Começar uma nova empresa ou fazer a mudança de um empreendimento que já está estabelecido pode ser algo que enche o empreendedor de dúvidas. Como se decidir pelo melhor local? O que levar em conta ao fechar um novo contrato, seja para comprar ou alugar o novo espaço?
Veja algumas dicas que separamos para que você tenha mais sucesso em sua escolha!
Próximo do seu cliente
O primeiro passo para escolher a localização ideal de um empreendimento é saber bem qual é o perfil do seu cliente. Analise onde ele está, o que gosta de fazer e quais são os valores mais importantes para ele. Com isso, você pode determinar regiões que fazem parte do trajeto dele, principalmente se você deseja abrir uma loja com forte apelo popular.
Porém, sempre que possível, tente ser inovador. Afinal, se você optar por um ponto em que seus concorrentes já estão estabelecidos e com uma freguesia mais fiel, os primeiros meses ou anos podem ser difíceis ou até mesmo decisivos para que o seu negócio feche as portas definitivamente.
Por isso, olhe para esse cenário como um todo e tente encontrar regiões em que uma nova loja poderia abrir e crescer, atendendo a uma demanda do próprio mercado e dos consumidores.
Loja de bairro ou shopping?
Um outro ponto importante é analisar o que é mais cômodo para você e seus clientes: uma loja no shopping ou no bairro. Enquanto a loja de bairro te permite mais autonomia para funcionar em horários alternativos, a loja do shopping está sujeita a algumas normas específicas do estabelecimento, apesar de dar mais segurança.
Se você optar por uma loja de bairro, certifique-se de que a sua loja está bem segura com o uso de portas e um sistema de monitoramento. A porta de enrolar Transvision é um item tradicional para as lojas de rua — e também para as lojas de shopping — e proporciona mais proteção e agilidade.
Local estratégico para logística
Não deixe a logística de lado no momento de escolher o melhor local para uma loja ou restaurante. É necessário receber materiais frequentemente, e, se você não tiver um local à disposição para o descarregamento ou que facilite a entrada dos produtos no seu empreendimento, poderá ficar vulnerável a multas de tráfego ou processos mais trabalhosos para levar todos os produtos para dentro do estabelecimento.
Por Alice Bachiega