio de um plano empresarial odontológico acessível, não é?
2. Qual é formato que irá trabalhar?
A empresa pode optar por trabalhar tanto como uma filial ou com o modelo de franquias, ambos os modelos possuem prós e contras, e devem ser bem avaliados antes da efetivação.
Por isso, caso possua dificuldades, vale procurar uma consultora que já possua experiência no mercado.
3. Monte um plano de Negócios
Após conhecer e analisar o mercado, está na hora de criar um plano de negócios que irá nortear todo o processo. Um plano completo deve incluir os seguintes aspectos:
Marketing
Um bom plano de Marketing, com no mínimo a descrição dos 4 P’s (praça, produto, preço e promoção).
Em outras palavras, é preciso que ele contenha as informações relacionadas ao preço, a abrangência local do produto e quais são as estratégias que serão usadas para alcançar o público-alvo.
Operacional
Para um bom plano de negócio, é preciso que contenha um plano operacional com a descrição de todos os aspectos necessários para a que seja realizado toda a logística e operação do negócio, como os itens necessários para o espaço físico, o organograma com funções de pessoas e até qual é a capacidade de produção ou de atendimento possível.
Finanças
Por fim, é preciso conter um bom plano financeiro, pois é por meio dele que todo o resto irá se concretizar.
É fundamental que contenha a estimativa de investimentos fixos, os investimentos pré-operacionais, e até quais são as projeções de perdas e lucros.
4. Revise e modifique
Vale mencionar que, por melhor que seja a análise e planejamento, é quase impossível ter um planejamento que não contenha imprevistos e modificações com a execução do projeto.
Por isso, é extremamente importante promover reuniões de análise e acompanhamento com as diversas áreas. Feito isso, revise o plano de negócio e avalie se as metas e expectativas projetadas estão sendo alcançadas.
Todo esse processo pode ser um pouco burocrático e até exaustivo, no entanto, contar com profissionais que já possuem experiência no mercado Americano pode ser essencial para você consiga resultados ainda melhores.
Por isso, não existe em contratar uma empresa que seja expert nesse mercado!
Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Ideal Odonto.